Estudos e pesquisas

Comprovado através de estudo científico: salsichas estão matando crianças de até 5 anos há décadas e ninguém divulga isso

salsichas-estao-matando-criancas-de-ate-5-anos-ha-decadas-e-ninguem-divulga-isso

A salsicha é sem dúvida um dos alimentos que as crianças mais pedem. Além disso, o preparo é rápido e, por muitas vezes, a mãe, na correria do dia a dia, opta por fazer o lanchinho usando salsicha. Fácil de cozinhar, fácil de comer, gostosa. No entanto, milhares de crianças morrem todos os anos por sua culpa. Sim, culpa das salsichas!

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, identificou os alimentos que mais provocaram engasgos em crianças de até 14 anos. Especialistas analisaram os dados obtidos a partir de milhares de visitas ao pronto-socorro causadas por engasgos não-letais, entre 2001 e 2009, e listaram os alimentos mais propícios a causarem esse tipo de incidente. A salsicha está em décimo lugar, e levou nada mais nada menos que 6.771 crianças engasgadas ao pronto-atendimento.  Outro estudo, desta vez envolvendo crianças com idade de 0 a 9 anos, enfocando os casos de morte, mostraram que a asfixia por salsichas causou mortes de crianças, sendo que, sete de dez mortes foram registradas com crianças até 3 anos.


Segundo o estudo, quando o engasgo é provocado por uma rodela circular de uma salsicha, não há nada o que fazer. Mesmo no Brasil, estes acidentes acontecem. Recentemente (2017) uma criança de 7 anos de idade que vivia em Apucarana, Paraná, morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha e sofrer parada cardiorrespiratória durante a festa de comemoração de seu sétimo aniversário.

salsichas estão matando crianças de até 5 anos há décadas e ninguém divulga isso

O problema é a forma como cortamos uma salsicha.

O problema da salsicha

 O problema é a forma como cortamos uma salsicha: cortada em rodelas. Durante uma demonstração assistida pela redatora do GuiInfantil Estefanía Esteban, uma equipe de emergências explicou às crianças do perigo de comer uma salsicha cortada em rodelas. O diâmetro circular de uma salsicha tem o tamanho que se acopla perfeitamente à traqueia de uma criança menor de três anos (até 5 anos em algumas). Se o pequeno não mastiga e a rodela fica na horizontal tampando a traqueia, além de impedir a entrada de ar terá um efeito ‘ventosa’. Ou seja, é muito difícil tirar esse pedaço de salsicha circular.

Por isso, alguns pediatras já recomendam extremar a precaução na hora de cortar certos alimentos e postergar a introdução deste tipo de alimento até os quatro ou cinco anos.  De acordo com um estudo de 2008, as dez comidas que trazem mais riscos de asfixia para crianças pequenas incluem salsicha, uvas, cenoura, ossos de frango, doces, carne, pipoca e maçã.

salsichas estão matando crianças de até 5 anos há décadas e ninguém divulga isso

Este é o pior jeito de oferecer salsicha para seus filhos, o certo é cortar em cubinhos.

Fontes: veja / guiainfantil
Artigo: Carole Harris et. al / Meyer FS et. al /
Imagens: Reprodução/maternidadecolorida/ sabores-do-bebe


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo