Podemos beber água da chuva? Ela é potável?

“Queria saber se a água da chuva é potável, se podemos beber água da chuva.”  Adriano Motta, ES

Olha, Adriano, isso depende do local de onde você está coletando a água da chuva. Em uma cidade grande, a chuva pode ter vários fatores contaminantes. No campo e nas florestas a água é naturalmente mais limpa. O que posso garantir é que não existe água de chuva pura, composta só de água, em nenhum lugar do mundo. Isso porque quando as gotinhas de chuva se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera ao redor. Assim, o coquetel chuvoso tem água, é claro, mas também partículas sólidas e gases que ficam em suspensão. No campo a chuva costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar, a água pode apresentar-se mais salobra. Nas cidades grandes, principalmente, é mais perigoso.

Uma cidade como São Paulo, pode conter na sua chuva: amônio (produzida em processos de decomposição), nitrato (resultante da emissão de óxidos de nitrogênio pelos escapamentos dos carros), sulfato (vem do enxofre lançados com a queima de combustíveis), ácidos fórmicos e acéticos (também liberados pelos carros).

Mas o pior, é que quando a chuva cai, muita sujeira vem junto nas gotas: minúsculos grãos de poeira e de fuligem ou até mesmo vírus e bactérias. Mas se por acaso você precisar MESMO beber água de chuva. Posso dizer que esses poluentes prejudicam muito mais o nosso sistema respiratório, assim, é pior respirar numa cidade poluída do que beber a água da chuva dela. De qualquer forma, evite esse coquetel, ok?

collecting-rain-water-with-hand

A água da chuva pode ser mais suja do que você pensa! Nas cidades mais poluídas a água da chuva vem acompanhada de dezenas de contaminantes.

————————————————————————————-