Animais têm tipo sanguíneo como nós?

6522

“O tipo sanguíneo dos animais é igual ao nosso? Ou eles não têm tipo sanguíneo?” (Ana Paula Batista)

 Nem uma coisa nem outra, Ana Paula. Os animais possuem sim tipos sanguíneos, mas diferentes dos nossos. Primeiro vamos entender o que é o tipo sanguíneo.

O tipo sanguíneo é determinado pela presença (ou ausência) de antígenos na superfície das hemácias. Os antígenos são capazes de induzir a produção de anticorpos específicos contra eles, mas só quando o corpo não é capaz de reconhecer os antígenos em questão.

Os primeiros antígenos descobertos foram o A e o B, dando origem ao Sistema ABO (ou Grupo ABO). Quem tem o antígeno A, é do tipo sanguíneo A, (o mesmo vale para o tipo B), quem tem os dois antígenos, A e B, é do tipo AB, e quem não tem nenhum dos dois antígenos é do tipo 0 (zero mesmo), que passou a ser lido como a letra O. Até o momento presente, são conhecidos 30 sistemas sanguíneos humanos, com mais de 250 antígenos! O Sistema ABO e Sistema Rh são os mais conhecidos e importantes em transfusões porque são os mais reativos quando em contanto com um tipo sanguíneo incompatível, podendo resultar em morte.

Os animais também possuem antígenos nas hemácias, formando os seus sistemas sanguíneos. Nos cães são conhecidos 8 sistemas sanguíneos, chamados de DEA (Dog Eritrocyte Antigen). Os gatos possuem apenas um sistema sanguíneo, chamado AB (que nada tem a ver com o nosso). Em equinos são conhecidos 7 sistemas, em bovinos 11, em ovinos 7 e suínos 16. Portanto, os animais podem sofrer reações transfusionais graves ao receber um sangue incompatível assim como nós.

406263_351804244848253_76202655_n
Nos cães são conhecidos 8 sistemas sanguíneos, chamados de DEA (Dog Eritrocyte Antigen). Foto: Reprodução/clubedosanimais

 

 

Fonte: arquivo, ufrgs e scielo