Por que arrepiamos?

“Karlla, eu acho o Diário de Biologia um dos sites mais “gostosinhos” de ler. As respostas e perguntas que você mostra são muito interessantes. Não sou Biólogo, trabalho com informática, mas me identifico muito com seus textos. Tenho uma pergunta: Por que, para que a gente arrepia? Marco Antônio, Analista de Sistemas

Boa pergunta, Marco! De onde vem o arrepio… A resposta é simples: Embora não tenhamos mais muito pelos pelo corpo (como nossos ancestrais), nós ainda mantivemos o mesmo sistema neuronal que eriçava os pelos dos nossos ancestrais para protegê-los do frio.

Os animais peludos (ou cheios de penas) eriçam essas estruturas como uma estratégia para aumentar o “colchão de ar” que recobre o corpo e assim, manter o seu calor. Como assim? Bem, o colchão de ar, é o espaço entre os pêlos eriçados e o corpo do animal. Quando os pêlos estão eriçados o calor produzido pelo corpo fica mais tempo retido e assim, é mais fácil para o animal peludo ficar mais quentinho.

Os pêlos são eriçados, graças a inervação de uma musculatura que envolve a base de cada pelinho. Quando o frio causa um estresse suficiente para que nosso sistema nervoso responda, esses músculos se contraem e então os pêlos ficam eriçados.

Mas e o arrepio, de onde vem? Na verdade, quando arrepiamos, estamos fazendo a mesma coisa que os animais quando eles eriçam os pêlos. O que acontece é que nossos pêlos são mais finos e curtos e com a contração dos músculos a base dos pêlos fica mais evidente, formando aquelas “pelotinhas na pele”.

E então pessoal, com a evolução nós seres humanos perdemos os pêlos fartos, mas continuamos com a capacidade de buscar diminuir a perda de calor eriçando os pelinhos curtos e finos que temos, por isso arrepiamos. Na falta de pêlos, é obvio: um agasalho ajuda muito!

goosebumps_2443265b

Embora não tenhamos mais muito pelos pelo corpo (como nossos ancestrais), nós ainda mantivemos o mesmo sistema neuronal que eriçava os pelos dos nossos ancestrais para protegê-los do frio.

———————————

FONTE: MUNDO ESTRANHO, HOWSTUFFSWORKS