Você nunca viu algo assim: esta doença que faz com que as mãos pareçam “patas”, é uma manifestação severa de artrite


Olhando as imagens é algo assustador e parece até alguma daquelas doenças estranhas. Mas, na verdade, trata-se de um caso de artrite reumatoide em um grau absurdamente severo que recebe o nome de Artrite Mutilante.

Artrite mutilante é uma forma muito grave, mas rara de artrite, em que o osso e cartilagem nas articulações são destruídos, o que leva a uma deformação nas mãos e dos pés. Isso causa uma reabsorção óssea, onde o material ósseo é perdido ou destruído e que depois leva a um colapso do tecido mole.

Assim, o principal sintoma deste tipo de artrite é a Osteólise, ou seja, a destruição óssea levando a uma deformidade irreversível da parte afetada e perda da sua função. Normalmente afeta sobretudo as mãos, onde as articulações dos dedos vai sendo destruída progressivamente. Em alguns casos os dedos podem entrar em colapso telescópico.


É comum que essa doença esteja associada a psoríase (uma doença auto-imune que causa a inflamação da pele) ou a artrite reumatoide (inflamação crônica e sistêmica de vários órgãos, afetando especialmente as articulações). Osa casos extremos, como último sintoma a pessoa passa a ter apenas dedinhos recolhidos com excesso de pele, o que causa a impressão de que as mãos são patas de animais.

Nesta imagem temos a mão de uma paciente que tem artrite mutilante associada a Síndrome de Plumer-virson.

Os tratamentos mais usados são corticosteroides e medicamentos biológicos que estimulam a capacidade do sistema imunológico para combater a doença. Os tratamentos tópicos em forma de cremes e pomadas ajudam a aliviar as dores e em alguns casos somente a intervenção cirúrgica pode dar jeito nos sintomas.

 straig  / gastrointestinalatlas

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.