Animais

Dez raças incríveis de gatos que talvez você não conheça!

Dez raças incríveis de gatos que talvez você não conheça!
Esse texto foi útil para você?

Os gatos foram domesticados inicialmente no Oriente Médio, onde, o gato doméstico é uma adaptação dos gatos selvagens, em que, o endocruzamento de diferentes espécies os tornaram menores e menos agressivos aos seres humanos.

A característica comportamental dos gatos irá variar de acordo com a raça, idade ou sexo. De maneira geral, pode-se dizer que os gatos de pelagem mais curtas costumam ser mais magros e ativos fisicamente, diferentemente dos gatos com pelagem longa, que são mais pesados.


Os bichanos apresentam uma imensa variedade de pelagem, cores, porte e comportamento derivados do cruzamento entre diferentes raças ou ocasionado por problemas genéticos. Existem, atualmente, uma média de 200 raças de gatos distintas, variando quanto tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, dentre outras características.

Diante essa grande variedade serão apresentadas dez raças de gatos que são bastante peculiares por suas características:

1- Abissínio
 A raça Abissínio apresenta características semelhantes a felinos selvagens. Tem orelhas grandes e pontudas, com cauda bastante longa, grossa na base e afilada nas pontas. Foto: gatomania

A raça Abissínio apresenta características semelhantes a felinos selvagens. Tem orelhas grandes e pontudas, com cauda bastante longa, grossa na base e afilada nas pontas. Foto: gatomania

Tudo indica que a raça é originária da antiga Abissínia, hoje conhecida como Etiópia, tendo sido desenvolvida na Grã-Bretanha, sendo considerada uma das mais antigas raças de felinos. A raça Abissínio apresenta características semelhantes a felinos selvagens. Tem orelhas grandes e pontudas, com cauda bastante longa, grossa na base e afilada nas pontas. Seu tamanho é médio com corpo forte e ágil, e pernas longas. É um gato ágil, independente e explorador.

2- Sphynx
A raça Sphynx também conhecida como esfinge, diferencia-se de outras raças por não possuir pelos. Diferentemente do que muitos pensam, os felinos dessa ração possuem suas características devido a um problema natural e não por mudanças genéticas. Foto:

A raça Sphynx também conhecida como esfinge, diferencia-se de outras raças por não possuir pelos. Diferentemente do que muitos pensam, os felinos dessa ração possuem suas características devido a um problema natural e não por mudanças genéticas. Foto: vickless

A raça Sphynx também conhecida como esfinge, diferencia-se de outras raças por não possuir pelos. Diferentemente do que muitos pensam, os felinos dessa ração possuem suas características devido a um problema natural e não por mudanças genéticas. Acredita-se que é uma das espécies mais antiga, onde, teriam aparecido na época dos Astecas na América Central. Além da sua característica mais visível, esses animais apresentam outras bastante peculiares como: pele enrugada e oleosa, cauda bastante longa. É considerada uma das raças mais exóticas de gatos.

3- Munchkin
Essa raça é relativamente recente e sua principal característica está no fato das patas serem curtas em relação a sua altura.  Foto:

Essa raça é relativamente recente e sua principal característica está no fato das patas serem curtas em relação a sua altura. Foto: costaesmeraldaonline

Essa raça é relativamente recente e sua principal característica está no fato das patas serem curtas em relação a sua altura. São gatos de pequeno à médio porte, com pelagem felpuda, apresentando uma personalidade dócil e amável.

4- Maine Coon
Sua característica marcante é o tamanho. São gatos bem grandes, podendo pesar até 11 Kg.  Foto:

Sua característica marcante é o tamanho. São gatos bem grandes, podendo pesar até 11 Kg. Foto: gatosmainecoon

Assim como a origem de muitas outras raças de gatos, a origem da Maine Coon é incerta, no entanto, acredita-se que teria se originado do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo, que foram possivelmente levados da Europa por Vikings. Sua característica marcante é o tamanho. São gatos bem grandes, podendo pesar até 11 Kg. Apesar do seu tamanho, são animais com temperamento gentil e apresentam inteligência acima da média em relação a outras raças.

5- Exótico

Essa raça é bem semelhante aos gatos persas, entretanto, apresentam o pelo curto. Foto:

Essa raça é bem semelhante aos gatos persas, entretanto, apresentam o pelo curto. Foto: portalpets

Essa raça é bem semelhante aos gatos persas, entretanto, apresentam o pelo curto. Seus olhos são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São excelentes gatos de companhia, sendo muito amigáveis, brincalhões e carinhosos

6- Bengal
O Bengal ou Gato-de-Bengala é um raça ainda recente, sendo descendentes direto do leopardo asiático. É um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto,  apresentando formato de corpo alongado.  Foto:

O Bengal ou Gato-de-Bengala é um raça ainda recente, sendo descendentes direto do leopardo asiático. É um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. Foto: forwallpaper

O Bengal ou Gato-de-Bengala é um raça ainda recente, sendo descendentes direto do leopardo asiático. Este é encontrado é encontrado principalmente no Sudeste da Ásia. É um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. A cabeça da raça bengal é realtivamente grande. Sua cauda apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. A pelagem da raça bengal é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa. Todas as cores são aceitas, com exceção do azul e do azul-claro.  São gatos curiosos, ativos e brincalhões com temperamento dócil e de certo modo feroz, devido suas origens.

7- Chartreux
Chartreux é uma raça de origem francesa. Apresenta porte médio e pelagem curta com coloração azul acinzentada. Foto:

Chartreux é uma raça de origem francesa. Apresenta porte médio e pelagem curta com coloração azul acinzentada. Foto: vetstreet

Chartreux é uma raça de origem francesa. Apresenta porte médio e pelagem curta com coloração azul acinzentada. Possui corpo robusto. É um gato musculoso, o que em tempos antigos perimitia que cumprisse sua notória função de rateiro, conforme descrito na literartura francesa. Os exemplares da raça Chartreux apresentam pelagem curta, macia e brilhante. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar. Os olhos são uma das características mais cativantes. São arredondados, mas não tão redondos quanto os do gato Persa. A cor dos olhos é castanha, variando do ouro ao cobre. É um gato de temperamento calmo e pela típica docilidade da raça. É bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante e sociável.

8- Cornish Rex
download-(1)

Com sua sua aparência peculiar, frequetemente descrita como a de um alienígena, a descoberta ocorreu em uma fazenda na península da Cornualha, localizada na região sudoeste da Inglaterra. Foto: vetstreet

Um dos acontecimento mais empolgantes do mundo felino no século 20 possivelmente foi a descoberta do gene mutante Rex. Com sua sua aparência peculiar, frequetemente descrita como a de um alienígena, a descoberta ocorreu em uma fazenda na península da Cornualha, localizada na região sudoeste da Inglaterra. A característica mais marcante dessa raça é sua típica pelagem ondulada, de textura fina. O pelo é visivelmente ondulado, de textura muito fina, incrivelmente suave ao toque, sendo inevitáveis as comparações com o veludo, com a seda, ou com a pele de coelho. Também distingue-se pelo formato do seu corpo, com a cabeça ovalada, com as maçãs do rosto altas, bochechas ocas e as enormes orelhas portadas altas. É um gato extremamente ativo, afetuoso e apegado ao dono. Não é um gato tímido.

9- Azul Russo
gatos-azul-russo

A raça Azul Russo, como o próprio nome já indica, é originária da Rússia, desenvolvida principalmente na Rússia e Escandinávia. É uma raça natural, que pode ter sido criada no porto de Arkhangelsk, na Rússia. Foto: gatosmania

A raça Azul Russo, como o próprio nome já indica, é originária da Rússia, desenvolvida principalmente na Rússia e Escandinávia. É uma raça natural, que pode ter sido criada no porto de Arkhangelsk, na Rússia. O gato Azul Russo apresenta uma pelagem dupla, curta, macia e de cor azul-acinzentada, com subpelo macio e suave. Devido ao tipo de pelagem mais grossa, similar a do Chartreux, o Azul Russo é tido como um gato que pode ser melhor tolerado por pessoas portadoras de alergias leves ou moderadas. Possui um temperamento amigável, dócil e afetuoso com sua família. Por seu companheirismo é bastante indicado para idosos.

10- Scottish Fold
scottish_fold_16

Os gatos dessa raça possui uma peculiaridade bem perceptível, suas orelhas pequenas e dobradas para frente e são de porte médio. Foto: veterinaria

Os gatos dessa raça possui uma peculiaridade bem perceptível, suas orelhas pequenas e dobradas para frente e são de porte médio. Uma observação importante para criadores é que animais adultos que apresentam a dobra na orelha não podem acasalar entre sí. Assim, introduziu-se na criação do Scottish Fold as raças American Shorthair e Brittish Shorthair. São animais carinhosos, inteligentes, brincalhões e miam pouco, o que pode vir a ser uma qualidade para muitas pessoas. Agora que você já conheceu um pouco dessas dez raças apresentadas, pode escolher o seu próximo companheiro felino de acordo com sua personalidade! Há gatos para todos os gostos.

Referências: Guia de Raças; Cachorro-gato e Arca de Noé

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro


Novidades

Topo