O que são os números em uma leitura de pressão arterial?

“Minha dúvida é: Quando estão medindo nossa pressão e falam que a pressão está 12 por 8. O que quer dizer isso?” Jeanne Brasil

Olá Jeanne! “Pressão arterial” é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. É a pressão arterial que mantém o sangue circulando no organismo. Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos.

A leitura é composto de dois números, por exemplo: uma leitura comum pode ser 120mmHg/80mmHg. Quando medimos a pressão, o médico coloca o aparelho (esfigmomanômetro) no seu braço e o bombeia. Neste momento ele está cortando o fluxo de sangue com a pressão exercida pelo aparelho. À medida que a pressão é liberada no aparelho, o sangue começa a fluir novamente e o médico pode ouvir o fluxo no estetoscópio.

Chamamos de leitura sistólica, o número em que o sangue começa a fluir (120). Essa é a medida da pressão máxima de saída do coração. Na leitura diastólica, o médico continua a liberar a pressão no aparelho e a ouvir, até que não haja mais nenhum som. O número (80) indica a pressão no sistema quando o coração está relaxado.

article
Se os números forem muito altos (hipertensão), quer dizer que o coração está tendo que trabalhar muito, por causa das restrições na passagem do sangue.

————————————

FONTE