Conheça os bichos das nossas notas!

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!

Usamos dinheiro constantemente e, muitas vezes, nem reparamos nos detalhes presentes nas notas e nas moedas. Muita gente nunca se ligou e nem sabe quais são os animais que aparecem nas notas de Real. Por isso, estamos mostrando abaixo a história desses bichos que representam nosso dinheiro e porque eles foram escolhidos para tal homenagem.

UM REAL: Beija-flor-de-peito-azul

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
Desde 2005, as notas de um real deixaram de ser fabricadas.

Desde 2005, as notas de um real deixaram de ser fabricadas. Mas, até então, nelas aparecia o beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea) uma ave da família Trochilidae, é um dos menores beija-flores. Embora, muito ativo e briguento. Assim como outros beija-flores é um dos principais agentes polinizadores de várias plantas, inclusive de algumas bromélias ornamentais e plantas introduzidas. É territorial e visita bebedouros e flores em horários regulares. Explora até mesmo flores de plantas rasteiras, voando muito baixo para tal.

DOIS REAIS: Tartaruga-de-pente

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais.

A tartaruga-de-pente  (Eretmochelys imbricata) é uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais. Espécie criticamente ameaçada de extinção devido a caça indiscriminada, possui carapaça medindo entre 80 e 90 cm de comprimento se seu casco pode ser utilizado para confecção de diversos utensílios. Tem como habitat natural recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas. .

CINCO REAIS: Garça-branca-grande

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
A garça-branca-grande (Ardea alba, sinônimo Casmerodius albus), é uma ave da ordem Pelecaniformes.

A garça-branca-grande (Ardea alba, sinônimo Casmerodius albus), é uma ave da ordem Pelecaniformes. É comum à beira dos lagos, rios e banhados. Foi muito caçada para a retirada de egretas – penas especiais que se formam no período reprodutivo – para a indústria de chapéus para mulheres. Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo!  Pode ser encontrada em todo o Brasil.

DEZ REAIS: Arara-vermelha

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
A arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) é uma ave da família Psittacidae.

A arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) é uma ave da família Psittacidae. Não é considerada como sendo ameaçada embora tenha desaparecido de lugares onde antes era comum. Foi localmente extinta de lugares que ocorria antigamente, como no Espírito Santo, boa parte da Bahia e possivelmente o norte do Rio de Janeiro. Gosta de se alimentar do fruto do buriti e coquinhos.

VINTE REAIS: Mico-leão-dourado

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie de primata endêmica do Brasil.

Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie de primata endêmica do Brasil. São animais diurnos e muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Possuem comportamentos sociais muito semelhantes a de outros primatas. É relativamente livre de ectoparasitas, provavelmente devido à catação, tanto social, quanto solitária..

CINQUENTA REAIS: Onça Pintada

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas.

A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.Está ameaçada de extinção e seu número está em queda. As ameaças à espécie incluem a perda e a fragmentação do seu habitat. Embora o comércio internacional de onças ou de suas partes esteja proibida, o felino ainda é frequentemente morto por seres humanos

CEM REAIS: Garoupa

Quais são os animais das notas de Real? Conheça melhor esses bichos!
A garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe que pertence à família Serranidae.

A garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe que pertence à família Serranidae. É um peixe muito comum no sudeste do Brasil. Se alimenta basicamente de peixes menores e crustáceos. Uma característica curiosa dessa espécie é que as garoupas são hermafroditas,  nascem como fêmeas e se tornam machos por volta dos nove ou dez anos de idade. Podem atingir até 120 centímetros de comprimento e há registros de animais com 50 anos de idade. Infelizmente, muitas não chegam tão longe devido à pesca indiscriminada. Aliás, por demorar até poder se reproduzir e ser muito apreciada na culinária mundial, a garoupa está ameaçada de extinção.