Médicos encontram barata dentro do intestino de mulher

Quando uma mulher de 52 anos de idade, com histórico de depressão foi encaminhada por seu médico para fazer colonoscopia, ninguém imaginava qual o seria o problema. Felizmente, ela não tinha câncer, como o médico desconfiava, embora apresentasse um forte inchaço abdominal.

Os médicos seguiram a metodologia normal para a colonoscopia e o procedimento foi considerado simples e seria rotineiro se uma barata não tivesse sido encontrada dentro do intestino, mais exatamente no cólon transverso, da mulher. Os médicos ficaram bastante perturbados e a barata, que estava morta, óbvio, apresentava o corpo intacto com todas as pernas, cabeça, segmentos e tudo mais.

O inseto foi aspirado e enviado para laboratório para identificação. Tratava-se de uma ninfa de Blattella germanica (barata alemã) da família Blattellidae, uma praga comum em residências. A paciente conta que vivia uma infestação de baratas em casa e é possível que tenha ingerido a barata inteira com algum alimento.

intestino-grosso2_16542_35524
Os médicos ficaram bastante perturbados e a barata, que estava morta, óbvio, apresentava o corpo intacto com todas as pernas, cabeça, segmentos e tudo mais. Foto: minhavida

Os médicos ficaram intrigados em como o suco gástrico poderia ter permitido que a barata passasse pelo estômago e intestino delgado sem ser digerida. Bem, sabemos que os insetos, inclusive as baratas, possuem um exoesqueleto constituído principalmente por quitina, um carboidrato do grupo dos polissacarídeos. É uma estrutura bastante rígida que permite uma grande resistência de sua carapaça.

O acontecimento virou artigo científico e foi publicado na  US National Library of Medicine intitulado: “An unusual finding during screening colonoscopy: a cockroach!”

18mi7d81zrhcxjpg
Tratava-se de uma ninfa de Blattella germanica (barata alemã) da família Blattellidae, uma praga comum em residências. A paciente conta que vivia uma infestação de baratas em casa e é possível que tenha ingerido a barata inteira com algum alimento. Foto: discovermagazine

Fonte: discovermagazine