Você costumar palitar os dentes? Meu amigo, você está fazendo absolutamente tudo errado!! “Palito de Dente” não existe

Palitar os dentes é um hábito pré-histórico. É um hábito tão antigo quanto a própria humanidade. A Palentologista norte-americana Leslea Jane Hulsko, em uma de suas pesquisas, conseguiu provar analisando um dente com idade estimada em 1,8 milhões de anos, que naquela época já se usava pedaços de plantas curvas e talos de gramíneas para limpar os dentes ou aliviar algum incômodo na boca.

Além de ir contra as regras básicas de etiqueta, palitar os dentes pode ser muito prejudicial para a sua saúde oral. Ao mesmo tempo, o palitinho não é indicado pelos dentistas, por várias razões: ele dá a falsa sensação de limpeza e jamais substituirá o fio dental na limpeza dos dentes. Sabemos que ele remove sim, pedaços maiores de comida, mas ele não remove a placa bacteriana. Além disso, sua forma pontiaguda e grosseira machuca as gengivas, gerando inflamação constante.

Os dentistas dizem que o palito não é indicado para limpar as interproximais dos dentes porque a anatomia desta região do dente é triangular e não arredondada, o que faz com que ao longo dos anos ocorra um desgaste do dente por essa diferença de anatomia, levando à sensibilidade e mudança do formato da região. Se você tem restaurações, provisórias ou próteses, então esqueça, já que um palito na direção certa pode causar um estrago grande, deixando você e seu dente literalmente na mão.

fio-dental-flosser

Sem contar que usar palito de dente é cúmulo da deselegância! A melhor maneira para retirar os resíduos de alimentos após a alimentação é usando os flossers que são hastes de plástico onde se encaixa um fio dental e facilita muito a retirada rápida de alimentos entre os dentes e ainda faz uma limpeza prévia.

Aprenda uma lição de uma vez por todas: os paliteiros deixados sobre as mesas servem para espetar e levar os petiscos até a boca com ajuda dos palitos. Eles jamais devem ser usados para limpar os dentes. Durante ou após as refeições, se algo estiver preso nos dentes, vá ao banheiro para limpá-los.
Não Existe “Palito de Dente”.

Fonte: talitaodonto/dicasodonto  Imagens: professional/multioral/blogkamilagodoy