Revelando segredos: grande parte da cereja em calda que tem por aí é feita de chuchu… eca!

Verdade! Grande parte das padarias e confeitarias utilizam “chuchurejas” em suas receitas e a explicação é obvia: chuchu é mais barato do que cerejas legítimas. Mas antes de generalizar, vamos deixar claro aqui, que muitos vidrinhos de cerejas comprados no supermercado e muitas confeitarias, realmente contém cereja ao marasquino verdadeira. Portanto, não se desespere!

Mas que história é essa?

Pois é, a verdade é que grande parte das cerejas que temos por aí (em bolos, doces e no self service do sorvete) são na verdade bolinhas de chuchu. O chuchu quando cortado no formato de bolinhas tem um textura bastante parecida com a da cereja de verdade. Além disso, o chuchu praticamente não tem gosto e qualquer sabor que se misture a ele é bem aceito.

Assim é fácil, culinaristas inclusive se especializam na arte de transformar o chuchu em cereja. Segundo a Superinteressante o passo a passo é o seguinte:

1. Cozinhe o chuchu até ficar al dente. Em seguida retire bolinhas do legume com um instrumento chamado “boleador”.

2. Jogue as bolas em água com cal virgem culinária, que deixa a comida firme por fora e macia por dentro. Desligue ao ferver e espere 3 horas.

3. Despeje as bolinhas em calda quente de groselha. Deixe no fogo brando. Quando descerem, apague o fogo e retire-as da calda.

4. Jogue um copo de açúcar na calda e ferva-a. Despeje as bolinhas e apague o fogo. Quando a calda esfriar, acrescente licor marasquino.

IMG_1048-800x597
Grande parte das padarias e confeitarias utilizam “chuchurejas” em suas receitas e a explicação é obvia: chuchu é mais barato do que cerejas legítimas, Foto: Reprodução/horadacomida

Bem, na verdade segundo o INMETRO as marcas de vidrinhos de cereja que estão disponíveis para o consumido nunca foram testados. A Anvisa diz que só analisa alimentos que concebam risco alimentar, indicados como causadores de intoxicação ou que possuam ingredientes nocivos não especificado na embalagem. Não é o caso da “chuchureja”. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, garante que vender um produto anunciando outro é crime e substituir cereja  por chuchu  pode resultar ao fabricante, sérios problemas com a justiça.

Na dúvida, veja se a suposta cereja que vc comprou tem caroço. Se tiver é cereja mesmo. Mas se for do tipo descaroçada verifique se as bolinhas têm a concavidade em que antes ficava o caroço. Se não tive você comprou chuchureja!

2013-06-26-08.11.11
O chuchu quando cortado no formato de bolinhas tem um textura bastante parecida com a da cereja de verdade. Além disso, o chuchu praticamente não tem gosto e qualquer sabor que se misture a ele é bem aceito. Foto: Reprodução/leonildaphotmailcom
Fonte: super