Não compre água mineral de vendedores ambulantes. Vídeo mostra o que alguns deles fazem

10338
Não compre água mineral de vendedores ambulantes. Vídeo mostra o que eles fazem

O Brasil é um país tropical. Assim, está sempre quente em alguma parte do país. É comum sairmos de casa e esquecermos de levar nossa garrafinha de água limpa e filtrada. Este é um vídeo de alerta a todas as pessoas que têm o habito de beber água comprada de vendedores ambulantes. O preço é sempre atrativo, afinal, onde podemos comprar uma garrafinha de uma boa marca de água mineral por apenas 1 real?

O DJ Anderson Diniz flagrou vendedores ambulantes coletando garrafas em lixeiras da rua e reutilizando para venda de água de torneira. O vídeo mostra claramente a ação e não há dúvida do crime. É de extrema importância que as pessoas divulguem esta informação. O vídeo foi postado no Facebook e já tem mais 40 mil compartilhamentos.

Veja o vídeo

O que pode acontecer?

Comprar uma garrafa de água mineral falsa pode colocar em risco sua saúde de várias formas. Há, contudo, vários agentes patológicos que podem ser transmitidos por meios dessas garrafas coletadas em lixeiras de rua e preenchidas com água de torneira, sem procedência. A saber, são inúmeros os contaminantes. Os patógenos são microrganismos como bactérias, vírus e parasitas, toxinas naturais, produtos químicos, agrotóxicos, metais pesados, etc

Conforme o informe técnico da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças (1) as principais doenças relacionadas à ingestão de água contaminada são: cólera, febre tifoide, hepatite A. Além de, doenças diarreicas agudas causadas com bactérias como Shigella, Escherichia, além de vírus como rotavírus. Há, ao mesmo tempo, a possibilidade de contaminação por parasitas como ameba e giardia.

A dica é sempre levar sua garrafinha de água quando for passar muito tempo fora de casa. Aliás, esse hábito precisa ser adquirido, principalmente, com crianças, idosos, doentes crônicos, que tem o sistema imunológico mais fraco. Ao comprar água mineral na rua, verifique o lacre.

Informe técnico: (1)