Dentista especialista em saúde bucal da marca P&G faz revelação bizarra: “Não precisamos escovar os dentes!”

A recomendação da Colgate é a seguinte: “Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos! A maioria dos adultos não chegam nem próximo a este tempo. Para ter uma ideia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.”

Para falar a verdade, todos nós ouvimos isso a vida inteira. A higiene bucal só vem sendo fortalecida com o passar dos anos. Hoje, as escolas ensinam e pregam a escovação dos dentes e em casa, os pais ainda educam seus filhos para que este hábito se torne rotineiro pelo resto de suas vidas.

No entanto, Paul Warren, dentista e vice-presidente de assuntos sobre saúde bucal do P&G, grupo que controla a marca Oral-B, descobriu depois de 10 anos de estudo que é perfeitamente possível vivermos bem sem escovar os dentes. Ele dirigiu uma pesquisa em pacientes, que, durante dois anos, deixaram as escovas de dente de lado e utilizaram somente um enxaguante bucal chamado clorexidina. Segundo o especialista, durante esse tempo, o estudo mostrou resultados espetaculares com relação à saúde bucal, acabando com problemas e doenças associadas a bactérias, como placas, cáries e gengivites. E o melhor de tudo: esse controle foi diagnosticado em 100% das pessoas que participaram da pesquisa.

enxaguante-bucal1

Clorexidina

Segundo explicação do especialista, a clorexidina é um enxaguante bucal genérico, que pode ser obtido por meio de receita médica em qualquer parte do mundo. Ele envolve a superfície do dente com cargas negativas, então, quando uma bactéria se aproxima, ela é repelida por causa da carga do íon que está lá.

A clorexidina é muito útil para situações onde o paciente não pode escovar os dentes, por causa de uma cirurgia, por exemplo. Mas, para grandes períodos de tempo, os efeitos colaterais não são animadores. O problema com esse enxaguante é que ele ajuda na formação de manchas nos dentes. Então, se a pessoa consumir muito café, refrigerantes ou vinho tinto, é provável que ela desenvolva um certo nível de manchas nos dentes. Isso, claro, é inaceitável para muitas pessoas.

Mas, apesar dos pesares, o dentista acredita que não há melhor opção para deixar os dentes limpos. Enquanto algumas pessoas não têm paciência para fazer uma escovação de 2 minutos, com alguns bochechos de clorexidina, poderão fixar nos dentes uma camada protetora contra bactérias, capaz também de descolar os resíduos dos açúcares consumidos.

Portanto, joguem aposentem suas escovas agora mesmo. #sóquenão

Fonte: colgatefatosdesconhecidos/veja.abril  Imagens: vallado/supermulheres/ ortodontiaparatodos