Curiosidades

10 perguntas sobre… Mosquito da Dengue!

10 perguntas sobre… Mosquito da Dengue!
Esse texto foi útil para você?

Recebi alguns emails com dúvidas sobre Dengue. Resolvi fazer um post com perguntas o que facilita responder a todos ao mesmo tempo: Bruna Prates, Vanessa de Lima, Dalmon, Maria da Luz, Ana Paula Rios. Obrigada por participarem.


1- É verdade que o clima tem algo a ver com a disseminação da DENGUE?
O Aedes aegypti é atraído por temperatura e umidade altas. Por isso, lugares quentes é, sim, favorável à sua proliferação. Por isso, também, a infestação pelo mosquito é sempre mais intensa no verão.

2- É verdade que o uso de meias brancas ajuda a repelir o mosquito? Por quê?
O Aedes aegypti tem rejeição à claridade e é atraído pelo calor, por isso teria preferência por tecidos escuros. No entanto, ele é capaz de picar uma pessoa mesmo que ela esteja protegida por roupas. O importante é eliminar os criadouros do mosquito, para que ele não circule.

3- Por que se só a fêmea pica? Só ela se alimenta de sangue? E o macho, o que come?
Após acasalarem, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que fornece as proteínas necessárias para o desenvolvimentos dos ovos. Elas preferem o sangue humano e só precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.

4- Quanto tempo vive um mosquito da dengue adulto?
A fêmea do Aedes vive cerca de 30 a 45 dias. Para um inseto é um tempo de vida relativamente longo. Nesse período, pode contaminar até 300 pessoas.

5- Quantos ovos um mosquito coloca durante sua vida?
Até 450. E se a femea estiver contaminada, inocula o vírus nos ovos e os mosquitos já nascem com ele. Isso multiplica as chances de propagação.

4- Como é a convivência entre Aedes aegypti e Culex (pernilongo)? Há disputa de espaço?
Não há disputa pois os dois mosquitos alimentam-se de sangue e açúcar, disponíveis em abundância no ambiente urbano. Além disso, enquanto o Aedes aegypti é um inseto diurno que se reproduz em água limpa, mosquitos do gênero Culex preferem criadouros com alta concentração de matéria orgânica em decomposição e têm atividade estritamente noturna.

5- Quantas vezes uma pessoa pode contrair dengue?
Não há limite para a infecção pelos vírus da dengue e as pessoas podem sofrer infecções sucessivas por todos os tipos de vírus circulantes na área.

6- Como o Aedes aegypti transmite a doença?
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. Não há transmissão pelo contato direto de uma pessoa doente para uma pessoa sadia. Também não é transmitida de um mosquito para outro, nem através de outros animais.

7- Como a fêmea seleciona os locais para postura dos ovos?
A fêmea, para pôr seus ovos, é atraída principalmente por recipientes com boca larga, que estejam em locais sombreados. As temperaturas mais altas também estimulam a oviposição, isto é, a postura dos ovos. A fêmea deposita e fixa seus ovos nas bordas dos recipientes.

8- Velas e incensos ajudam a espantar o Aedes?
Velas de citronela ou andiroba têm efeito paliativo. Isto porque o raio de alcance e a duração são restritos.

9- Mosquitos podem ser transportados em carros, aviões ou navios?
Sim, desde que haja condições adequadas no meio de transporte.

10- É verdade que o mosquito da Dengue voa sempre baixo?
Sim, ele tem o vôo geralmente de no máximo 50 cm do chão. Mas quem mora em apartamentos não está livre deles, Pois podem subir pelos elevadores e escadas.

—————————————-

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE, ECODEBATE


Comentários

Novidades

Topo