Usar água oxigenada em feridas e machucados prejudica a cicatrização, segundo cirurgiã plástica

Usar água oxigenada em feridas e machucados prejudica a cicatrização

Embora a água oxigenada já tenha sido amplamente usada na desinfecção de feridas e machucados no passado, hoje muitos médicos abandonaram o uso desse produto. Acredita-se que água oxigenada prejudica a cicatrização.

Mas por que a água oxigenada é usada nas feridas? O uso dela é para assepsia de ferimentos, pois o processo de desprendimento do oxigênio instável da solução acaba matando grande parte das bactérias anaeróbicas (aquelas que precisam de ambientes anóxidos, sem oxigênio). Com tanto oxigênio elas acabam não resistindo.

Ela pode fazer mal

De acordo com a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo, a água oxigenada agride quimicamente a ferida. Acontece que esse produto atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte.

A água oxigenada rouba elétrons da proteína que recupera a pele. Quando temos um ferimento acontece, os fibroblastos começam a fabricar moléculas de colágeno, proteína resistente que vai ajudar na cicatrização do ferimento. O que acontece é que em contato com o ar e com o ferimento, a água oxigenada produz radicais livres. Isso quer dizer que ela produz átomos que roubam elétrons alheios para se manter em equilíbrio. Em um ferimento, os radicais acabam roubando elétrons justamente dos átomos das moléculas do colágeno e, assim, atrapalham a cicatrização.

Quando ela deve ser usada

A dermatologista Dra. Núbia Rosseti, explicou que a água oxigenada só deve ser usada em feridas infeccionadas e quando os ferimentos foram feitos por objetos enferrujados. Mas com muita moderação. O produto vai ajudar a matar os micro-organismo presentes em um machucado infeccionado. No entanto, a médica pede muita moderação, porque a água oxigenada prejudica mesmo a cicatrização, apesar do seu poder antisséptico.

super