Curiosidades

Existe alergia ao sol?

“Eu queria saber por que quando eu ando com o sol muito quente eu fico toda vermelha e espirro pra caramba? Existe alergia ao sol, será que eu tenho? Ah, parabéns pelo blog! Nayara Sedlmaier




Nayara, obrigada pelo email e pelo carinho. Alergia ao sol existe SIM! Só que eu não saberia dizer se os sintomas que você apresenta ao estar sob o sol estão relacionados a alergia solar (Dermatite solaris).

A pele é o maior órgão do corpo humano, é a primeira barreira contra as agressões do meio ambiente. Assim é bem natural que sofra diretamente com alterações externas. A camada de ozônio é como se fosse uma “capa” de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações. Como já sabemos, esta proteção vem sendo destruída pelo homem a muito tempo.

Um dos principais motivos que desencadeia a alergia ao sol tem origem na agressão à camada do ozônio, que permite que tenhamos contatos diretos com as radiações solares, mas está também influenciada pela predisposição genética e a existência de outras alergias que podem provocar vários tipos de reações cutâneas. As pessoas que fazem uso de analgésicos, antibióticos, anti-histamínicos, antifúngicos, anestésicos e até conservantes de produtos cosméticos, podem causar a sensibilidade aos raios do sol, provocando alergia.

Quem tem a pele mais clara, ou pessoas idosas e as que usam medicamentos com substâncias sensíveis a luz, apresentam também uma probabilidade maior de apresentar reações ao sol. Normalmente a alergia ao sol é persistente por vários anos, mas pode desaparecer de um momento para o outro. Apesar dos raios ultravioletas do tipo UVA ter maior capacidade de provocar uma reação cutânea, na maioria das vezes a situação é agravada da ação combinada com os raios UVB.



sn7_pmlechest

A agressão à camada do ozônio é uma das principais causa da alergia solar em algumas pessoas!

Os sintomas que normalmente ocorrem são: alterações da coloração da pele, aranhas vasculares, pele espessada e de superfície áspera com manchas dispersas, pápulas e coceira, principalmente nas zonas expostas como decotes, tronco e braços. Para evitar e tratar, o bloqueador solar ainda é o maior aliado!



Para complementar a leitura, leia estes dois posts: “O que é alergia ao calor? E como ela se dá?” e “Por que a luz do sol provoca espirro?”

solar

Filtros solares ainda são os mais indicados, mesmo se não for frequentar praia ou piscina!

—————FONTE—————

—————FONTE—————

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Olá.
    Li a postagem e resolvi deixar minha opinião sobre o assunto.
    Eu tenho essa alergia desde que me entendo por gente, e aprendi a conviver, não teve jeito.
    Quando eu era criança, usava a Pasta D’água, que não tinha muito resultado.
    Fui ao médico para poder usá-la.
    Meus sintomas são bolinhas minúsculas que aparecem por toda parte do meu corpo. COÇA absurdamente. Fica vermelho, é horrível.
    E elas aparecem logo no mesmo dia em que peguei sol, é realmente agressivo.
    Recentemente fui a um médico conhecido e renomado, e o mesmo disse que não tem cura.
    Me receitou um comprimido pra tomar antes de pegar sol, porém não adianta muito.
    Fui avisada de que não seria completamente eficaz.
    Depois de uma semana mais ou menos, a pele fica ressecada e descasca.
    E minha mãe também tem isso.
    Não sei se tem alguma relação com idade, mas quanto mais passam os anos, a dela fica menos agressiva.
    Mas de qualquer forma é isso, evito pegar sol ao máximo, pois sei que vou sofrer depois.
    O mais engraçado é que minha pele é morena, não sou branca.
    Enfim,
    adorei o blog, Parabéns.
    Camilla Azuos
    =)

  2. Mimii

    em

    Existe sim alergia a sol, eu já tive e é horrivel. Nao poder andar no sol nem por curtos percursos, já que minha pele se enchia de bolhas e coçava muito. E protetor solar ajuda pouco para evitar isso. O melhor é procurar um especialista que vai indicar o tratamento, foi o que fiz^^

  3. Jamir

    em

    Eu tenho o mesmo problema só que no meu caso não aparecem as bolhinhas só coça muito é agoniante me ajudemm

  4. gostaria de saber porque se eu ficar muito tempo no sol fico toda vermelha parecendo que estou entoxicada e também quando estou nervosa aparecem essas manchas?

  5. Cléber Luan

    em

    Eu também tenho essa alergia, espirro bastante quando saio no sol e fico me penicando e depois aparece uma bolhinhas bem pequenininhas de água.

  6. aparecido donizete de olveira

    em

    ola tenho um grande problema c/ o sol se eu ficar por pouco tempo exposto ao sol o meu rosto parece q tem febre, porem no outro dia é q vem o pior meu rosto amanhece inchado e deformado sem contar q arde e queima como fogo,faço uso de drenison e emestim.

  7. andrea

    em

    Eu espirro muito qd saio ao sol,nunca imaginei q realmente existisse uma sensibilidade…

  8. Brenda

    em

    É possível desenvolver alergia a chocolate depois de adulto? É que quando como chocolate, minha boca começa a arder bastante, mas isso nunca tinha acontecido antes. Não aparecem feridas, nem nada do tipo. Apenas arde bastante. Ah! Parabéns pelo blog, gosto muito dele e às vezes me ajuda bastante na escola.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo