O que acontece quando engolimos chiclete?

“Amo o Diário de Biologia e vou torcer para que minha dúvida aparecer no site: O que acontece quando engolimos chiclete. Dizem que ele pode demorar mais de um ano para ser destruído e sair.” Lúcia M. Souza

Então chegou a hora Lúcia, sua dúvida será respondida. Olha só, nosso sistema digestório dissolve e excreta o que ingerimos em poucas horas, talvez, no máximo dias. Mas com certeza nunca demora mais de um ano. Nosso sistema digestivo é bastante eficaz, quando engolimos o alimento, ele percorre o esôfago e vai até seu estômago. Lá, as enzimas e os ácidos passam a trabalhar nesse alimento, começando seu processo de destruição.

O chiclete é feito, geralmente, de quatro substâncias e nosso organismo pode destruir três deles (aromatizantes, adoçantes e amaciantes). A base do chiclete é feita de substâncias químicas sintéticas, que permite que possamos mastigá-lo e que ele resista as propriedades digestivas da nossa saliva. Mas, se engolirmos essa massa sintética, mesmo sendo exposta ao ataque ácido que qualquer alimento sofre, se for considerado inútil pelo sistema digestivo, o chiclete então vai seguir o mesmo caminho que qualquer impureza segue: vai sair nas fezes e de forma alguma ficará por mais de um ano no nosso corpo.

Mesmo sabendo que o chiclete engolido acaba saindo mais cedo ou mais tarde nas fezes. Não é prudente engolir o chiclete, até porque existem vários relatos médicos em decorrência de chiclete engolido como, por exemplo, uma criança de 4 anos que engolia de 5 a 7 chicletes por dia e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o seu entupimento.

chiclete11

Cuidado: se se você engolir vários chicletes pode dar o azar deles obstruírem a saída do estômago ou do intestino e o único jeito é apelar pra uma cirurgia.

-
Pesquisa: Como tudo funciona