Você já viu a Doença do homem elástico? [vídeo]

Você consegue everter as pálpebras superiores? Consegue tocar o nariz com a língua? Pode dobrar o punho e polegar até ao antebraço? Também pode chegar ao umbigo com o braço por trás das costas? Se você consegue fazer tudo isso, você pode ter uma forma branda da “Doença do homem elástico”. Uma doença rara conhecida como “Síndrome de Ehlers-Danlos” ou “Cutis elástica” causada por um defeito na síntese de alguns tipos de colágeno.

Pessoas com essa anomalia possuem um aumento acentuado da mobilidade nas articulações e da elasticidade da pele. O resultado é a capacidade de dobrar as articulações até um nível assustador que causaria fraturas ou dor em pessoas normais. Além disso, podem esticar a pele com muita facilidade devido à sua frouxidão excessiva.

Em pessoas normais, o colágeno constitui a matriz extracelular do tecido conjuntivo e é responsável, principalmente, pela força física da pele, articulações, músculos, ligamentos, vasos sanguíneos e órgãos viscerais. Quem herdou a Doença do homem elástico, possui um colágeno anormal e isso torna as estruturas do corpo literalmente elásticas.

Os primeiros sinais da doença investigados pelo médico são justamente as “brincadeirinhas” de facilmente everter a pálpebra, tocar o nariz com língua sem muito esforço e dobrar o punho e polegar até ao antebraço sem sentir dor ou incômodo. É claro que ninguém procura o médico por conseguir fazer isso. Geralmente as raras pessoas são diagnosticadas por apresentarem sintomas mais severos como desordem do controle e força muscular, manchas roxas causadas do equimose, presença de cicatrizes devido a fragilidade cutânea e outras.

Não existe tratamento. É uma doença hereditária que atinge tanto homens quanto mulheres de forma dominante ou recessiva e está ligada ao cromossomo X. Existem cerca de dez tipos desta doença, mas os tipos I e II são os mais comuns e envolvem deficiência dos colágenos tipo I e IV afetando principalmente a pele.

No passado pessoas com essas doenças eram personagens de circo de horrores, junto com mulheres barbadas (Insurtismos) e homens macacos (Hipertricose Lanuginosa Congênita). Hoje, o inglês Garry Turner (fotos e vídeo) está no livro dos recordes como o homem com a pele mais elástica do mundo.

1277026450

Ehlers-Danlos-Syndrome-6

Homem-com-a-pele-mais-elástica-do-mundo_2

talentos_2

Ehlers-Danlos_thumb

 

Fonte: Centro Hopitalar de Coimbra e Infoescola