Vem problema por aí: NASA prevê um possível colapso da civilização nas próximas décadas

1591

Um estudo recente encomendado pela NASA destaca a possibilidade de que em poucas décadas a humanidade entre em colapso. Os principais motivos seriam a exploração desmedida de recursos naturais e o aumento da desigualdade na distribuição de renda no mundo.

Realizado pelo Centro Nacional de Síntese Socioambiental, esse estudo demonstrou que muitas civilizações com altos níveis de desenvolvimento entraram em colapso ao longo da história. Entre elas, se destaca a queda do Império Romano, confirmando que civilizações consideradas sofisticadas podem ser frágeis e ruir a qualquer momento.

Alguns fatores importantes o risco de colapso são: superpopulação, clima, água, agricultura. Outro fator importantíssimo é a desigualdade social. Atualmente a desigualdade está ligada ao consumo excessivo dos recursos naturais. A história é uma grande bola de neve, pois um alto consumo de recursos por parte das elites sociais priva as classes menos favorecidas, mas ao mesmo tempo, a elite é sustentada por trabalhadores e produtores das classes abaixo. Sem esses trabalhadores, toda a sociedade entraria em declínio. Nesse cenário, a tecnologia também pode ser uma grande vilã, já que auxilia a utilização rápida e desmedida dos recursos naturais.

tons-plastic-afloat-oceans

Mas então quais seriam as soluções para evitarmos esse colapso global? As soluções apontadas pelo estudo são a redução da desigualdade econômica, o que garantiria  uma distribuição de recursos mais justa, e diminuiria o consumo de recursos naturais e também o crescimento populacional. Melhorar a distribuição de renda e reduzir drasticamente o consumo de recursos é a única maneira de impedir o colapso do modelo socioeconômico ocidental atual.

Fonte: revistagalileu     Imagem: Reprodução/rt.com/kurdistantribune