Homem só queria reformar sua casa, mas acabou descobrindo que 20 mil pessoas já viveram atrás da parede do seu porão

Esta história é absurdamente impressionante. Aconteceu em 1963, quando um homem que vivia  na região da Capadócia, na Turquia, decidiu fazer uma melhoria em sua casa. Quando derrubou uma parede do porão, fez uma descoberta espantosa.

Ele deu de cara com uma espécie de “sala secreta”, que levava a um túnel subterrâneo, e que, incrivelmente, se abria para uma cidade antiga completamente escondida: Derinkuyu. A cidade, tem 18 andares de profundidade e abrigou 20 mil pessoas, incluindo gado e suprimentos de comida.

Neles podem encontrar-se cisternas para armazenagem de azeite de oliva, armazéns de alimentos, cozinhas com sistema de dispersar fumaça de forma que não fosse notada na superfície, bares, poços de água, templos de culto, estábulos e até 52 tubos formando um incrível sistema de ventilação para que o ar entrasse e percorresse todos os níveis, até aos mais inferiores. A temperatura ambiente sempre gira em torno dos 13°C. A cidade, provavelmente, foi construído para proteger os moradores das guerras árabe-bizantinas ou de desastres naturais.

As capelas estão ornamentadas com inscrições gregas e em torno de 600 entradas permitiam que as pessoas saíssem e voltassem. Todas essas entradas eram fechadas por portas de pedra e cada andar podia ser fechado individualmente uns dos outros.

Assim que a cidade foi descoberta, o governo indenizou muito bem o dono da casa e tomou posse da impressionante cidade. Hoje, ela tem 8 níveis abertos à visitação. Já pensou fazer uma descoberta tão incrível durante a reforma da sua casa?

wikipedia / dailymail / greensavers