Curiosidades

Existe alergia ao sol?

“Eu queria saber por que quando eu ando com o sol muito quente eu fico toda vermelha e espirro pra caramba? Existe alergia ao sol, será que eu tenho? Ah, parabéns pelo blog! Nayara Sedlmaier

Nayara, obrigada pelo email e pelo carinho. Alergia ao sol existe SIM! Só que eu não saberia dizer se os sintomas que você apresenta ao estar sob o sol estão relacionados a alergia solar (Dermatite solaris).


A pele é o maior órgão do corpo humano, é a primeira barreira contra as agressões do meio ambiente. Assim é bem natural que sofra diretamente com alterações externas. A camada de ozônio é como se fosse uma “capa” de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações. Como já sabemos, esta proteção vem sendo destruída pelo homem a muito tempo.

Um dos principais motivos que desencadeia a alergia ao sol tem origem na agressão à camada do ozônio, que permite que tenhamos contatos diretos com as radiações solares, mas está também influenciada pela predisposição genética e a existência de outras alergias que podem provocar vários tipos de reações cutâneas. As pessoas que fazem uso de analgésicos, antibióticos, anti-histamínicos, antifúngicos, anestésicos e até conservantes de produtos cosméticos, podem causar a sensibilidade aos raios do sol, provocando alergia.

Quem tem a pele mais clara, ou pessoas idosas e as que usam medicamentos com substâncias sensíveis a luz, apresentam também uma probabilidade maior de apresentar reações ao sol. Normalmente a alergia ao sol é persistente por vários anos, mas pode desaparecer de um momento para o outro. Apesar dos raios ultravioletas do tipo UVA ter maior capacidade de provocar uma reação cutânea, na maioria das vezes a situação é agravada da ação combinada com os raios UVB.

sn7_pmlechest

A agressão à camada do ozônio é uma das principais causa da alergia solar em algumas pessoas!

Os sintomas que normalmente ocorrem são: alterações da coloração da pele, aranhas vasculares, pele espessada e de superfície áspera com manchas dispersas, pápulas e coceira, principalmente nas zonas expostas como decotes, tronco e braços. Para evitar e tratar, o bloqueador solar ainda é o maior aliado!

Para complementar a leitura, leia estes dois posts: “O que é alergia ao calor? E como ela se dá?” e “Por que a luz do sol provoca espirro?”

solar

Filtros solares ainda são os mais indicados, mesmo se não for frequentar praia ou piscina!

—————FONTE—————

—————FONTE—————

 

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.