Curiosidades

O arrepio ajuda a proteger do frio. Entenda como isso funciona

O arrepio ajuda a proteger do frio. Entenda como isso funciona
Esse texto foi útil para você?

“Não sou Biólogo, trabalho com informática, mas me identifico muito com seus textos. Tenho uma pergunta: Por que, para que a gente arrepia?” (Marco Antônio)




Boa pergunta, Marco! De onde vem o arrepio… A resposta é simples: Embora não tenhamos mais muito pelos pelo corpo (como nossos ancestrais), nós ainda mantivemos o mesmo sistema neuronal que eriçava os pelos dos nossos ancestrais para protegê-los do frio.

Os animais peludos (ou cheios de penas) eriçam essas estruturas como uma estratégia para aumentar o “colchão de ar” que recobre o corpo e assim, manter o seu calor. Como assim? Bem, o colchão de ar, é o espaço entre os pelos eriçados e o corpo do animal. Quando os pelos estão eriçados o calor produzido pelo corpo fica mais tempo retido e assim, é mais fácil para o animal peludo ficar mais quentinho.

Os pêlos são eriçados, graças a inervação de uma musculatura que envolve a base de cada pelinho. Quando o frio causa um estresse suficiente para que nosso sistema nervoso responda, esses músculos se contraem e então os pêlos ficam eriçados.

Mas e o arrepio, de onde vem? Na verdade, quando arrepiamos, estamos fazendo a mesma coisa que os animais quando eles eriçam os pêlos. O que acontece é que nossos pêlos são mais finos e curtos e com a contração dos músculos a base dos pêlos fica mais evidente, formando aquelas “pelotinhas na pele”.



E então pessoal, com a evolução nós seres humanos perdemos os pêlos fartos, mas continuamos com a capacidade de buscar diminuir a perda de calor eriçando os pelinhos curtos e finos que temos, por isso arrepiamos. Na falta de pêlos, é obvio: um agasalho ajuda muito!

goosebumps_2443265b

Embora não tenhamos mais muito pelos pelo corpo (como nossos ancestrais), nós ainda mantivemos o mesmo sistema neuronal que eriçava os pelos dos nossos ancestrais para protegê-los do frio.



FONTE: MUNDO ESTRANHO, HOWSTUFFSWORKS

23 comentários

23 Comments

  1. thomston

    em

    karlla mas nao ha arrepios apenas no frio as vezes um susto, medo ou sexo tambem causa isso como se explica?

  2. THON= Este arrepio de medo, susto, sexo é provocado pela descarga de adrenalina, que aumenta os batimentos do coração e a quantidade de sangue para fornecer mais oxigênio ao organismo.

  3. thomston

    em

    haaa tendi valeu karlla!!!!

  4. Adorei esse cantinho virtual.
    Vou passar sempre por aqui para saber das novidades.
    Parabéns!
    Camila

  5. Oi, Karlla, tudo bem?
    Sou professor de Biologia e estou sempre lendo curiosidades incríveis em seu blog e alguns deles usarei nas perguntas de motivação nas minhas aulas que começam semana que vem (segunda, dia 22)

    O assunto sobre o arrepio, envolvendo os pêlos, é importante na explicação quanto à regulagem da temperatura corporal. Falarei sobre isso na sala de aula quando eu entrar em Tecidos Epiteliais.

    Adicionei seu blog em meus links favoritos, ok?

    Bjss!!

  6. Oi Karlla!
    A foto do menino lembra o efeito do gerador de Wandergraf; um gerador de energia eletroestática que quando colocamos as mãos os cabelos todos arrepiam. E muito legal. Exitem outros equipamentos parecidos com este gerador que também causam o mesmo efeito pelo escape da energia criada e discipada. Bem tb poderia falar sobre isso .. apesar de não ser bem da biologia e sim da fisíca.
    Beijinhos

    • Oia

      em

      Você pode ver um no museu da PUC em Porto Alegre.

  7. eduardo

    em

    😉

    muito bom seu blog karlla , parabéns.

  8. juliana

    em

    Karlla,será que voce poderia dizer porque tem gente que tem arrepios constantes,mesmo sem estarem com frio?sou uma delas!obrigada!

  9. Maria

    em

    :love: Amei seu o diario de biologia e gostaria de trocar ideias com voce Karlla.Me formei esse mes em Biologia.Espero uma resposta sua .
    Valeu pela matéria!Adorei…

  10. Maria

    em

    :love: Seu blog é mil.Mais não consigo te escrever.Por favor me manda seu e-mail para nos comunicarmos pois tenho muitas perguntas e gostaria de utilizar seu blog em minhas aulas!Valeu um beijo

  11. Carla

    em

    Ola de alguns meses para cá sinto muitissimas vezes ao dia um arrepio na perna esquerda e vai subindo ate a metade da coxa.mas não é de medo ou frio.to mt preocupada será q to querendo dar um derrame ou coisa assim???

  12. Adriana Melo

    em

    Ola, tenho sentido o mesmo problemas. De alguns meses para cá sinto muitissimas vezes ao dia um arrepio na perna esquerda e vai subindo ate a metade da coxa.mas não é de medo ou frio.to mt preocupada. Vcs podem me ajudar 🙁

    • Mayara

      em

      Adriana, só você pode se ajudar: procurando um médico. 😉

  13. Alexandre Romaneli

    em

    Oi Karlla, entao, através de minha curiosidade descobri o seu blog que por sinal, muito interessante.Minha pergunta chega a ser bizarra e engracada, mas como é uma curiosidade minha, eu gostaria de lhe perguntar. Por que nós só arrepiamos em certos lugares, tipo, bracos, pernas, barba e nao nos arrepiamos em outras partes que existem pelos.Apenas uma curiosidade, obrigado pela atencao.

  14. Luísa

    em

    Oii, seu blog é muito legal!
    Gostaria de complementar a pergunta… E quando o arrepio é causado por emoção ou surpresa? Por exemplo, quando ouvimos uma música e sentimos um arrepio… por que isso acontece?
    Obrigada desde já e parabéns pelo seu trabalho!

  15. oi karla…
    De alguns meses para cá sinto muitissimas vezes ao dia um arrepio na perna esquerda e vai subindo ate a metade da coxa.mas não é de medo ou frio.to mt preocupada. Vcs podem me ajudar agradeço se me ajudar…abraço

    • Zi

      em

      solange, as vezes acontece comigo tb..vc deve orar qnd sentir isso, pois a Bíblia diz que o inimigo anda ao derredor tentando nos destruir..eu sei q qnd sinto esses arrepios na perna tenho q orar repreendendo todo ataque do mal. Se ele vem por um caminho vai fugir por sete!! abraços

      • Dogão

        em

        Quanta ignorância. Tudo tem uma causa, e algo tão simples como o arrepio que todos nós sentimos, ser considerado presença do demônio? Menos igrejas e mais escolas, por favor.

  16. Geovânia Silva de Sousa

    em

    E porque nos arrepiamos quando ouvimos uma música?

    • Lucas Ribeiro

      em

      era exatamente isso que eu ia perguntar…

  17. Dogão

    em

    O assunto podia ser mais abordado depois. O arrepio me parece mais que isso, não apenas reação ao frio.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo