REMDESIVIR antiviral: O que é? Para que serve? Posso comprar?

REMDESIVIR: O que é? Para que serve? Posso comprar?

Para que serve Remdesivir? Todas as informações a seguir foram retiradas do site do fabricante do Remdesivir e de artigos científicos sobre a pesquisa experimental deste medicamento.

O que é e para que serve Remdesivir?

De acordo com a Gilead, fabricante americana do Remdesivir, esse medicamento é um antiviral experimental que se mostra eficiente contra viroses de alto impacto como EBOLA, MARBURG e doenças respiratórias como a MERS e a SARS.

Sua ação é exclusivamente para vírus de RNA e age impedindo a replicação do material genético viral.

Mesmo você já sabendo para que serve Remdesivir, saiba, também que o medicamento ainda não está licenciado ou aprovado em nenhum lugar do mundo.

Isso quer dizer que esse medicamento, está em fase de testes e, portanto, não pode ser adquirido em farmácias e sequer está disponível nos hospitais.

O remdesivir foi criado para combater o vírus ebola, mas não se mostrou eficaz para tal.

No entanto, apesar de suas falhas iniciais, o remdesivir mostrou-se mais eficaz contra SARS e MERS , e agora está sendo testado em novos ensaios clínicos como um tratamento potencial contra a COVID-19.

Veja nosso vídeo sobre o Remdesivir

Os últimos testes indicaram que o Remdesivir é medicamento antiviral mais promissor para o tratamento do novo coronavírus causador da COVID-19

Mesmo que o Remdesivir seja aprovado para uso, o fabricante ainda enfrentará desafios de produção e distribuição, pois o medicamento quase certamente estará em alta demanda.

O fabricante responsável pelo Remdesivir comunicou que ainda há muitas incertezas sobre esse medicamento e há possibilidades de que seus resultados sejam desfavoráveis.

Dessa forma, é possível que o remdesivir nunca seja comercializado.

De qualquer maneira, diversos artigos científicos [2] concluíram a eficácia do remdesivir em inibir a replicação dos vírus que provocam doenças respiratórias graves.

O medicamento é uma promessa contra as doenças como Covid, MERS e SARS e a autorização para testes já foram aprovadas.






  1. Gilead Sciences Initiates Two Phase 3 Studies of Investigational Antiviral Remdesivir for the Treatment of COVID-19. U.S. FDA Grants Investigational New Drug Authorization to Study Remdesivir for the Treatment of COVID-19
  2. US National Library of Medicine – busca por GS-5734 ou Remdesivir 
  3. Revisão profissional: Roberta Gondin – Farmaceutica