Que estrago! Conheça os efeitos do aparelho ortodôntico personalizado em casa

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa

Agora virou moda principalmente, entre os adolescentes. Com o surgimento de elásticos e braquetes coloridos, muitos jovens acham “cool” usar aparelho dental. Outros acham que um tutorial no YouTube basta para montar seu aparelho ortodôntico caseiro e melhorar a aparência dos dentes. Eles colocam os aparelhos de qualquer jeito e em qualquer lugar. Nas redes sociais, postam como se põem os fiozinhos coloridos.

O pior, é que em muitas lojas de materiais médicos é possível comprar todas as peças necessárias para montar um aparelho ortodôntico em casa. Ao mesmo tempo, sites como o Mercado Livre disponibilizam um kit completo por menos de 200 reais. Assim, as pessoas estão comprando material ortodôntico (elásticos, borrachas e fios dentários) de forma irregular para personalizar seu aparelho caseiro.

O problema é que essa nova moda pode trazer sérios problemas alterando a mastigação devido a movimentos desnecessários sofridos pelos dentes. De acordo com o odontólogo Dr.Cláudio Miyake, presidente do conselho Regional de Odontologia de SP, em entrevista ao Fantástico, ao querer ficar na moda, existe o risco de danos irreversíveis à saúde bucal. Assim, pode haver perda óssea, os dentes podem ficar moles e terminar com a perda desses dentes. Além disso, este material para aparelho ortodôntico vendido nas ruas para procedimento caseiro não passa por fiscalização e pode causar alergias. Mas, a perda óssea, é sem dúvida a pior consequência.

Força mecânica milimétrica

Na opinião do Dr. Sylvio Fiuza, ortodontista, quando usamos aparelho ortodôntico, tem uma força ideal a ser aplicada. “Há um movimento ideal para fazer a correção, e isso quem conhece é o ortodontista. Ele, de certo, estudou muitos anos para tal“, completa.

Infelizmente, a moda vem atraindo cada dia mais adolescentes, mas muitos deles não sabem mas nossos dentes não são completamente fixados, eles possuem movimento e quando forçados saem do lugar e podem até desprender do osso. O aparelho ortodôntico caseiro força o movimentos dos dentes da mesma forma que o dentista faz. Só que o ortodontista faz movimentos estudados minuciosamente. Cada vez que a pessoa visita o consultório para fazer a troca dos elásticos e fios, o dentista faz ajustes milimétricos que já foram estudados. Todos estes movimentos dependem de um estudo das radiografias da boca do paciente, feitas previamente.

Pacientes periodontais, maior risco

O problema pode ser ainda mais grave quando a pessoa sofre de um problema periodontal e não sabe. A Dra. Luciana Marques, também ortodontista, em pacientes periodontais o tratamento ortodôntico pode certamente contribuir para a ocorrência de problemas dos tecidos de suporte. “A combinação de inflamação, forças ortodônticas e trauma oclusal pode produzir uma destruição mais acelerada dos tecidos de suporte“, disse. Não é proibido que pacientes periodontais use aparelho dental, contudo, deve ser feito de forma adequada.

Um estudo publicado na  Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial (1), deixa claro que os acessórios ortodônticos colados nas superfícies dentárias dificultam a higienização. Além disso, funcionam como retentores adicionais de placa bacteriana, levando a desmineralizações do esmalte. Isso pode causar manchas brancas, cáries dentárias e gengivites. Estes sintomas só poderão ser notados nas visitas periódicas ao seu dentista, sobretudo, o ortodontista.

Análise de um profissional

De acordo com a dentista Cláudia Garrido, em entrevista ao G1, essa “brincadeira” pode trazer riscos de intrusão, quando o dente é empurrado para o interior do tecido ósseo. Há também riscos de extrusão, quando ele é puxado para baixo e para fora do suporte ósseo. Ao mesmo tempo pode haver uma giroversão, quando o dente gira no próprio eixo.

Abaixo podemos ver alguns exemplos de aparelhos dentários com acessórios colocados de forma irregular, sem acompanhamento do dentista. Os comentários foram feitos pela Dra Cláudia, a pedido do G1.

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa
“Nesta foto, ele usou elástico ortodôntico, porém em posicionamento incorreto. Há união de dois ou mais elementos (dentários) através dos elásticos e sem o apoio do fio. Ele faz o trançado inclusive utilizando as aletas (ganchos dos brackets) de forma irregular. Isso pode alterar completamente a posição dos dentes e provocar giroversão, que é quando o dente gira no próprio eixo. É o mais propenso a ter problemas sérios.”

 

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa
“O que me chama atenção nesta foto não é nem tanto os elásticos no bracket. Mas o fio colorido que está sendo utilizado, que não é um fio usado em tratamento ortodôntico. Dá a impressão de ser um material plástico e maleável. Aí a força maior fica nos elásticos que têm apoio e suporte menor do fio. O fio usado em ortodontia é metálico e possui densidade e forças específicas. Esse não vai ter força de resistência adequada.”

 

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa
“O ferrinho duplo ou triplo também não é um fio adequado para ortodontia. Este é mais denso e parece mais plástico ou talvez um arame. E há quantidade excessiva de elásticos colocados nos brackets, que pode causar movimentação dentária irregular e perda óssea. Não tem como dizer qual a procedência do material, que pode gerar até reações alérgicas.”

 

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa
“Neste caso, o mais importante é saber a procedências dos elásticos. Porque este tipo de elástico existe disponível no mercado odontológico e não é irregular. O formato do elástico em si não tem problema. Há também em forma de flor, coração, naipes de baralho, além dos redondinhos convencionais.”

 

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa
“Este é uma novidade total para mim. Desconheço completamente este tipo de fio torcido para tratamento ortodôntico. Muito provavelmente é um fio de arame ou plástico. E a forma como foram colocados os elásticos também é irregular.”

 

Aparelho ortodôntico caseiro: o perigo do aparelho dental feito em casa
“Este é um elástico que chamamos de elástico corrente. Ela causa forma mais excessiva do que os redondinhos convencionais e precisa ter acompanhamento mais rigoroso. Causa movimentação dentária mais acentuada. Ele também é usado na ortodontia em casos específicos, quando (o dentista) quer fechar pequenos espaços entre os dentes ou para movimentações pequenas de um elemento dentário.”
fantastico  /  Bem Estar   Artigo científico: (1)