Sua saúde

O que acontece no local onde um machucado está infeccionado?

Ferida infeccionada: o que acontece no machucado com infecção?

O que acontece no local onde um machucado está infeccionado?
4.5 (90%) 2 votes

“Estou com uma ferida infeccionada. Tive um pequeno corte no meu dedo, que ficou vermelho e agora está parecendo que vai sair um monstro de dentro dele. Tá cheio de pus e doendo pra C… O que acontece com nosso corpo quando temos um machucado com infecção? Phelipe Passos

Ótima pegunta Phelipe! Pois bem, vou tentar explicar mais detalhadamente de forma simples por que o nosso corpo age assim. Vamos do início: Se, por exemplo, sofremos um corte com uma faca, as bactérias presentes na lâmina e no ambiente começam a penetrar em seu organismo (o mesmo pode ser considerado para um vírus da gripe, por exemplo) .

Dentro do nosso corpo os micro-organismos encontram um ambiente ideal para se reproduzir e, rapidamente, começam a se multiplicar. A reação do nosso organismo é imediata, a presença de um organismo estranho é um alarme geral que atrai para o local danificado um grupo especial de células do sangue – os glóbulos brancos ou leucócitos.




O processo inflamatório então se inicia. Os Basófilos e Mastócitos (que são tipos de leucócitos) liberam histamina, que aumenta a circulação sanguínea no local e assim a região fica avermelhada. Este aumento da temperatura no local ajuda a evitar a entrada de microrganismos sensíveis ao calor.

A histamina também permite que os NEUTRÓFILOS  e  MACRÓFAGOS saiam da corrente sanguínea e vão para o tecido afetado, juntamente com o plasma, causando inchaço no local. Geralmente os neutrófilos são os primeiros a chegar no local atingido, isso porque ele está em maior quantidade no sangue e são os primeiros  a  sentir a presença do inimigo. São também chamados de “Kamikases”, pois “comem” (fagocitam) o inimigo até a própria morte, ou seja explodem de tanto comer!

Veja como descobrir se sua tatuagem recente infeccionou. Aprenda diferenciar sintomas comuns pós-tatuagem

Quando os neutrófilos não conseguem “dar conta do recado”, os macrófagos (monócitos grandões) são acionados e partem para o ataque. A fagocitose é muito lenta, e por isso eles vivem mais. Na região que sofreu o corte, onde macrófagos e neutrófilos estão fagocitando o inimigo, são verdadeiros campos de batalha. Ali nossas células de defesa e os micro-organismos invasores se “engalfinham”.



A guerra entre leucócitos e agentes invasores causa toda aquela reação de dor, vermelhidão. E no final de uma batalha, acabam morrendo sobre o campo de guerra microscópico.  Assim, o pus, líquido viscoso e branco-amarelado que encontramos, por exemplo, em espinhas e furúnculos, nada mais é do que estes restos.


16 comentários

16 Comments

  1. Matheus F

    em

    Ótimo post ^^

  2. Interessante! Agora eu sei como é que fica a minha garganta quando está infeccionada é terrível 👿 .

    Abraço.

  3. Luzenilda

    em

    Olá Karlla!Parabéns pela matéria!Abs,Luzenilda. 😀

  4. louis mann

    em

    Muito bom mesmo…pode me explicar se possivel, como e que funciona o sistema de transposte das celulas de defesa da corrente sanguinea para o linfonodo e a circulação linfatica que leva a linfa mais os antigenos para o linfonodo tambem…..como que é a ordem das circulações, e como e a ida das celulas de defesa para o machucado…..obrigado

  5. Eliza Teixeira Noroes

    em

    Gosraria de saber, meu filho tem 6 anos e cortou o pé no sábado passado no ralo de alumínio mas tem tres dias que ele reclama de dor e esta um pouco inchado, seu cartão de vacina esta em dia. devo levá-lo ao médico mesmo assim?
    Ou devo levá-lo no posto de vacinação? Bjs.. e muito obrigado. Eliza.

  6. Patricia

    em

    Ola Karlla
    Adorei ter achado o seu blog!! Estava precisando pesquisar para o meu trabalho de Pós-Graduação (Sou Biologa), e me ajudou muito!!

    Agora estou sempre aqui para ler suas matérias!!

    Beijos

  7. Ana Paula

    em

    Adorei ler e saber que meu pé está bem, heh estou com uma lesão e infeccionou , mas fica inchado durante o dia porque me movimento o dia todo, estou tratando com amoxilina, brigada bem mais aliviada, achei que o inchaço não era bom.

  8. Rogerio

    em

    As vezes saem essas bolinhas brancas da minha garganta! são particularmente muito nojentas e cheirão muito mau ! gostaria de saber como evitar e também tratar caso volte a acontecer!!

  9. Sheyla Santos

    em

    Apesar de quase nunca comentar, sou leitora Frequente do blog. Comento hoje porque minha garganta fica assim direto, só que parece que o sangue coagula nas amígdalas, e junta pus. gostaria de saber se essa aparencia de coagulação é a ‘vermelhdão’ descrita

  10. Nessie

    em

    eu queria entender uma coisa, depois que se cria o pus ou até mesmo antes, quando se joga álcool, ele diminui as bactérias como é? E outra duvida, depois que se faz isso o machucado lateja além e tb quando se tem dor de cabeça pq isso acontece? Obrigada.

  11. ana cristina

    em

    oi boa tarde gostaria muito de como posso tratar de uma infecção que minha filha de 5 anos esta no dedão do pe muito inchado e com pus e vermelho levei no medico passou um antibiotico nas esta muito feio a dedo dela e com dor vc pode me ajudar

    • bianca

      em

      eu sempre tive inflamacoes no dedo, é por unha encravada? eu costumava pegar agua morna com vinagre e punha me um balde, no local machucado eu colocava um pouco de bicabornato, e colocava no balde com essa agua, desse modo o pus saia todo! essa dica, foi uma manicure quem me deu! um abraco

      • bianca

        em

        mas continue usando o remedio que o medico usou, é demorado para curar, mas com certeza deve ser bom! pra ele ter indicado né?! um beijo, cuida bem da tua crianca

  12. Raphael

    em

    Olá Karla, gostaria de saber uma coisa.
    Nesse texto você diz que a histamina faz com que o os macrófagos e os neutrófilos saiam dos vasos e vão para os tecidos.

    O macrófagos já não estão nos tecidos? Macrófagos não são simplesmente a forma tissular dos circulantes monócitos?

  13. Quero saber por que tantas bactérias e vírus conseguem entrar no nosso organismo,mesmo nós tendo um mecanismo de defesa tão complexo ? Marcelo

  14. vanis

    em

    Gente, o melhor a fazer quando se está doente ou quando percebeu que algo não está normal com o seu organismo é ir ao médico
    Só ele pode dar o diagnóstico correto e prescrever o remédio correto para cada caso
    O achismo a somente atrapalha o tratamento e pode ser bem perigoso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo