Curiosidades

Arqueólogos encontram dentes fósseis de espécie humana ainda desconhecida

Arqueólogos encontraram há algum tempo enquanto vasculhavam a China, dentes fossilizados que não pertencem a nenhuma espécie de seres humanos conhecida. Os resultados da pesquisa sugerem então que os dentes possam pertencer a uma população humana híbrida desconhecida ou até mesmo a uma nova espécie uma ancestral.

A história humana no leste asiático é bastante incompleta, devido à falta de fósseis na área. Se sabe que Homo neanderthalensis residiu na Europa e na Ásia ocidental, enquanto o Homo sapiens vivia na África e o Homo floresiensis vivia na região da Indonésia. Existiu ainda o chamado Denisovans, que viveu na região da Sibéria.


Os dentes fósseis foram encontrados em 1976, porém só foram estudados a fundo agora. Uma equipe internacional reanalisou todos os fósseis, medindo o tamanho e a forma de várias características dentárias, desde a raiz até a coroa, os sulcos e entre a cúspides. Os cientistas afirmam que cada um dos resultados, sendo um padrão ou uma combinação, pode servir para distinguir uma população.

Os resultados mostraram que as características dos dentes são diferentes das dos seres humanos modernos e arcaicos. Existem algumas características parecidas com o a linhagem Neandertal, mas não os caracteriza como iguais. Além disso, os fósseis mantiveram algumas características específicas de hominídeos encontrados na Ásia Oriental e possuem outras características que mostram que eles pertencem a uma linhagem mais jovem.

TOP-teeth

os fósseis mantiveram algumas características específicas de hominídeos encontrados na Ásia Oriental e possuem outras características que mostram que eles pertencem a uma linhagem mais jovem. Foto: IFLS

A conclusão é que existiu uma população na China, que viveu na mesma época que o a linhagem Sapiens e a linhagem Neandertal, mas que tem uma taxonomia exclusiva. Essa exclusividade pode ter surgida através do cruzamento de diferentes espécies de Homo ou de uma espécie que viveu até o Pleistoceno na China. A única certeza é de que os dentes pertenceram a algo desconhecido para nós.

MIDDLE-teeth

Os dentes fósseis foram encontrados em 1976, porém só foram estudados a fundo agora. Uma equipe internacional reanalisou todos os fósseis, medindo o tamanho e a forma de várias características dentárias, desde a raiz até a coroa, os sulcos e entre a cúspides. Foto: IFLS

Fonte: iflscience


Novidades

Topo