Você sabe por que o bebê chora ao nascer?


“O bebê sempre chora ao nascer? Por que?” Betânia Maria


É uma pergunta intrigante, não é Betânia? Na verdade o choro do bebê ao nascer não é causado pela fome e muito menos por manha. Aquele primeiro chorinho tem a função de adaptar a respiração e a circulação sanguínea do bebê para o ambiente externo. Isso porque enquanto está no útero, o bebê possui um tipo de circulação e de comportamento pulmonar. O pulmão tem líquido amniótico. Após nascer é preciso uma pressão para expandir os pulmões, feita por meio do choro.

Essa diferença de pressão dá início à respiração e, ao mesmo tempo, altera a anatomia cardíaca, transformando a circulação sangüínea fetal no modelo de circulação de um adulto. Em poucos minutos, o bebê já está adaptado à vida fora do útero da mãe, respirando normalmente. É uma dinâmica muito intensa e até dolorida, mas que dura pouco tempo.

Os bebês choram ao nascer para adaptar a respiração ao novo ambiente! Foto: Reprodução/rnemrede

——————————————————-


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.