Animais

5 revelações íntimas dos animais

Cracas: 50 vezes maior



As cracas são crustáceos que escolhem substratos rochosos, fundos de barcos ou a outros animais para se fixarem por toda a vida. São animais sésseis que nunca saem do lugar. Para reprodução o macho conta com um super-órgão genital nada mais nada menos 50 vezes maior que o seu corpo. É considerado um dos animais com o maior órgão genital do reino animal, em relação ao comprimento do corpo. Etaaaa!!

800px-Semibalanus_balanoides_upernavik_2007-07-05

Craca da espécie Semibalanus balanoides. Cracas podem ter o órgão sexual 50 vezes maior que o corpo. Foto: Reprodução/wikipedia



 

Pato argentino: do tamanho do corpo

Um pato de um lago argentino pode até ser pequeno, mas o macho tem humildemente o maior órgão genital que qualquer outra espécie de ave. Com cerca de 40 cm do bico até a cauda, o órgão genital em forma de espiral mede normalmente a mesma medida quando está esticado. Especialistas garantem que os patos são promíscuos e o órgão genital longo pode ser uma adaptação evolutiva para que os machos se tornem mais atraentes para as fêmeas e inclusive pode ser usado como um “laço” para prender a fêmea que não quiser copular. Medo!



2gn

O pato-argentino tem humildemente o maior órgão genital que qualquer outra espécie de ave. Foto: Reprodução/pikabu

Lesmas bananas: é corpo ou órgão genital?

O nome já diz tudo: Dolichyphallus significa órgão genital gigante. Não é pra menos, essas lesma um tanto simpáticas medindo de 15 a 8 cm possuem um órgão genital de 15 a 8 cm, ou seja, do mesmo tamanho! Elas são hermafroditas, por isso duas lesmas tentam fecundar uma a outra. Para a cópula funcionar bem, é preciso que as lesmas tenham praticamente o mesmo tamanho, caso seja calculado errado, o órgão genital pode ficar preso para sempre! Nossa!!!

essas lesma um tanto simpáticas medindo de 15 a 8 cm possuem um órgão genital de 15 a 8 cm, ou seja, do mesmo tamanho! Foto: Reprodução/biocurioso

essas lesma um tanto simpáticas medindo de 15 a 8 cm possuem um órgão genital de 15 a 8 cm, ou seja, do mesmo tamanho! Foto: Reprodução/biocurioso

Argonautas: sacrifício sexual

Esse bichinho já é estranho por si só. Os machos e fêmeas são muito diferentes. Enquanto os machos crescem apenas 2 cm, as fêmeas medem mais de 10 cm e crescem envolvidas por uma espécie de concha protetora. O fato mais assustador é que no momento da cópula o macho produz uma massa de espermatozóides em um dos seus tentáculos. Quando encontra sua fêmea, o órgão genital se solta do macho para nadar sozinho até a fêmea. Por muito tempo, esse órgão genital nadador foi considerado um parasita pelos pesquisadores. Incrível!

21_4Lg

Por muito tempo, esse órgão genital nadador foi considerado um parasita pelos pesquisadores. Foto: Reprodução/designmuseum

Mosca da fruta: maior espermatozoide 

O maior espermatozoide do mundo animal não é do elefante, nem da baleia é de uma mosca! As Drosophilas (mosca-da-fruta) da espécie Drosophila bifurca tem um espermatozoide que quando está desenrolado mede nada mais nada menos que 5 cm que mais ou menos 1.000 vezes maior que o espermatozoide humano. Por esse tamanho todo são produzidos em apenas algumas dezenas e os testículos da mosca pesa cerca de 10% do seu peso total. Afff!!!

As Drosophilas (mosca-da-fruta) da espécie Drosophila bifurca tem um espermatozoide que quando está desenrolado mede nada mais nada menos que 5 cm. Foto: Reprodução/taringa

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


13 comentários

13 Comments

  1. daniel

    em

    É o mundo animal é realmente impressionante

  2. Hanah Ceres

    em

    “As Drosophilas tem um espermatozóide que quando está desenrolado mede nada mais nada menos que 5 cm”
    Mas como assim?? Não seria 5mm ? .-.
    Acho que centímetros é muita coisa…rs

    • Jabez Emmerich

      em

      é verdade se não o espermatozoide dela seria maior que ela mesmo, o pênis pode até ser mas o espermatozoide acho meio impossível!

    • Rodrigo F.

      em

      Não sei sobre a veracidade do seu questionamento, no entanto nosso sistema digestivo devidamente “dobrado” chega a ter até 10 metros, suponho então, que a depender da compactação é possível chegar neste tamanho depois de desenrolar, porém ainda acho bastante grande para um espermatozoide.

      • Daniel

        em

        E nossos 46 cromossomos de uma única célula, quando tem seu DNa todo desenrolado, tem quase 2 metros e cabe tudo dentro do núcleo de uma célula!

  3. Sissym

    em

    Socorro…. esses bichos são realmente uns monstros! kkkkkkkkkkkk
    Contudo, a natureza é surpreendente e apresenta meios para que cada especia possa continuar a sua existencia no nosso planeta indomavel.

    Bjs

  4. Geh

    em

    As lesmas bananas são surpreendentemente estranahs, lol, alem de serem hemafroditas podem ficar presas umas as outras, ja pensou se rolase em humanos?nussa.l

  5. Blablablá

    em

    Muito louco!

  6. Blablablá

    em

    Adorei!!!

  7. lumayra

    em

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Bertha

    em

    Qual o nome da especie em “Argonautas: sacrifício sexual” ?

  9. vivo

    em

    desculpe eu posso estar cometendo um equívoco.
    Mas foi citado acima um espermatozoide de cinco cm(centímetros)
    leve em conta que temos uma mosca como reprodutora do mesmo..
    Se vocêé una mulher perceba que seu dedo mínimo na nao é menor que isso

    • Jess

      em

      “…têm um espermatozoide que, quando está desenrolado, mede nada mais, nada menos que 5 cm” – QUANDO ESTÁ DESENROLADO. 😉

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo