Curiosidades

Explicação evolutiva e fisiológica revelam porque os dedos enrugam quando ficamos muito tempo na água

Por que os dedos enrugam na água? Explicação evolutiva e fisiológica

Explicação evolutiva e fisiológica revelam porque os dedos enrugam quando ficamos muito tempo na água
3.7 (73.33%) 3 votes

“.. Sempre que vou a piscina ou demoro muito no banho a ponta dos meus dedos ficam enrugados. Isso me dá nervoso, e me faz sair da água logo. Por que os dedos enrugam na água? Tem explicação?” Luciano A

Luciano, não existe motivo para ficar assustado com essa reação do seu organismo. O fato de a pele enrugar não significa que existe algum problema. A pele é o maior órgão do corpo humano e não é menos importante do que todos os outros, pois é a primeira via de contato do corpo com o meio externo e uma de suas funções é a proteção contra agentes agressores como as bactérias. É um órgão muitíssimo ativo que passa por uma renovação constante.

A pele é formada por 3 camadas diferentes (epiderme, derme e hipoderme). Na epiderme (a camada mais externa), dentre outras estruturas, está presente a queratina, uma proteína também encontrada nos anexos dérmicos como as unhas e cabelos. Ela é responsável pela proteção contra a desidratação da nossa pele.




Ao contrário das outras áreas do corpo, a pele das palmas da mão e plantas dos pés são diferenciadas. Isso porque estas partes do corpo executam tarefas constantes (como caminhar, pegar coisas). Assim, nesta região a epiderme é muito mais espessa do que o resto do corpo. Tal espessura extra  é causada pela queratina que forma uma espécie de camada de células mortas na pele.

Leita também: Evolução e genética: Por que os índios brasileiros não têm barba e peito cabeludo?

Por causa disso, quando você mergulha na água, a maioria de sua pele parece normal, enquanto suas mãos e pés acabam parecendo ameixa enrugada. A queratina contida nas células mortas presentes ali absorvem água. Assim, como as camadas da pele não alteram, a derme (camada intermediária) permanece no seu estado normal. Ao mesmo tempo, a epiderme contendo a queratina encharcada com a água é impedida de se esticar para armazenar o volume de água absorvido, então esta se enruga para aumentar a área e conseguir comportar a água.



Culpa da evolução

Um estudo recente, no entanto, mostrou que o enrugamento dos dedos na água são muito mais do que o encharcamento da queratina. De acordo com os cientistas as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água. Por sua vez, essa, é uma reação controlada pelo sistema nervoso. Isso indica que existe uma função para tal reação que, provavelmente, é uma vantagem adquirida há milhares de anos. E a evolução não teria selecionado essa resposta se ela não nos conferisse algum tipo de vantagem. Para nossos ancestrais, ter dedos que agarram melhor objetos úmidos certamente teria sido uma vantagem na busca por alimentos em lagos e rios.

 scientificamericantodayifoundout


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. rideki

    em

    ah esse eu ja sabia!
    mas karlla, tou te dizendo
    a diferença é por causa mesmo da barba solar! pesquisa sobre as pessoas que quebram membros e ficam muito tempo com gesso, aí quando tiram, os pelos do lugar são grossos e em grande quantidade XD

  2. fabio

    em

    eu achei ridiculo está muito feio 👿 :angel:

  3. Lyvia

    em

    Olá, eu queria saber, se não for pedir muito, que referencia a sra usou ai… porque eu não achei em outros lugares sobre a queratina ter função de absorver água para proteger a pele.

  4. Rafael

    em

    Olá Karlla,

    Mas como fica a unha e os cabelos que possuem queratina tb? E qual a fonte?

  5. thaiana

    em

    Oi Karlla..

    Minhas mãos são grossas, parecem até mão de pessoas que trabalham como pedreiros etc.. o caso é que além disso, é só eu lavar louças ou lavar roupa, meus dedos criam bolhas e descascam todo fica horrível, por que será que acontece isso? é falta de alguma vitamina no organismo, ou alguma doença?

  6. ana caroline

    em

    muito legal esta pesquisa,eu achei muito interessante,adorei….

  7. bibisemlimite

    em

    e ate que o bagulho e manerinho mais o caso nao e esse e que a molecula que faz uniao com a queratina e dificilmente estudada pelos cientistas e isso e muito ruim porque ela e super importante e a queratina presisa d + dela entao o b2h dos vasos sanginios que sao os lunimus sao esquecidos e essa historia toda por causa dos cientistas que so estudam a queratina

  8. Olá Karlla,

    Você já viu esse artigo?

    http://rsbl.royalsocietypublishing.org/content/9/2/20120999

    (tem um podcast aqui também: http://www.youtube.com/watch?v=KG5HGQ3RvrE)

    Ele dá uma outra explicação pra esse processo. Segundo ele, esse é um processo controlado ativamente (pessoas com lesões nos nervos periféricos não enrugam os dedos). E o artigo levanta a hipótese que isso pode ter uma causa evolutiva: facilitar a “pegada” de objetos dentro da água (o que facilitaria a vida de ancestrais que passassem muito tempo em ambientes úmidos).

    Eu achei essa explicação muito bacana! 🙂

  9. Gustavo LP

    em

    Eu pensava que era por causa da osmose

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo