Esse bicho é desse mundo?


Esse bicho é tão estranho que não dá pra identificar se está sofrendo metamorfose, se é uma aranha diferente ou um inseto extraterrestre. Posso garantir que não nada disso… Este é um lindo exemplar da forma jovem de uma mariposa. Ou seja, é uma lagarta.

Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e do gênero Phobetron. É um bicho muito diferente. Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado. Além disso, o corpo é todinho peludo. Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação. Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas. A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.

São totalmente fitófagos e adoram comer folhas de figueira, cajueiro, macieira e outras. Por causa destas características é também chamada de Lagarta-aranha (e parece mesmo com uma), lagarta-macaco e em inglês são chamadas de Hag-moth, que significa “mariposa bruxa”.


phobetron-1
Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e do gênero Phobetron.
8328456582_be6e4fbe7f_z
Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado.
STP81465
Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação.
108692
Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas.
monkey-slug-cocoon
O casulo parece uma sementinha…
3Z2R3ZKRYZSRCZFLAL5RZHQRJZQRDZ7RWL7R2LXRNLKROZSRCZKR2L0RHH2R0H6ROL0ZLHERQH2RHH
A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.

O adulto é lindão, né?

————————————————–

Festival de lagarta_aranha por todo Brasil..


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.