Por que os olhos ficam vermelhos nas fotos?

“Toda foto que eu tiro meu olho fica vermelho. Isso é algum problema de saúde?” Eliara Freitas

Eliara, esse não é um problema de saúde e garanto que não é sempre seus olhos ficam vermelhos nas fotos. Isso porque, essa reação é resultado do reflexo do flash na nossa retina. Isso significa que para os olhos ficarem vermelhos é preciso estar usando flash na sua máquina.

A retina é uma membrana que temos nos olhos que é responsável pela formação de imagens que conseguimos ver. É como se fosse uma tela onde se projetam as imagens. Na verdade nossa retina retém as imagens e as leva para o cérebro pelo nervo óptico através de impulsos elétricos. Quando uma foto com flash é feita, a luz que sai da câmera entra nos olhos passando pela córnea e pelo cristalino até chegar ao fundo do olho e alcançar a retina. Essa luz bate e retorna para fora, refletindo a coloração vermelha da retina, que é assim devido fluxo de sangue intenso neste local.

Este efeito, no entanto, não aparece em todas as fotos com flash que tiramos. Ele só acontece se a pessoa tiver com o olhar bem para frente da câmera, que favorece um ângulo ideal para que a luz chegue à retina e volte direto para a lente.

olhos-vermelhos
O olho vermelho é um reflexo da retina!

FONTE