É verdade que os cães pequenos vivem mais que os grandes?

“Por que os cachorros grandes vivem menos? Quanto maior, menos vivem?” Rejane Porto

Infelizmente isso é mesmo verdade. Todas as raças de cães são da mesma espécie, ainda que a raça sejam diferentes. Os cães grandes vivem quase 40% menos que os pequenos. Os veterinários dizem que quase 40% dos cães de raças pequenas tem expectativa de vida de mais de 10 anos, mas apenas 13% dos cães de raças grandes chegam a viver tanto tempo.

Um cachorro pequeno como um Poodle Toy viverá 10-12 anos. Mas raças dos grandões como os dinamarqueses já são considerados idosos em 6-8 anos e qualquer raça gigante com peso superior a 100 quilos está nessa faixa. Geralmente um cão idoso, seja raça pequena ou gigante, desenvolve doenças renal e cardíaca, bem como várias questões estruturais, incluindo ossos e doenças musculares. Estudos estatísticos também mostram que as fêmeas tendem a viver um pouco mais que os machos.

Vale a pena também relacionar o tempo de vida com a questão da saúde. Acredita-se que o cão maior, tende a sofrer mais com desgastes ósseos, problemas no aparelho digestório e circulatório e com o desenvolvimento de doenças como o câncer. Aqueles que crescem mais possuem mais possibilidade de proliferação de células anormais. Os cães de raça vêm com um histórico de doenças que pode diminuir até anos de sua vida. Algumas doenças são específicas apenas de determinadas raças, por exemplo, os boxers, golden retrievers e Rottweilers, têm taxas elevadas de câncer que matam os animais muito mais cedo que o previsto. Já os chamados “Vira-latas” não passaram pela endogamia, ou seja, não ocorre acasalamento entre indivíduos aparentados, o que deu a eles uma grande vantagem na expectativa de vida por serem considerados mais saudáveis do que os cães de raça pura.

Cães-maiores-vivem-menos
Acredita-se que o cão maior, tende a sofrer mais com desgastes ósseos, problemas no aparelho digestório e circulatório e com o desenvolvimento de doenças como o câncer. Foto: Reprodução/dti
Veja a lista abaixo e descubra qual a expectativa de vida do seu cão.

Yorkshire terrier – 12 a 15 anos

Cão de pastor alemão – 10 a 14 anos

Golden retriever – 10 a 12 anos

Beagles – 12 a 14 anos

Boxers – 11 a 14 anos

Dachshunds – 12 a 14 anos

Buldogues – 10 a 12 anos

Poodles – 10 a 15 anos

Shih Tzu – 11 a 15 anos

Schnauzer Miniatura – 15 anos ou mais

Chihuahuas – 15 anos ou mais

Pomeranos – 13 a 15 anos

Rottweilers – 10 a 12 anos

Pugs – 12 a 15 anos

Alemães ponteiros de cabelos curtos – 12 a 15 anos

Boston Terriers – cerca de 15 anos

Doberman Pinschers – 10 a 12 anos

Shetland Sheepdog – 12 a 14 anos

Maltês – 15 anos ou mais

 

Fonte: Dr. Pet e InsideScience

Com colaboração de Marchiori Angelo