Curiosidades

Podemos beber água da chuva? Ela é potável?

Podemos beber água da chuva? Ela é potável?
5 (100%) 1 vote

“Queria saber se a água da chuva é potável, se podemos beber água da chuva.”  Adriano Motta, ES

Olha, Adriano, isso depende do local de onde você está coletando a água da chuva. Em uma cidade grande, a chuva pode ter vários fatores contaminantes. No campo e nas florestas a água é naturalmente mais limpa. O que posso garantir é que não existe água de chuva pura, composta só de água, em nenhum lugar do mundo. Isso porque quando as gotinhas de chuva se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera ao redor.

Assim, o coquetel chuvoso tem água, é claro, mas também partículas sólidas e gases que ficam em suspensão. No campo a chuva costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar, a água pode apresentar-se mais salobra. Nas cidades grandes, principalmente, é mais perigoso.




Uma cidade como São Paulo, pode conter na sua chuva: amônio (produzida em processos de decomposição), nitrato (resultante da emissão de óxidos de nitrogênio pelos escapamentos dos carros), sulfato (vem do enxofre lançados com a queima de combustíveis), ácidos fórmicos e acéticos (também liberados pelos carros).

Mas o pior, é que quando a chuva cai, muita sujeira vem junto nas gotas: minúsculos grãos de poeira e de fuligem ou até mesmo vírus e bactérias. Mas se por acaso você precisar MESMO beber água de chuva. Posso dizer que esses poluentes prejudicam muito mais o nosso sistema respiratório, assim, é pior respirar numa cidade poluída do que beber a água da chuva dela. De qualquer forma, evite esse coquetel, ok?


36 comentários

36 Comments

  1. Interessante, não sabia deste coquetel das águas de chuva.

  2. Mari ( sua filha )

    em

    Amei, muito enteresante!!! comtinua assim!!
    ???????????????????
    te amo!
    BJ!!!

  3. Adorei seu novo cantinho, e vim desejar-lhe um ótimo Natal e um 2009 de muito sucesso ! Bjs, Betty

  4. Karlla Patrícia

    em

    BETTY: Agradeço seus votos de boas festas! Volte sempre por aqui… adoro qdo vc aparece.

    SOLANGE: Pois é, esse coquetel tb foi novidade apra mim. Nada como uma boa pesquisa, não é?

    FILHA: Te amo!

  5. Galaor Caraiba Russo

    em

    Como sou, na prática, um empreendedor na utilização de recursos naturais alternativos, considero as informações sobre utilização da água da chuva, fornecidas pelos técnicos, boas porem um tanto vagas e incompletas, o que pode desistimular essa prática. A necessidade e benefício humano está acima de interesses comereciais, sejam públicos opu privados. Se temos um piscina em nossa casa, o cuidado com a água é muito semelhante aos cuidados que devemos ter com a água da chuva, pois as principais ocorrências acontecem em ambas: partículas em suspensão, contaminação e acidez. Assim como corrigimos a água da piscina, onde nos banhamos, também devemos analisar e corrigir a água da chuva, aumentando dessa forma as possibilidades de aplicação. Em meu caso, a agua coletada e canalizada no telhado é armazenada numa piscina de 45.000 litros, onde recebe os tratamentos necessários. O mesmo equipamento da piscina leva a água para as caixas de uso. Somente utilizamos na cozinha, para coser, lavar louça e beber, água do serviço público. Utilizo em todas as demais necessidades a água da chuva, já há quinze anos. É importante a manutenção do residual de cloro e correção do pH. Muitos outros detalhes aprendí na prática. A iniciativa é muito gratificante.

  6. tah

    em

    MUITO ENTERESANTE, NÃO SABIA QUE A CHUVA PODIA SER TÃO PERIGOSA ASSIM…

  7. Francisci

    em

    Ao capitar a agua da chuva direto para uma caixa de agua de 5000 litros por exemplo para lavar um carro é necessario tratar essa agua ou não? Quanto tempo pode ficar armazenada sem nem um tipo de tratamento ou correção e se tratada existe um limite de tempo para ficar parada no reservatorio?

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Francisci:
      Também gostaria de participar da resposta à sua pergunta. Anote as seguintes informações:
      O movimento da água colabora para a sua oxigenação, fator muito importante para a manutenção de sua condição asséptica. Então a água armazenada fica naturalmente imóvel, condição propícia à poluição. Mesmo observando-se a qualidade e limpeza do ambiente que serve de reservatório, é fundamental a avaliação frequente da qualidade da água, levando-se em conta, especialmente, como será utilizada. Então, adequado índice de acidez e residual de cloro (que podem ser medidos com os mesmos equipamentos de uma piscina) são absolutamente necessários.

  8. Francisco

    em

    Meu nome e Francisco

  9. Francisco, a coletad e água da chuva para lavar o carro é uma ótima iniciativa. Porém, ela deve ser suada o qto antes se não passar por nenhum tratamento, principalmente por causa da reprodução de mosquitos. Além dos mosquitos, outros insetos tb utilizam a agua parada para reproduzir e ali defecam.. A aguaparada sem tratamento é muito certo de adiquirir diversas bactérias e algas. Assim, até emsmo seu contato fisico com a água no momento de alvar o carro, pode lhe transmitir uma doença.. certo?
    Colete a agua da chuva, mas lave logo o carro!!!
    Bjs
    😆

  10. nadson

    em

    puxa nos poderiaos beber a água da chuva

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Caro Nadson: Não é aconselhável beber água da chuva. Além dos aspectos sanitários, a água da chuva é resultado de evaporação, assemelhando-se a uma água destilada, não contendo outras substâncias necessárias para a nossa saude e encontradas somente na água do subsolo. Se o problema fosse não morrer de sede por falta de água potável, então…, vá lá. Mas não sendo esse o caso, é muito melhor berbermos água do subsolo tratada.

  11. suely

    em

    oi, minha mãe pega a água da chuva e coloca cloro e depois usa essa água pra beber
    eu acho isso muito errado principalmente porq a água fica com um gosto muito forte de cloro
    o q ela deve fazer?
    ;-(

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Suely, sua mãe deve ter bons motivos para beber água da chuva, devidamente clorada. Há dois aspectos importantes a observar:
      O cloro, adequadamente dosado, é excelente para a purificação da água.
      Não é somente o aspecto “purificação” que deve ser considerado, mas também outras substâncias minerais necessárias ao equilíbrio de nosso organismo. Essas substâncias não são encotradas na água da chuva, que é uma água destilada. Somente a água do subsolo, que também precisa ser qualificada, contem as tais substâncias minerais.

  12. Suely, se querem aproveitar água da chuva.. use apenas para limpar a casa, lavar o carro. beber definitivamente não é aconselhável. O cloro em demasia, pode causar diversos problema a saúde..

  13. NANA

    em

    PODIAM METER MAIS INFORMAÇOES

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Nana: Passar informações, fruto de nossa experiência, é muito bom e por sí gratificante. No entanto seja específica e faça uma pergunta. Voce acabará encontrando sempre uma ótima resposta.

  14. suely

    em

    vc pode me falar q tipo de problema
    o cloro pode causar?
    me der alguns exemplos.
    minha mãe coloca cloro na agua ;-(

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Suely: É importante o uso do cloro, porém de forma cuidadosa. Sua preocupação é válida. Sei a quantidade de cloro para uma piscina, mas a água para beber tem outras características que devem ser observadas. Vá em busca dessa informação, mas será importante que ela venha, de fato, de quem entende.

  15. Wladmir Scolmeister

    em

    Será que a aguá da chuva é pior que a aguá que vem de nossos canos das empresas de aguá…sabe que já sube de várias pessoas falarem que tinham sujeira e até coliformes fecáis…más o que queria dizer que pretendo sim fazer um esuema em minha casa para aproveitar a aguá da chuva para tomar banho,máquina de lavar e descarga do vaso,para tomar não.me mandem email de sugestão!Obrigadão!!!!

  16. Fernando

    em

    A água da chuva pode sim ser usada para beber.
    Pesquisas já feita mostram que, logo no inicio da chuva ela vem com um grau de impureza, mas depois diminui, mas assim mesmo ela deve passar por filtração e coloração que pode ser com equipamento de baixo custo, mas o cuidado deve ser redobrado em grandes centros.
    Mas se você quer mesmo tomar água da chuva procure fazer uma pesquisa, mas aprofundada e fale diretamente com especialista para que te oriente na coleta,
    limpeza e armazenamento.

  17. Matheus

    em

    Qual uma medida importante para evitar a poluição da água da chuva?

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Caro Matheus: Não uma fórmula para impedirmos a poluição da água da chuva. Ela é resultante de toda forma de poluição criada em nosso planeta e que permanece em suspensão na atmosfera. No entanto, a água da chuva pode ser utilizada para todo tipo de limpeza, ainda assim, observado alguns cuidados, como existência do residual de cloro. Mesmo clorada, a água da chuva não é recomendada como água potável, por não conter os minerais importantes para nossa saude e existentes, somente, na água do subsolo.

  18. Flávio Guraci de Azevedo

    em

    Abraço em todos.
    Estou armazenando agua da chuva em um reservatório de 200litros, porém fechado sem pedrigo de ploriferação de bactérias e com um pouco de agua sanitária, acredito que para limpezas em geral não tem problema nenhum. agora gostaria de saber se tem como transforma-la em agua propria para beber.
    Caso souberem me ajudem nesta pesquiza.abraço

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Prezado Flávio: A forma de aplicação da água da chuva, face os recursos disponíveis atualmente, é realmente somente para limpeza. Leia as respostas dadas ao Matheus, à Suely e à Nana, que irão ajudar.

  19. francisco frança filho

    em

    :lol:adorei este cantinho muito legal aprendir muito obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuu

  20. Helen

    em

    Um espaço tão interessante…. Parabéns ao mediador!
    Trabalho cna Feira de Ciências do Colégio vandeirantes e o tema deste ano é “Água”.
    Muito útil o tópico.
    Abraços

  21. Helen

    em

    Correção: Bandeirantes

  22. Adão

    em

    quando falamos de água temos que ter muito cuidado porque é um bem precioso para todos nos, vamos dar mais valor para o meio ambiente e preservar nossas nascentes. eu trabalho na aréa de vigilância epidemiologica/e ambiental da qualidade da água para o consumo humano em CAPIM BRANCO.
    LEGA a pergunta do adriano. pena que muita gente não tem a mesma curiosidade dele.

  23. hermes

    em

    uma pergunta: e se pegassemos um pouco dessa agua da chuva, fervessemos, capturamos o vapor e congelamos, ela seria potavel?

    • Galaor Caraiba Russo

      em

      Caro Hermes: A água, alem de saciar nossa sede, transfere para o nosso organismo uma série de minerais muito úteis à nossa saude. A água destilada, em suas várias formas (inclusive da chuva) não possuem esses minerais e, portanto, não são indicadas como bebida.

  24. hermes

    em

    …esqueci de perguntar tambem: ouvi dizer que quando deixamos uma agua por um tempo parada num ambiente, o cloro (ou a amonia, no caso de agua de peixes de aquario) evapora, se eu misturasse essa ideia com o eu acabei de perguntar, haveria alguma alternativa pra tornar ela util pra beber?

  25. Vera

    em

    Tenho uma caixa d´agua de 1000 litros, e é bem fechada, onde capto agua da chuva, mas após alguns dias ela fica com mau cheiro, o que devo fazer para evitar isso, posso usar esta agua para regar a horta?

    Abraço e Obrigado

    • roza maria de oliveira

      em

      Vera eu tenho tres galões de 80 lts, primeiro eu deixo cair a primeira chuva, fazendo com que as telhas sejam lavadas, depois eu ponho um pano limpo nos galão e coloco embaixo da calha, depois que encher todos os galãos, eu despejo água sanitária na proporçao indicada, deixo aberto durante algum tempo, depois coloca a tampa, e pronto fica limpinha e cheirosa, então uso pra lavar roupas brancas, e dar de beber pros cachorros, e dura bastante tempo.

  26. A água da chuva, para se manter pura, deve ser filtrada e guardada numa cisterna enterrada a no mínimo 50 cms so nível do solo. Só assim ela fica protegida da luz e do calor, itens indispensáveis para desenvolvimento de bactérias. Vejam este filme:

  27. Rinaldo

    em

    Quando morava no interior nós, basicamente, dependíamos da água das chuvas. Mas a gente só guardava a água depois de algum tempo, pois antes o teto tinha que ser “lavado” e adicionávamos o hipoclorito de sódio, dosadamente. Decerto a água do subsolo tem mais minerais, mas com a água da chuva se consegue viver normalmente.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo