Curiosidades

Por que algumas pessoas tem “monocelhas” (sobrancelhas emendadas)?

Por que algumas pessoas tem “monocelhas” (sobrancelhas emendadas)?
Esse texto foi útil para você?

“Gostaria de saber por que tem pessoas que apresentam pelos nas orelhas e também tem pessoas que tem a sobrancelha emendada (meu caso). Já pesquisei em vários lugares e não acho explicação. Gostaria de saber se é genético ou algum problema.” (Rogério Jumpen)

Pode ficar tranquilo Rogério, esse crescimento excessivo de pelos tanto nas orelhas como nas sobrancelhas não acarretarão problemas de saúde para você e esse desenvolvimento é de origem genética mesmo, muito relacionada com sexo masculino.


O crescimento excessivo de pelos nas orelhas é a famosa Hipertricose auricular que é a presença de pelos longos nas orelhas, muitas vezes vindo da parte mais interna que se projeta para fora do pavilhão auricular. Essa característica genética é exclusiva do sexo masculino, pois está relacionada com a herança restrita ao sexo, ou seja, é uma característica relacionada somente com o cromossomo Y, restrita ao sexo masculino, já que as mulheres não apresentam esse tipo de cromossomo. E, portanto, esses pelos longos que chegam a incomodar bastante são de exclusividade masculina e sempre serão passadas de pais para filhos.

Já o crescimento excessivo de pelos na sobrancelha pode ser caracterizado tanto pela hipertricose, nos homens, mas pode está relacionado apenas com um crescimento exagerado de pelos e que por estarem tão próximas acabam interligando-se e caracterizando uma aparência de uma única linha apresentando uma expressão um tanto diferente no rosto. É fato que muitos homens e principalmente as mulheres odeiam esse tipo de sobrancelha, também chamado de monocelha, e como informado anteriormente, não chega ser um problema de saúde, todavia pode ser desagradável esse crescimento exagerado na testa de uma pessoa. Muitas pessoas sofrem com a discriminação e outras acreditam ser um charme a mais na expressão facial (cada um a seu gosto)!

HpzWG2l

A única solução para evitar ou tratar esse tipo de crescimento excessivo é a depilação, ou seja, a retirada dos pelos em excesso, já que se trata de um crescimento excessivo e que não vai parar, e para isso é sempre recomendado a fotodepilação ou depilação a laser para evitar que cresçam pelos grossos e para que diminua drasticamente o crescimento nestes locais. Mas nem sempre ter o excesso de pelos nestes locais significa algum incomodo, muitas pessoas se tornaram famosas com esse crescimento de pelos, como a pintora mexicana Frida Kahlo e o cosmonauta russo Salizhan Sharipov. Quem sabe Rogério, você não se torne mais um famoso internacional…

247071_188882904598669_1657472048_n

Fontes: bigfootencounters/infoescola/changingminds/mundoestranho  Imagens: uol/tabonito/noticiasbeminformadas

Comentários

Novidades

Topo