Proteínas: quais a principais fontes e porque elas são tão importantes para você

3230

É fundamental fazermos a ingestão de proteínas, pois promovem um importante desempenho das em nosso organismo. São responsáveis pelos papéis metabólicos, hormonais, celulares, imunológicos, enzimáticos, na formação de tecidos, entre muitos outros. As proteínas fazem outro papel que é de extrema importância para mantermos nossos músculos saudáveis, elas fazem toda a manutenção muscular. Não basta somente ingerir quantidades adequadas sem otimizar o desempenho e aproveitamento máximo, através de diversas funções em nosso corpo.

É certamente indispensável a ingestão de proteína para vivermos saudáveis. Nosso corpo é constituído praticamente de proteína, tudo é formado pela proteína e diversos processos em nosso metabolismo necessitam de proteína para poder funcionar perfeitamente bem. Independente de qual alimentação ou dieta você está acostumada a fazer, inclua proteína, faça variações do alimento, mas não deixe de consumir.

Conheça 4 boas proteínas que são facilmente encontradas e que você poderá variá-las em sua alimentação:

Frango

2015030917371254fe047902030

É uma fonte de aminoácidos importantes que necessitamos em nosso corpo. Há diferenças entre a coxa e o peito do frango, a quantidade de proteína é a mesma, mas o sabor muda por conter uma quantidade de gordura totalmente diferente. O peito do frango possui 54 g de proteína, ideal para equilibrar uma refeição saudável. Também produz 4 g de leucina que ajudam a manter a síntese proteica em nosso organismo. Prefira o peito do frango sem a pele e grelhado, a pele aumenta o tempo de preparo e possui uma quantidade de gordura que afetará sua dieta.

Ovo

Ovo-cozido-75-calorias

Principalmente a clara do ovo possui aminoácidos essenciais para o corpo. Possui também uma vitamina que se destaca muito que é a Riboflavina, a famosa Vitamina B2 (28% das necessidades diárias dessa vitamina são fornecidas em 100 g de clara de ovo). É muito importante para gerar energia e para a saúde dos cabelos, boca e olhos. A falta dessa vitamina em nosso corpo, poderá acarretar em problemas como inflamação na gengiva, úlceras na boca, ocasionando outros sintomas, além de prejudicar o metabolismo e dificultar o emagrecimento.

Carne Vermelha

Bife-grelhado-3

É uma fonte de proteína completa, possui os aminoácidos essenciais que fazem a manutenção da nossa massa muscular. É também fonte de zinco, ferro e creatina. Têm em 100 g de carne, em média, de 20 a 25 g de proteína necessária em nosso corpo. Escolha sempre a carne vermelha magra, pois possui menos gordura e não terá riscos em incluir em sua dieta.

Peixe

peixe-grelhado-1386951446393_956x500

Também é uma fonte completa de proteína, mas possui bem menos gordura e benefícios para nosso cérebro. Possui o famoso Ômega 3, que cuida da produção de hormônios naturais em nosso corpo, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda nosso cérebro a trabalhar melhor em nosso dia a dia. Além de possuir uma gama de outros ácidos graxos essenciais ao nosso organismo. O atum, a sardinha e o salmão fazem parte destas fontes completas de proteínas. Podemos encontrar em 100 g de peixe, aproximadamente, 20 a 25 g de proteína.

Mas não se esqueça que essas são só algumas opções de boas fontes de proteínas e há muitas outras que você poderá utilizar em sua alimentação. O portal FimPRO traz mais conteúdo sobre a dieta da proteina vale a pena conferir. Fazendo a ingestão correta de proteínas, seu organismo se manterá sempre em perfeito funcionamento. Também ajudará em seu processo de emagrecimento, trazendo saciedade e músculos firmes.

Separei uma super dica da minha amiga nutricionista Dr Elaine Moreira, onde ela mostra os perfis de alimentos ideais para cada uma de nós, veja o vídeo aqui.

Fonte:
Imagens: Reprodução/ superbeal/ salutemed/ exerciciosdeacademia/ noticias/ crafthubs