Sua saúde

Que objeto é esse? Você ficará surpreso ao descobrir que essa peça foi implantada no corpo de um homem

Que objeto é esse? Você ficará surpreso ao descobrir que essa peça foi implantada no corpo de um homem
5 (100%) 1 vote

Você já pensou em alguém andando por aí com partes do corpo de  titânio impressa em 3D? Pode parecer algo de ficção científica, mas isso já é tão possível que, recentemente, essa peça de metal foi impressa e trata-se de uma costela de titânio. Nos últimos anos a impressão 3D tem se tornado bem comum para a confecção de vértebras sob medida, partes de joelhos e próteses em geral.

Na Espanha, um homem de 54 anos foi diagnosticado com um tipo de câncer que ataca ossos, cartilagens e tecidos moles, no osso esterno (um osso de formato achatado que nós temos no peito e que sustenta as costelas e clavícula) e para evitar que o tumor se espalhasse, os médicos resolveram retirar parte do osso esterno e parte das costelas do paciente. Se isso tivesse acontecido antes do tempo das incríveis impressões em 3D, o paciente possivelmente teria recebido somente uma placa para substituir os ossos perdidos, que com o tempo fica frouxa, causando o risco de complicações.




A impressão das novas costelas foi feita sob medida para o paciente usando imagens de ressonância magnética pela empresa australiana CSIRO. Como a prótese foi desenvolvida diretamente com base nos exames do homem de 54 anos, ela “coube como uma luva” e permitiu que o paciente fosse liberado 2 semanas após a cirurgia de sucesso, com suas costelas de titânio estilo Wolverine.

0a4d2f8a6e36e90bd1989d2913da0c4a52a07403ed5ff14bab3d0ff055cded85_large



Fonte: csironewsblog/vocativ/geek    Imagens: csironewsblog/lokerdome

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo