Algumas coisas não se compartilha nunca: Infectologista explica porque cada membro da família deve ter sua própria toalha de rosto

3173
Herpes simples herpes simplex

Muito se fala sobre o tempo de troca da toalha de banho, se pode ou não compartilhar com o companheiro. Contudo,  ninguém dá a devida atenção à toalha de rosto. Ela fica ali no canto do banheiro, perto da pia, não parece oferecer risco algum, já que é usada eventualmente pelos moradores da casa. O problema, é que vários patógenos podem ser transmitidas pela toalha. Aliás, a mais comum é oi vírus herpes simplex, popularmente conhecido como herpes simples.

Grande engano quem pensa assim! As toalhas de rosto, a saber, podem oferecer bem mais riscos do que a toalha de banho. De acordo com o infectologista Milton Lapchik, em entrevista ao site Minha Vida, a toalha de rosto também pode acumular bactérias e fungos por ficar úmida por muito tempo e, além disso, como é usada por várias pessoas, acaba tornando-se em um meio de transmissão desses microrganismos.

Na toalha de rosto, as pessoas enxugam suas mãos e rosto passando até próximo à boca quando escovam os dentes. Todo problema de pele contagioso pode ser transmitido de um para todos os membros da família. É possível contrair micoses, acne (sim, acne) e diversas dermatites.

Dentre todas as doenças, uma das transmissões mais sérias e comuns é a transmissão do vírus herpes simplex (HSV), causador da chamada “herpes simples” ou “herpes labial”. Está provado que esse vírus é encontrado ainda vivo em sabonetes, vaso sanitário e toalhas, apesar de não ser possível determinar com exatidão seu poder de infecção.

O que fazer: A dica é comprar toalhas para cada membro da família, com cores diferentes. Isso facilita a organização e evita trocas [e ainda dá para identificar e puxar a orelha de quem esquecer a toalha embolada em cima da cama!] Caso não seja possível, a melhor coisa é trocar a toalha de rosto todos os dias. Isso, dependendo da frequência de uso e do número de moradores da casa. Ao contrário da toalha de banho que pode ser trocada a cada 5 dias. Não tem outro jeito!

vix