Curiosidades

10 perguntas sobre… Mosquito da Dengue!

Recebi alguns emails com dúvidas sobre Dengue. Resolvi fazer um post com perguntas o que facilita responder a todos ao mesmo tempo: Bruna Prates, Vanessa de Lima, Dalmon, Maria da Luz, Ana Paula Rios. Obrigada por participarem.




1- É verdade que o clima tem algo a ver com a disseminação da DENGUE?
O Aedes aegypti é atraído por temperatura e umidade altas. Por isso, lugares quentes é, sim, favorável à sua proliferação. Por isso, também, a infestação pelo mosquito é sempre mais intensa no verão.

2- É verdade que o uso de meias brancas ajuda a repelir o mosquito? Por quê?



O Aedes aegypti tem rejeição à claridade e é atraído pelo calor, por isso teria preferência por tecidos escuros. No entanto, ele é capaz de picar uma pessoa mesmo que ela esteja protegida por roupas. O importante é eliminar os criadouros do mosquito, para que ele não circule.

3- Por que se só a fêmea pica? Só ela se alimenta de sangue? E o macho, o que come?
Após acasalarem, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que fornece as proteínas necessárias para o desenvolvimentos dos ovos. Elas preferem o sangue humano e só precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.

4- Quanto tempo vive um mosquito da dengue adulto?



A fêmea do Aedes vive cerca de 30 a 45 dias. Para um inseto é um tempo de vida relativamente longo. Nesse período, pode contaminar até 300 pessoas.

5- Quantos ovos um mosquito coloca durante sua vida?
Até 450. E se a femea estiver contaminada, inocula o vírus nos ovos e os mosquitos já nascem com ele. Isso multiplica as chances de propagação.

4- Como é a convivência entre Aedes aegypti e Culex (pernilongo)? Há disputa de espaço?
Não há disputa pois os dois mosquitos alimentam-se de sangue e açúcar, disponíveis em abundância no ambiente urbano. Além disso, enquanto o Aedes aegypti é um inseto diurno que se reproduz em água limpa, mosquitos do gênero Culex preferem criadouros com alta concentração de matéria orgânica em decomposição e têm atividade estritamente noturna.

5- Quantas vezes uma pessoa pode contrair dengue?
Não há limite para a infecção pelos vírus da dengue e as pessoas podem sofrer infecções sucessivas por todos os tipos de vírus circulantes na área.

6- Como o Aedes aegypti transmite a doença?
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. Não há transmissão pelo contato direto de uma pessoa doente para uma pessoa sadia. Também não é transmitida de um mosquito para outro, nem através de outros animais.

7- Como a fêmea seleciona os locais para postura dos ovos?
A fêmea, para pôr seus ovos, é atraída principalmente por recipientes com boca larga, que estejam em locais sombreados. As temperaturas mais altas também estimulam a oviposição, isto é, a postura dos ovos. A fêmea deposita e fixa seus ovos nas bordas dos recipientes.

8- Velas e incensos ajudam a espantar o Aedes?
Velas de citronela ou andiroba têm efeito paliativo. Isto porque o raio de alcance e a duração são restritos.

9- Mosquitos podem ser transportados em carros, aviões ou navios?
Sim, desde que haja condições adequadas no meio de transporte.

10- É verdade que o mosquito da Dengue voa sempre baixo?
Sim, ele tem o vôo geralmente de no máximo 50 cm do chão. Mas quem mora em apartamentos não está livre deles, Pois podem subir pelos elevadores e escadas.

—————————————-

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE, ECODEBATE

7 comentários

7 Comments

  1. karol

    em

    OI,NÓSSA HOJE 28/04/2010 EU TOMEI A VASINA

    NÓSSA DÓI MUITO! ;-(

  2. Duka'

    em

    Tomou a vacina de quê?
    Contra dengue???? Tem isso????? :straight:

  3. vanusa

    em

    n consegui a char quantos ovos o mosquito produz !
    preciso que responda pra mim!

    • Tamires

      em

      a femea do mosquito da dengue pode ter no maximo de ovos 450

  4. Keni

    em

    Interessante… : ). Então se uma pessoa infectada pelo vírus e um mosquito Aedes aegypti a picar, a outra pessoas que será picada tbm ficará infectada, né?

  5. Dogão

    em

    Se o mosquito precisa picar alguém já infectado pra espalhar a doença. Como ela surgiu? Alguém teria que ter pegado a doença de outra forma.

    • Emanuelle Pereira de Andrade

      em

      Ele surgiu de um mosquito que nasceu com o vírus da dengue, e quando é picado por aquele mosquito passa a dengue para o humano, e assim quando o mosquito pica uma pessoa que esta com dengue o mosquito pega o vírus, e assim em diante. Respondido????

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo