Por que saem lágrimas dos olhos quando choramos?

Eu gostaria de sabe porque quando ficamos tristes o liquido que lubrifica nossos olhos escorre em forma de lágrimas, isto é, há uma razão evolutiva (conhecida) para tal? (Thomas Lineker)

Olá Thomas. Na maioria das vezes nós choramos quando ficamos tristes. Mas ainda podemos chorar quando estamos muito alegres, quando sentimos saudades, quando cai um cisco no nosso olho ou mesmo quando estamos gripados. Mas então por que nós choramos?

O choro vem do fato de uma área do nosso cérebro, o sistema límbico, passa uma sensação de emoção extrema (como tristeza ou alegria) para à estrutura que fabrica as lágrimas, chamada glândula lacrimal. Essa glândula funciona como um saquinho que fica perto dos nossos olhos e ficam armazenando as lágrimas. Elas produzem lágrima o tempo todo, e nós só não choramos o tempo todo porque existe um canal que liga nossos olhos ao nariz, fazendo com que as lágrimas escorram por esse canal e vão direto para a garganta.

Assim, nós só choramos quando a quantidade de lágrimas produzidas é tão grande que acabamos derramando-as também pelo olho. O nome do líquido produzido é chamado de lágrima, e não o formato em que o líquido escorre. A lágrima geralmente escorre em formato de gotículas porque é liberada aos poucos, pelo fato de o canal lacrimal ligado ao olho ser bem pequeno, não tendo nenhuma razão evolutiva aparente. Existem ainda pessoas que choram de uma forma mais ampla, chegando a escorrer um filete de lágrimas pelo rosto.

Alguns outros aspectos nos fazem chorar. Quando um cisco cai em nosso olho, choramos para limpar o local. Quando estamos resfriados, a secreção algumas vezes fecha a passagem que leva a lágrima a garganta, nos fazendo chorar. Quando choramos de rir é por pressionar as glândulas lacrimais pelo movimento dos músculos faciais.

Dentre todos os animais, são pouquíssimos os que choram. Entre os humanos, existe uma teoria de que o choro teria evoluído como uma forma de comunicação e expressão de sentimentos, portanto sendo uma evolução social e cultural.

 

Fontes: universidadedascriancasg1