Por que a vaca está sempre mastigando?

A vaca está sempre mastigando. Parece que ela fica pelo menos meia hora com o mesmo capim na boca e nunca engole. Que coisa nojenta! Por que elas estão sempre mastigando? DÚVIDA DE CIDINHA

É verdade Cidinha. As vacas estão sempre mastigando. Não só as vacas como também os bois, veados, girafas, camelos, lhamas entre outros. Esses animais são ruminantes.

Os ruminantes são aqueles em que a digestão possui duas estapas. Na primeira etapa, ainda no pasto, eles engolem o capim quase sem mastigar. Depois, em repouso, regurgitam o alimento em pequenas porções de volta à boca e fazem uma remastigação, para, em seguida, engolir definitivamente. Os ruminantes possuem um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado esse processo meio “nojento”.

Acredita-se que a vaca (e os outros ruminantes) desenvolveram este hábito de forma instintiva. Em campo aberto, animal estaria mais vulnerável ao ataque de predadores e, por isso, tem que comer rapidamente. Somente quando vai para um lugar mais seguro é que ele termina a digestão do alimento. Na primeira fase da digestão, o capim segue direto para o rúmen (o primeiro e maior compartimento). Lá, é quebrado para produzir aminoácidos e vitaminas.

Na segunda etapa, o alimento volta à boca, graças a movimentos de contração do rúmen e do retículo, cavidade que ajuda a empurrar o alimento para fora. O animal, então, mastiga como se mascasse um chiclete por muito tempo. Depois, o capim retorna ao rúmen, é fermentado e passa por outros dois compartimentos: o omaso, onde o excesso de líquido é absorvido, e, por fim, o abomaso, onde ocorre a digestão química do alimento.

cow_thumb

Por passarem horas mastigando, as vacas salivam muito. São quase duzentos litros de saliva por dia. Por causa disso, a vaca bebe cerca de 80 litros de água todos os dias.

———————————–

FONTE: MUNDO ESTRANHO, CHKIDS