Curiosidades

Por que os orientais tem olhos puxados?

“Minha namorada é oriental. Eu acho um charme. Outro dia conversávamos e então veio essa questão: por que somente essas pessoas possuem o olho pequeno?” Sérgio M. Filho – Itaboraí/RJ




Isto é verdade, Sérgio: A fenda palpebral, aquele espaço entre a pálpebra superior e a inferior, é menor nos orientais (incluem japoneses, chineses, coreanos e outros povos). Tudo indica que isso seja resultado de uma adaptação evolutiva ao longo de milhares de anos, pelo fato destes povos viverem em regiões extremamente frias, uma das razões para que as pessoas como redução na fenda se adaptassem melhor a este ambiente.

Existem várias controvérsias, mas acredita-se que os olhos puxados pode ser um resultado da evolução genética de etnias constituídas em áreas frias do planeta. Este formato não serve apenas para diferenciar os povos, ele foi adquirido com uma importante função: proteger os olhos e o sentido da visão das baixas temperaturas e da grande luminosidade provocada pelo reflexo do sol na neve. É uma função parecida com a dos óculos usados pelos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve.

A radiação ultravioleta refletida pela neve pode causar um tipo de cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina. Isso explica de alguma forma, o sucesso dos povos de olhos puxados na seleção natural. Ou seja, aquelas pessoas que adquiriam essa proteção sobreviveriam melhor e passavam seu gene para seus descendentes. Assim, em milhares de anos de evolução, o olho puxado se tornou uma “marca” para os povos orientais. Mas vale a pena ressaltar, que mesmo com a fenda palpebral muito reduzida, os orientais enxergam muito bem. Esta característica é apenas uma adaptação ao frio.

A raça acabou se tornando “apurada” e os orientais carregam em seus genes esta característica e mesmo se tiverem filhos com ocidentais, correm o risco (e geralmente é assim) de passar essa redução para os descendentes. Muito interessante!



Os orientais tem olhos puxados como resultado da adaptação evolutiva

Os orientais tem olhos puxados como resultado da adaptação evolutiva!

—————————————————–



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


59 comentários

59 Comments

  1. radja

    em

    muito legal!!!!! :woot: 😀

  2. Seria muito interessante saber do porque os outros povos que moram em países que são até mais frios que estes não desenvolveram tais condições.
    Valeu pelo post, ele está em destaque na home do Best Blogs Brasil
    Confira:
    http://bestblogsbrasil.com.br
    Você também pode enviar novos links para que eles fiquem em destaque no nosso site.
    Até Mais!
    Alex

  3. Gardenajj

    em

    Intaun porque os alemães e Russos que vivem em locais tambem frios não tem olhos puxados ? :straight:

  4. Pablo Iacovazzo

    em

    É tia Paty, essa é um dos aspectos mais legais e fascinantes da genética mesmo!

    Acrescento ainda que, estima-se, a etnia dos orientais de olhinhos puxados originou-se onde hoje fica a Mongólia, que além de ser muito fria, é uma região de planícies, tundras e estepes, com muito vento. Num lugar desses, o pessoal com o olhinho mais fechado é mesmo quem enxerga muito mais longe!

    Ah, e eles costumam ser baixinhos e magrinhos porque precisavam estar sempre se deslocando atrás dos rebanhos de caça, e nessa vida nômade, aqueles que se deslocavam mais rápido e consumiam menos energia levavam vantagem.

    Da mesma forma, a estatura grandalhona, a pele clara, os traços faciais mais afilados, os cabelos loiros e os olhos azuis ou acinzentados dos povos nórdicos e escandinavos é uma adaptação à baixa incidência dos raios solares nas altas latitudes das suas terras natais, além da dieta rica em proteínas e gorduras dos seus antepassados. Esse pessoal sempre foi chegado num espetinho de baleia mal-passado!

    A adaptação mais conhecida (pelo menos pra nós aqui no .BR) é a dos povos de pele negra da África (porque também tem gente nativa de pele negra na Índia e na Austrália). O aumento da concentração de melanina na pele, os cabelos e pêlos crespos e as fossas nasais mais dilatadas são todas adaptações ao clima quente e seco das savanas africanas (diferentemente dos cabelos lisos e traços de rosto mais afilados dos indianos, lá da quente e úmida “terra das monções”).

    Mesma coisa com os nossos índios aqui nas Américas. Já repararam que os índios não têm pêlos pelo corpo, nem uma sobramcelhazinha? Pois é, pra que é que eles precisariam de pêlos, se eles se adaptaram à vida em um dos ambientes mais quentes e úmidos do planeta, onde boa parte do tempo era passada dentro dos rios pescando ou se deslocando, e onde chovia praticamente todos os dias? Ponto pra quem não tinha aquela pelagem toda pelo corpo, acumulando fungos e parasitas!

    A Natureza não deixa de dar mostras da sua sabedoria, nem nos menores detalhes sequer. E a espécie humana é mesmo uma das suas obras mais bonitas, que pena que a gente dê mais ênfase à diferença que nos separa, que à diversidade que nos une, não é?

  5. Entre japoneses, chineses e coreanos, eu até entendo.
    Mas e os países mais “tropicais” como a Tailândia?
    Lá eles também tem olhos puxados.
    Não sou nenhum expert em história ou geografia pra saber se os tailandeses são resultado de um processo migratório ou coisa e tal. Mas fica aí a dúvida.

    Aliás, também convivo muito bem com meus olhos fechadinhos! hehehehe

  6. Mas eu fiquei sem entender uma coisa, se a razão pela qual eles têm os olhos puxados é essa, por que os europeus também não têm? Se o motivo é o frio, em certos países da europa também é frio..
    No entanto, eles têm os olhos claros por causa da baixa luminosidade ao invés de olhos pequenos.

  7. joao

    em

    otimo parabens
    so um detalhe….
    acho eu que não e raça..
    raça todos nos somos da mesma ”homo sapies”
    me corrija se estiver errado
    obrigado
    abraços!

  8. PABLO => Fechou com chave de diamante este post. Obrigada amigão… Saudades do nosso vício em insetos na faculdade! :love:

  9. Rafa

    em

    Vale lembrar que os “asiáticos” são descendentes de alguns poucos ancestrais que tinham essas características.Acredita-se que vieram da região da Mongólia ou Sibéria.Isso muito antes de Tailândia, Coréia ou Japão serem povoados.
    O mesmo ocorre com pessoas de olho azul, que vêm de uma mutação proveniente de poucos indivíduos.

  10. rafael

    em

    a russia é do lado da mongolia ,e as pessoas são totalmentes diferentes

  11. JoÂO =>’Homo sapiens’ é a espécie do ser Humano. Assim como os cães são da espécie ‘Canis familiaris’ e existem as diversas raças que conhecemos (poodle, beagle, dálmata, etc…)

  12. Maria Angélica

    em

    Engraçado, também impliquei com o termo “raça” no post,mas pensei ser esta a classificação correta.
    Uma curiosidade: acredita-se que os índios brasileiros sejam descendentes dos mongóis . Notem as semelhanças. Não há muita coisa que comprove ; mas há estudos sobre isso.
    Beijos .

  13. Fernando

    em

    Poxa todo mundo ta perguntando pq os russos nao tem olhos puxados, se voce souber explica ai.

  14. Fernando

    em

    Pois é, a minha dúvida seria exatamente a questão de povos que não vivem em regiões frias terem olhos puxados, a exemplo de nossos índios. Talvez devido a uma migração (dizem que vieram pelo estreito de bering), mas e a evolução não trataria de “alterá-los” para o nosso ambiente? Outra coisa interessante é que os índios não tem pêlos pelo corpo, será que esquimós tb não?

  15. Rafael

    em

    Mas que barbaridade, Biólogo Lamarckista é osso!!! Assim me mata de vergonha!!!

  16. muito explicativo o topico, mas até hoje tenho uma dúvida, os indigenas são orientais que migraram para o ocidente?

  17. CJ

    em

    Os Europeus que moram em regiões frias não tem olho puxado pois quando chegaram nestas areas resolveram se estabelecer lá mesmo, criando seus animais, e não fazendo a imigração, que exigia mais da caça. A cor da pele branca na verdade foi a falta da nescessidade de ter melanina. Na verdade a questão de ter pele escura ou não, não faz diferença em termos de sobrevivencia da espécie, mas é observado que pessoas brancas resistem mais ao frio do que negras.

  18. Zé do Caixão

    em

    E o índio brasileiro?

  19. Pablo Iacovazzo

    em

    Pessoal, não é muito difícil de entender o conceito. Para que haja especiação (o processo evolutivo pelo qual as espécies vão se diferenciando entre si, até dar origem a novas espécies), são necessárias duas variáveis principais: tempo e isolamento. O tempo aqui é aquele necessário para que haja uma quantidade suficiente de gerações de uma determinada espécie, para que as mutações e a seleção natural cumpram seus papéis. E o isolamento é necessário para que essas mutações sejam transmitidas às gerações seguintes, e não se “percam”, não sejam diluídas na “pool” de indivíduos. Ou seja: ao longo de várias e várias gerações, pequenos grupos de ancestrais humanos, confinados em seus próprios ambientes e sem contato com outros grupamentos da espécie, foram sofrendo a ação da selação natural e, aos poucos, foram “refinando” as características mais favoráveis à vida naquele ambiente.

    Bem mais tarde, alguém naquele grupo (então já bem distinto dos demais grupos) resolveu sair pelo mundo, e deu de cara com um outro grupo de Homo sapiens bem diferente do seu. Possivelmente uma boa parte desses aventureiros entrou em conflito com os seus “novos” pares, mas uma outra boa parte resolveu interagir com eles. E foi aí que começou a miscigenação que deu origem à humanidade conforme nós conhecemos hoje.

    Um fato curioso nessa história é que, não fosse pelo instinto desbravador dos nossos multitataravôs, aqueles grupos teriam continuado isolados, e hoje, quem sabe até, nós teríamos mesmo diferentes “raças” humanas. Mas que bom que isso não chegou a acontecer. Uma das características mais bonitas da nossa raça humana é justamente a nossa diversidade.

    E Rafael, não tem nada de “lamarckismo” nisso. Especiação é a Seleção Natural agindo, pura e simplesmente.

    P.S: Saudades grandes também, Paty! Não sou de postar muito aqui, mas leio o seu blog todo santo dia! E sinto muito orgulho por ver a grande bióloga que você se tornou, meus sinceros parabéns!

  20. Rafa

    em

    A Russia é gigantesca.
    Tem mais que o dobro do tamanho do Brasil.
    Para se ter uma idéia, o Alaska pertencia à Russia, antes dos EUA.
    E nem todos os russos são europeus caucasianos, como em Moscou ou São Petersburgo, que têm o mesmo focinho dos poloneses, ucranianos e alemães.
    Você vai pro leste e encontra russos de olhos puxados: casaques,cossacos, turcomenos, mongóis, manchus,etc.
    O nome do país é Federação Russa e engloba diversos povos de etnias diversas.
    Nascer em um determinado lugar não influencia na tua cara, mas sim seus ancestrais.
    É só ver que os orientais do Brasil (japoneses,chineses, coreanos) que nascem bem parecidos com seus tataravós imigrantes.Assim como os catarinenses descendentes de alemães, que não nascem morenos e de olhos escuros, ideais para proteger melhor do Sol só pq são brasileiros.
    Pensem, minha gente…

  21. Maria Angélica

    em

    Pablo explicou de uam maneira clara. Qdo fiz cursinho, era exatamente assim que nos esclareciam (Ano de 1978), exceto a teoria de Lamarck.
    Mas, pelo que tenho lido, alguns cientistas já aceitam, hj em dia, alguns aspectos dela. E, sim, o que fiquei sabendo sobre os indígenas brasileiros, foi uma migração através do Estreito de Bering.
    Acho que esse assunto merecia um outro post .

  22. em

    E pq eles têm pinto pequeno??? É por causa do frio também???

  23. Eddie Felson

    em

    Oi. Acompanho direto seu blog, mas vejo que você precisa ter mais atenção com o que escreve. Não quero ser chato, mas revise seu texto antes de publicá-lo. Na 4a. linha: “regiões extremamente frias a milhares de anos atrás (…)”. Senhor amado, um erro duplo! Primeiro, HÁ milhares de anos. Segundo, ATRÁS é redundância, desnecessário, se foi HÁ milhares de anos ou se foi HÁ um segundo não importa pois já indica que foi ATRÁS. Seu blog é interessante e diversificado, mas já li em suas colunas nome de espécie animal grafado incorretamente… Não pode não, viu? Abraço. Eddie.

    • zé do coice

      em

      Amigo revisei sua colocação, e pude onservar o quanto foi interessante sua observação um tanto quanto inutil tbm.

  24. Alexandre

    em

    Para quem perguntou sobre as pessoas que vivem na rússia e outros países gelados não terem olhos puxados: Entendam o seguinte, em termos evolutivos o que é muito tempo? 2 mil anos? 5 mil anos? 10 mil anos? Gente, é necessário muito mais tempo que isso. A teoria apresentada aqui no blog explica muito bem as características físicas, não só dos orientais, mas de todos os povos do mundo. Os negros desenvolveram mais melanina na pele para se protegerem melhor do forte sol na africa, seu cabelo pixaim forma um verdadeiro capacete que protege a cabeça do sol a pino nas regiões de planície da áfrica, onde há pouca sombra. E esse cabelo quando cresce bastante (black power) funciona quase como os chapéus de aba larga que conhecemos. Nas tribos africanas, há uma predominância do biotipo magro de estatura alta, condição essa que facilita a troca de calor corporal com o ambiente, e também a capacidade de correr nas grandes planícies durante a caça. Seu nariz é largo e curto, o que facilita a respiração de uma grande quantidade de ar. Já os esquimós desenvolveram um corpo atarracado para guardar calor. Nos países frios, há a predominância do nariz fino e mais alongado, pois assim pode aquecer mais o ar gelado antes que chegue aos pulmões. Os olhos claros são mais resistentes à luz branca refletida pela neve. Também os lábios são mais finos, pois as mucosas e peles finas sofrem com o frio. Estes e inúmeros outros exemplos mostram como a teoria tem fundamento sim. E quanto aos índios americanos, estudos recentes de genética mostram sua ligação com os orientais. Eles provavelmente chegaram aqui atravessando o gelo no extremo norte, colonizaram a américa do norte e vieram descendo gradativamente para a américa do sul. Claro que isso levou muito, mas muito tempo.

  25. Eu tenho olho puxado e não sou oriental… (pelo menos minha mãe nunca me contou.. hehehehe)

  26. Eddie Felson -> Obrigada pela correção. Sou muito agradecida qd meus leitores contribuem. Não pensem que vcs não encontrarão erros nos textos. Isso significa que foram escritos por um ser humano, seja ele Doutor ou não! Estou acostumada com correções dos “refrees” de revistas científicas como zootaxa, Journal of history, etc… A revisora que está trablhando no meu livro vive puxando minha orelha também… rss…Só que eles são educados e nunca tem intenção de rebaixar o colega. Peço desculpas pelo erro duplo. Qto aos nomes de táxons grafados errado, os refrees de revistas também corrigem isso, na verdade é a profissão deles. Aqui no blog é difícil manter sempre os textos perfeitos, diante da linguagem informal que uso. Isso acontece amigo! Participe sempre!

  27. Alexandre —> ARRASOUUU!! Obrigada por acrescentar tanto ao texto!

  28. Hugo

    em

    E tem mais, eu venho notado que os japoneses tem olhos puxados para baixo, os chineses para cima, e os coreanos é puxado reto. Isso diferenciaria mais um pouco o povo de lá. Por isso tbem a letra diferencia um pouco, mas nada que impeça que um nçao entenda pelo menos um pouco o outro. A mesma diferença entre a lingua do povo espanhou espalhada pelo mundo, o ingles, e o portugues, ou seja, a descendencia é a mesma, mas diferencia um pouco.

    Muita gente vai dizer, que isso é um absurdo, mas a lingua oriental a origem é a mesma, descendente de um povo só que se dissipou pelo resto do mundo, por exemplo, montanha o simbolo é praticamente o mesmo, para um japones ter memoria suficiente para decorar 3000 ideogramas, nada impede de entender o do chines, e coreano.

    Outra coisa, já que infelizmente nosso sistema educacional é baseado na decoreba, é dai que este povo se sai bem nos vestibulares, tirando sempre o primeiro e ate o terceiro lugares, USP, PUC, etc. ficando injusto para a gente.

    Estamos sendo passados para tras neste pais em tudo, ate na corrida Sao Silvestre, trazem gente mais adaptada as corridas, e assim nunca ganhamos nada, e os palhaços ainda tem que pagar a inscrição, o que causa grande debocha da elite. Nunca nos sobressaimos em nada, nós sustentamos os artistas e jogadores de futebol, pois se crescecemos, eles que nao tem aptidao para trabalhar seriam os primeiros a se ferrarem.

    Valeu o desabafo!

  29. 😀 legal mas tb fiquei com duvida sobre os russos e não só isso … assim dizem que as pessoas tinham olhos azuis por ausencia de melanina , nao precisa de melanina em locais de clima frio, mas os orientais nao tem olhos claros,o poderia ser pela dominancia dos cor de olhos escuros mas não tenho certeza fiquei com duvida agora u.u ;-(

  30. Joyce

    em

    Eu tenho uma pergunta sobre genética.
    Faço biologia e estou no 3° semestre, e tenho essa disciplina. A minha pergunta é, eu (branca) se tiver um filho com um japones ou oriental com os olhos puxadinhos… o gene dos olhos puxados é Dominante sobre os meus olhos não puxados? 😀

    meu filhinho vai ter olhos puxadinhos, então? 8)

    Ótimo blog!Parabéns!
    Beijos!

  31. Eu li todos os comentários e notei que quando falavam da Rússia esqueceram de um detalhe IMPORTANTE!!
    A Rússia colonizou diversos países, então a Rússia ao leste realmente terá um povo mais diversificado se comparado à Rússia ao oeste. Tanto que lá existem dois tipos de cidadão russo: o russo (óbvio, o que é pertencente ao povo, com sua cultura, fé e traços físicos) e o rossianin, que nasce no país Rússia mas não compartilha da mesma fé, cultura, traços físicos entre outros.
    Então é por este motivo que russos ao leste são diferentes de russos ao oeste.

  32. Olá.
    Venho por meio deste convidar-te a participar do ‘Top Blog da Semana’ do site ‘TOP BLOG ws’. PRÊMIO: Espaço de publicidade em um blog de qualidade. Cadastre seu blog e concorra.
    http://videosincriveis.ws/topblog

    Um grande abraço!

  33. rita

    em

    obrigado!tinha dúvidas, gostei desse site muito interessante! abraços! nanuque – mg

  34. Alberto B.G. Silva

    em

    Gostei !! O site é muito bom !! Li sobre as caracteristicas dos olhos dos orientais e achei muito legal sua explicação.`Ótima explicação. Entendi. Sou admirador dos traços caracterológicos dos olhos orientais. Parabéns !! Visitarei sempre este site. É muiro bom !! Um abraço. Alberto.

  35. Luciano

    em

    Poxa minha gente, prestem atenção no que lêem! Ela disse que essa característica nasceu a MILHARES de anos! Naquele período não existiam os países politicamente falando, e seus povos foram migrando e imigrando durante todos esses milhares de anos!

  36. LIVIA GABRIELA

    em

    😀 adorei os olhos puxados dos orientais
    tenho dois primos no japão amo eles são
    orientais meu tio é ocidetal mais ele
    casou com uma japonesa…é tal e viveram
    felizes para sempre e etc…

  37. LIVIA GABRIELA

    em

    vou casar com um oriental quando creser :love:

  38. TIAGO

    em

    VOU CASAR COM UMA CORIANA QUANDO CRESER :love:

  39. Andreza

    em

    Gente eu tenhos olhos meio puxados e não tenho nenhuma descendencia asiatica. As pessoas acham estranho, mas só é os olhos.

    • Ana Paula Oshida

      em

      Bom sendo brasileira e de se esperar e como o texto diz VARIOS OUTROS POVOS ne. O que a maioria conhece e os povos da asia de origem mongol*que tem essa caracteristicas de olhos puxados* mais comuns que sao os chineses, coreanos e japoneses cujo a etnia cresceu bastante no Brasil. Ha outros povos de etnia mongol nas americas do norte e sul que sao conhecidos por INDIOS, varios estudos sobre eles a esse respeito, mas varias das mesticagens entre indios e brancos acabam tendo essa caracteristica mongol o brasileiro confunde muito com outras etnias orientais ate por se parecerem…eis uma das possiveis explicacoes para seus olhos rasgados…
      Mesmo tendo mesticagem de tres ou mais etnias muitas vezes acaba por ficar essa caracteriastica bem forte… E no Brasil e dificil as pessoas terem registro da arvore genealogica e por isso muitos n sabem quem sao seus antepassados sao muitas geracoes…

  40. Luiz

    em

    Minha tetravó(ou talvez minha trisavó), bisavó (ou talvez ou talvez avó)de minha avó, era índia (do Brasil), casou com meu tetravó, que era Italiano, e depois, na família, foram mesclando raças, europeus, índios, negros, e misturas de raças diferenciadas, e até hoje, mesmo meu pai tendo olhos verdes, eu ainda tenho o olho indígena, mas meu corpo não tem características indígenas, somente os olhos, e na escola ficam me chamando de Japonês, mas não tenho antepassados orientais!
    Bom, é só, tchau e obrigado!
    Me add. no Orkut ou GMail: lzvalrio7@gmail.com

  41. Victor Manoel

    em

    Muito interessante o post. Já imaginava que fosse isso mesmo.

    Lembrem-se, pessoas: a característica principal das áreas de origem dos mongóis não é o frio, mas a neve (que reflete o sol) e o vento.

    Quanto à situação dos índios americanos, não só já está comprovado que migraram da Ásia para a América pelo Estreito de Bhering como também há sérios pesquisadores que defendem a teoria segundo a qual a travessia se deu também pela via marítima (da Oceania, com seus arquipélagos, para a América do Sul).

  42. E só pra lembrar.. BRANCOS também são sujeitos a sofrer um fenômeno chamado fenocópia.. foi meu caso. Minha familia é mesclada de Italianos com alemães, Meu pai é branco dos olhos escuros, e minha mãe é branca dos olhos azuis. eu nasci com olhos claros, fui muito branco até os 13 anos e hoje com 17 tenho a pele mais bronzeada (moreno) e meus olhos e cabelos sao escuros.. sendo q eu ñ tenho descendencias to tipo. Fiquei assim de tanto tomar o famoso Sol carioca.

    • adriano brzozoski

      em

      Se isso for verdade, está provado que a evolução atravéz de minhares de anos é uma mentira. Tudo acontece em pouco tempo: mutações , adptações, evoluções, etc..

  43. Arthur

    em

    Adaptacao evolutiva?

    Meu amigo, isso e selecao natural…Lamark estava completamente equivocado…

  44. belly

    em

    não acho que eles tem os olhos puxados e sim inchados… não são munidos de muita beleza… mas são muiiiiito inteligentes….adoro a comida….vai entende….rsrsrs

  45. Simone Lennox

    em

    Eu queria ter os olhos puxados e queria lentes de contatos bem escuros. Mas, são raros no Brasil. Eu sei que as asiáticas sofrem muito, mas são muito bonitas. A maquiagem delas é leve, não fica pesada. Elas cuidam da pele. É igual a pele das negras. Elas não tem sardas. Deve ter segredos. A gente aqui vai descobrir.

    Abração amigos,

    Simone Lennox (kkkk) Twingle

  46. Gilson

    em

    Como sera a aparencia dos filhos de um casamento de um brasileiro com uma chinesa; qual serao os gens dominantes.

  47. Breno

    em

    Oi, achei esse post muito interessante, mas tenho uma dúvida. Quando eu ainda estudava ouvi dizer na aula de biologia que os nórdicos têm pele extremamente clara, olhos claros, e cabelos finos e louros devido às temperaturas frias, então por que estes não desenvolveram também olhos “puxados”? E, se os orientais passaram muito tempo em áreas frias, porque não teriam também desenvolvido pele mais clara, cabelo louro e olhos azuis?

  48. Patrícia

    em

    Adoro o Japão e só por causa disso minha mãe diz que devo me casar com japonês e tb desenho mangá eu sou uma mistura de portuguesa com italiano não tenho descendentes japoneses!TOT Eu sou branca olhos castanhos escuros e cabelo tb teve um dia que um japonês achou que eu tb fosse japonesa só por que eu tava com uma camisa do Japão!XD Mais eu acho os olhinhos deles tão fofos principalmente quando são crianças!^-^

  49. Aline Mota

    em

    Eu digo que tá mais pra Darwin… Os mais aptos sobreviveram em maior número, tendo assim uma maior descendência… nesse caso, seriam os de olhos puxados.

  50. Leviston da Silveira

    em

    Olá amigo

    Fiquei curioso para saber quais as controvérsias que existem sobre esse assunto que você cita no texto. Existem outras teorias?? ou controvérsias somente dentro da mesma teoria??

    Grato

  51. Thiago Mendes

    em

    Explicação errada, o conceito está totalmente fora do que é evolução de verdade (Teoria sintética da evolução).
    A característica em questão (olho puxado) não surgiu por necessidade e sim foi selecionada pelo o meio, é uma herança quantitativa. Em qualquer ponto do globo existem pessoas com olho mais ou menos “puxado”, porém durante a migração humana para o oriente pelo norte, as populações tiveram que passar pelo deserto da Mongólia que é um ambiente extremamente branco, tanto no verão devido a areia muito clara, quanto no inverno devido a neve, as pessoas que tinham olhos mais “puxados” tinham vantagens neste ambiente, pois enxergavam melhor com excesso de luz, também entrava menos areia, logo… caçavam melhor, defendiam melhor seus filhos, viviam mais tempo e tinham mais filhos. Isto é seleção natural. Por ser uma herança quantitativa que sofreu seleção intensa normalmente se expressa em algum grau em descendentes de cruzamentos com pessoas de outro clina (não existem raças em humanos apenas variação clinal). A seleção foi intensa, não somente em relação ao olhos “puxado”, mas também em relação a cor dos olhos (preto que age como um óculos de sol) grossura e ondulação dos pelos (quanto mais liso menos neve e areia ficam presas) formato do nariz e outros, selecionando um perfil bem claro.
    Qualquer população que descende desta seleção vai apresentar estas características, isto vale para: índios, esquimós, filipinos, havaianos, maoris, coreamos, mongóis, vietnamitas, japoneses, chineses e outros.

    • Diego

      em

      Parabéns pelo artigo e pelo seu trabalho. Vale ressaltar que termo raça não é mais utilizado para se referir a espécie humana.
      Sinto falta da referências bibliográficas de onde retirou suas pesquisas.
      É importante dá credito aos autores.
      Grande abraço, Diego.

  52. Ewerton

    em

    Olá… Também sou biólogo e adoro seu blog. Embora eu não tenha pesquisado acerca desse assunto, (e vou colocar aqui a minha opinião pessoal, com base no que estudei) acredito que essa característica tenha ocorrido por seleção natural mesmo e também pelo fato das pessoas sentirem-se, segundo alguns estudos, mais atraídas por parceiros semelhantes consigo mesmo. Então, o pessoal de olhinhos puxados se sentia, ou sente, mais atraído por outros de olhinhos puxados, passando e mantendo a característica…

  53. Lucia

    em

    Ouvi de um Espanhol: “Los orientales tienen puchados ojos porque el cerebro es demasiado grande dejando poco espacio para los ojos”. rrss…
    Em SP estudei no Colégio Objetivo, os orientais realmente tem CÉREBRO diferenciado, amo orientais, até no deserto eles são capazes de produzir alimentos de qualidade!

  54. Sérgio Calva

    em

    Essa Teoria do frio e neve como causadora dos olhos puxados é vaga.
    Regiões geográficas Asiáticas estão no mesmo pararelo do que regiões geográficas da Europa.
    No entanto na éra-do-gelo Povos da Europa ganharam olhos Azuis e Verdes. E povos Asiáticos ganharam olhos puxados. O que explica essa diferença ?
    Leiam o trabalho do Cientista, Peter Frost.
    http://pages.globetrotter.net/peter_frost61z/home.htm

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo