Incrível: Veja como é a dentição de uma criança antes de perder os dentes de leite


Nossa dentição humana é muito mais interessante do que podemos perceber. Toda nossa dentição participa de um processo complexo de substituição dos dentes de leite pelos permanentes. As imagens abaixo mostram crânios de crianças com idade entre 4 e 6 anos e a situação na qual encontravam-se seus dentes na ocasião. Apesar de aparentar um certo desarranjo, a perfeição é indiscutível.

Algumas dessas imagens são do museu Hunterian, da Universidade de Glasgow, onde existe uma exposição de crânios de uma crianças onde é possível observar a dentição decídua (dentes de leite) e a permanente que está por vir.  O interessante é perceber que um emaranhado de dentes pode se tornar uma arcada dentária absolutamente normal. Isso também evidencia o quanto o organismo de uma criança está acelerado, em constante formação.

 

 

cranio-dentes-leite-permanentes
Imagem do museu Hunterian, da Universidade de Glasgow, onde existe uma exposição de crânios de uma crianças onde é possível observar a dentição decídua (dentes de leite) e a permanente que está por vir. Foto: odontoblogia
a_726_20140729120842-790631
O interessante é perceber que um emaranhado de dentes pode se tornar uma arcada dentária absolutamente normal. Foto: collegehumor
890e29cc4f21fcebef0dae344b6eec90
Apesar de aparentar um certo desarranjo, a perfeição é indiscutível. Foto:
Toda nossa dentição participa de um processo complexo de substituição dos dentes de leite pelos permanentes. Foto:
Toda nossa dentição participa de um processo complexo de substituição dos dentes de leite pelos permanentes. Foto:
Dentes-de-leite
Nossa dentição humana é muito mais interessante do que podemos perceber. Foto: apogeudoabismo


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.