Ilhas Salomão: Onde parte da população negra tem cabelos loiros naturais!


Parece montagem ou que os cabelos dessas pessoas são descoloridos, mas não é. Cerca de 10% da população nativa, de pele negra das Ilhas Salomão possuem cabelos naturalmente loiros. Os habitantes locais diziam que os cabelos loiros eram resultado da excessiva ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Até pouco tempo acreditava-se que era uma herança genética de ancestrais distantes como mercadores europeus que por muitas vezes passavam pelas ilhas deixando descendentes.

Mas recentemente descobriu-se que a variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus. Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos publicaram recentemente na “Science” os resultados da pesquisa. Foram analisadas amostras da saliva de mais de mil insulares, com atenção especial para um subconjunto de nativos de cabelos naturalmente loiros.

O gene é o TYRP1, o responsável por codificar uma enzima que age fortemente na pigmentação dos humanos. Acredita-se que durante as migrações humanas, algumas tribos se dirigiram para o norte, indo para a região onde hoje é a Europa. Estes povos expressaram o gene TYRP1, o que acabou lhes conferindo cabelos loiros. Entretanto, algumas pessoas das Ilhas Salomão, muito longe da Europa, apresentam cor de cabelos aloirados também, apesar da pele escura.

 Um estudo sobre essas pessoas revelou que elas evoluíram de forma diferente dos seus primos Europeus. Ao que parece, o gene responsável pelo cabelo loiro das pessoas das Ilhas Salomão não é exatamente o TYRP1 que ocorre nos europeus. Cerca de um quarto da população das Ilhas Salomão é portadora da mutação em seus genomas, mas como ele é recessivo, não aparece logo de cara, pois para que um gene recessivo seja expressado, são necessários dois deles. Os pesquisadores acreditam que a mutação que ocorre nos nativos das Ilhas Salomão pode ter surgido entre 5.000 e 30.000 anos atrás.

 negros-com-os-cabelos-loiros-1

população-das-Ilhas-Salomão-tem-o-cabelo-loiro


salomão2

meninos-negros-e-loiros

Fonte: Revista Afro e Ceticismo.net

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.