Por que as lagostas são cozidas ainda vivas?

Texto de Raquel Costa – Bióloga

 “Por que as lagostas precisam ser cozidas ainda vivas? Elas não sentem dor?” (Angélica Junqueira)

Na verdade, existe outro modo de abater a lagosta antes de ser consumida, seria com golpes de faca entre os olhos e o cefalotórax. Bom, isso depende da questão de gosto. De qualquer forma golpeando o cefalotórax e cozinhando viva é igualmente cruel. O fato é que muitos restaurantes possuem grandes aquários, onde mantém lagostas vivas para serem escolhidas e cozidas ainda vivas, pois segundo alguns chefs de cozinha, esse modo tornaria a carne da lagosta muito mais saborosa, pois preserva a textura e o sabor da carne do animal.

Mas, que tipo de bicho é a lagosta?

As lagostas, são animais marinhos e pertencem à classe Malacostrada, ordem Decapoda, existindo atualmente quatro famílias Palinuridae, Scyllaridae, Polychelidae e Synaxidae. Possuem as antenas bastante longas, e urópodos em forma de leque. O corpo é revestido de espessa carapaça, possuindo tubérculos e espinhos, e algumas espécies podem chegar até 50 cm de comprimento. Se alimentam de outros animais mortos e também de moluscos e anelídeos.

lagosta1
Segundo alguns chefs de cozinha, esse modo tornaria a carne da lagosta muito mais saborosa, pois preserva a textura e o sabor da carne do animal. Foto: Reprodução/ogritodobicho

As lagostas sentem dor ao serem cozidas vivas?

De acordo com um estudo realizado pelo Journal of Experimental Biology,que abrangeu não somente as lagostas, mas os crustáceos em si, pôde ser observado  que esses animais sentem dor. O estudo envolveu a espécie Carcinus maenas (caranguejo-verde). Noventa caranguejos foram colocados em um aquário, com dois abrigos escuros, alguns caranguejos levaram choques elétricos. Os animais então foram submetidos mais duas vezes ao aquário, e assim os que já tinham levado choque evitaram o abrigo escolhido anteriormente. Esses animais então, aprenderam a evitar certo ambiente, para que não pudessem sentir dor.

Apesar do estudo, a discussão ainda não teve fim, pois muitos outros pesquisadores afirmam que as lagostas, assim como outros crustáceos, não sentem dor pois seu sistema nervoso é simples. A questão envolve não somente fins éticos, mas também a economia, já que lagostas são consideradas iguarias da mais alta gastronomia, e se comparados com outros animais como os mamíferos, não usufruem de proteção, como em Pesquisas científicas realizadas com essas espécies que não precisam passar pela aprovação de uma comissão de ética que avalie os cuidados com esses animais.

REL7
De acordo com um estudo realizado pelo Journal of Experimental Biology,que abrangeu não somente as lagostas, mas os crustáceos em si, pôde ser observado que esses animais sentem dor. Foto: Reprodução/livingwinsomely

 

Fonte: ScienceDaily, Veja.com.