Curiosidades

Os métodos anticoncepcionais mais usados no mundo

Os métodos anticoncepcionais mais usados no mundo
5 (100%) 1 vote

1- Camisinha:

Existem modelos masculino ( método anticoncepcional mais utilizado) e feminino (raramente usado). Além de proteger contra uma gravidez indesejada, a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis e contra a AIDS. A grande desvantagem da camisinha masculina é a necessidade de colocação durante o ato sexual, antes de qualquer tipo de penetração. Apesar do material usado na confecção ser de última geração, ela pode romper e algumas pessoas podem apresentar alergia. A camisinha feminina pode ser colocada bem antes da relação sexual e é mais resistente que a masculina; porém, não é muito estética.




camisinha-sexboys

Além de proteger contra uma gravidez indesejada, a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis e contra a AIDS.

2- Dispositivo Intra-Uterino (DIU):

É o método contraceptivo mais utilizado no mundo. O dispositivo é colocado dentro do útero e leva a várias modificações do útero e da tuba uterina que prejudicam a fecundação e a eventual implantação do blastocisto, além de provocar reações que matam os espermatozóides. Existem dois tipos: DIU de cobre, largamente utilizado, disponível no SUS; e DIU com hormônio (progesterona), que libera doses hormonais no organismo. O DIU é colocado pelo médico, de preferência durante o período menstrual, e apresenta durabilidade de alguns anos (2, 5, 10…), depende do tipo. É extremamente eficaz, sendo que o risco de gravidez é bastante pequeno, mas pode dobrar o fluxo menstrual.



imagem229

O dispositivo é colocado dentro do útero e leva a várias modificações do útero e da tuba uterina que prejudicam a fecundação e a eventual implantação do blastocisto, além de provocar reações que matam os espermatozóides.

—————————————-



3- Contraceptivos Orais (pílulas)

Devem ser iniciadas no primeiro dia da menstruação e continuadas por 21 dias consecutivos, sem falhar. Após o término da cartela, a mulher faz uma pausa de sete dias e reinicia o uso no oitavo dia. É importante tomar a pílula sempre no mesmo horário. Os mais utilizados são os combinados, estrogênio + progesterona. Entretanto existe a mini-pílula, que contem apenas progesterona, e é utilizada principalmente em mulheres que estão amamentando e naquelas que apresentam contra-indicações ao uso de estrogênio, como mulheres com enxaqueca. A mini-pílula deve ser usada de forma contínua, sem pausas.

pilula-anticoncepcional-1

Após o término da cartela, a mulher faz uma pausa de sete dias e reinicia o uso no oitavo dia. É importante tomar a pílula sempre no mesmo horário.

4- Coito Interrompido

Consiste na retirada do órgão genital da mulher  no momento da ejaculação,  mantendo o afastado dos genitais externos da mulher. É um método que exige auto muito auto-controle e responsabilidade do homem. Alguns especialistas não aconselham o uso deste método para evitar gravidez, pois sabe-se (e já é comprovado) que o líquido lubrificante pode conter espermatozoides.

23

É um método que exige auto muito auto-controle e responsabilidade do homem.

——————————————-

5- Pílula do dia seguinte

É uma anticoncepção de emergência, um uso alternativo de contracepção hormonal oral (tomado antes de 72 horas após o coito) evitando-se a gestação após uma relação sexual desprotegida. Este método só deve ser usado nos casos de emergência, ou seja, nos casos em que os outros métodos anticoncepcionais não tenham sido adotados. Este método só protege a relação sexual que antecedeu ao seu uso, ou seja, não protege nas relações futuras. Este contraceptivo contém o levonorgestrel (um tipo de progesterona) que previne a gravidez inibindo a ovulação, fertilização e implantação do blastocisto.

pilula-dia-seguinte

É uma anticoncepção de emergência, um uso alternativo de contracepção hormonal oral (tomado antes de 72 horas após o coito) evitando-se a gestação após uma relação sexual desprotegida.

—————————————-


20 comentários

20 Comments

  1. milena

    em

    o coito interrompido não é um método de anticoncepção, muitas mulheres já ficaram grávidas utilizando-se dele!
    por pura falta de informação ou por informações equivocadas.

    ele pode ser um dos meios utilizados, mas não é nada eficaz e acho que seria bacana especificar isso no seu post.

  2. Rodrigo

    em

    Faltou homossexualismo e abstinência. Não contam?

  3. Isa

    em

    Rodrigo, homossexualismo e abstinência não tem nd a ver com métodos contraceptivos neh querido, isso aí é uma opção da pessoa

  4. Maria

    em

    Adorei seu post.Esta bem esclarecedor!!!!
    Valeu…Meus alunos adoraram…

  5. Maria

    em

    😀 legal

  6. Vivian

    em

    😆 Gostei muito do texto porque fala sobre o que devemos fazer na hora da relação sexual e muitos jovens não previnem correndo o risco de pegarem alguma doença.. :love:

  7. Grazielle

    em

    Concordo com a Milena. O coito interrompido não é aconselhável. E também devemos lembrar que a pílula anticoncepcional antes de ser tomada, deve ser indicada por um médico.. Nem todas mulheres se dão bem com qualquer pílula.

    E uma dúvida. Me perguntaram se, na primeira vez que a mulher está tomando pílula ela deve tomar a pílula do dia seguinte dps de um certo periodo de tempo, é verdade? Quando me perguntaram eu neguei.

  8. André F. G. Gabriel

    em

    o sexo depois do casamento permite com k nao haja agravamento inverno demografico segundo especialistas dos estados unidos

  9. Keitty

    em

    Gostei muito das informações, mais não acho certo colocarem o coito como um anticoncepcional porque já vi meninas engravidarem assim ‘

  10. :bandit:
    coito interrompido e muito perigoso,o risco de engravidar e bastante alto por isso nao pode ser considerado um metodo contraceptivo.

    • paula

      em

      essa pilula nao vai fazer nada por voce se voce ja tiver tido a fecundacao pois e isso que importa se estiver gravida a pilula nao vai mudar nada so vai saber que esta gravida mais rapido pois sua mestruacao nao vai descer , isso foi oque aconteu comingo aos meus 15 anos de idade do meu primeiro filho

  11. Charlotte

    em

    eu queria saber se algum desses métodos podem ajudar eu a criar mais seios já que estou com 25 anos!??
    :p 😀

    • paula

      em

      nao existe nada que possa aumentar seus seio , pode ate sim deixalos enchado e diferente , mas se quer eles grandes e so colocar inplantes ai fica perfeito

    • Marcia

      em

      Não, mas a falta de uso desses métodos fazem seu seios aumentarem. Engravide e tenha seios enormes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Renato Thales

    em

    O post nao discute a eficácia de cada método e sim os mais usuais. Creio que o método do coito interrompido não é tão seguro, mas apresenta uma taxa de segurança confiável para ser usado em associação com outros métodos como por exemplo as pílulas anticoncepcionais trazendo mais segurança para quem deste se utiliza. No mais há muitas controversias em relação ao uso do método do coito interrompido, alguns estudiosos dizem que ele tem a segurança maior do que a que se pensa, desde que o indivíduo urine durante as relações para eliminar os espermatozóides que ficaram na uretra. E que a secreção lubrificante contém espermatozóides atenuados, que não tem a capacidade de engravidar. Porém isso tudo é estudo, o melhor que se faz é associar a esse método outro mais eficaz

  13. Dyowana

    em

    Acho que o melhor metodo e a pessoa se cuidar mesmos tomando a pilula corretamente se tem o pe atras com a pilula , acho que seria adequado injetar a vacina , pois tem vacinas que duram 04 meses e so cuidar o tempo certo , ou usar camisinha desde que seja com alguem de confiança e cuidar para não estorar . essa e minah dica já tomo pilula anticocepcional a 3 anos e nunca tive problema…

  14. Saile Jeniffer

    em

    Me ajudou bastante no trabalho de ciencias valeu!!!!

  15. Mari

    em

    o DIU é realmente eficaz… mas dobrar o ciclo menstrual deve ser muuuuito desconfortavel….

  16. maria teresa ramos xavier

    em

    A pílula do dia seguinte não deve ser considerado como método contraceptivo,apenas para casos e estupro,muitas pessoas usam erroneamente, e esse tipo de método afeta o ciclo menstrual,devido a carga hormonal ser muito alta.

  17. ja fiz muitas vezes do numero 4,realmente…tem q ter mta responsa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo