Aplicativo para smartphones promete substituir métodos contraceptivos tradicionais

Não precisar mais se preocupar com camisinha, pílula anticoncepcional, tabelinha, DIU é o sonho de toda mulher com vida sexual ativa. Principalmente para aquelas que sofrem com os efeitos colaterais do combinado de estrogênio e progesterona que compõe as pílulas anticoncepcionais. Mas ao que parece, a tecnologia finalmente traz uma alternativa que não mexerá com os hormônios de ninguém. A novidade é um aplicativo para celular e tablet projetado por um casal sueco!

O nome do aplicativo é Natural Cycles que usa a temperatura corporal da mulher para prever os dias do mês em que ela estará ou não fértil. Nos dias férteis o aplicativo mostra os dias em vermelho e já aconselha o uso de preservativo para evitar gravidez. O método faz sentido, pois, a temperatura basal do corpo (medida assim que você acorda, antes de qualquer esforço) costuma ser mais baixa nos primeiros dias do seu ciclo menstrual, entre 36° e 36,5°C. Após a ovulação essa temperatura tende a subir, ficando em torno dos 37°C, por conta da liberação da progesterona. Quando você está ovulando, ou seja, está no seu período fértil, a temperatura basal do seu corpo aumenta entre 0,25 e 0,5°C.

O que a mulher precisa fazer é medir a temperatura basal logo pela manhã, antes de levantar da cama, com um termômetro na boca, no reto ou na vagina.  O ideal é usar um termômetro preciso digital e que a temperatura seja inserida no aplicativo e este avisará se a mulher está ou não no período fértil. Dez mil mulheres fizeram parte de uma pesquisa substituindo a pílula pelo Natural Cycles: 75% delas se sentiram melhor usando o aplicativo como método contraceptivo e 70% disseram estarem satisfeita pela oportunidade de conhecer o corpo. Segundo os desenvolvedores, o aplicativo já foi baixado para  300 mil smartphones e até agora não se tem notícia de gravidez indesejada.

241214FE00000578-0-image-a-2_1418665128220
A tecnologia finalmente traz uma alternativa que não mexerá com os hormônios de ninguém. A novidade é um aplicativo para celular e tablet projetado por um casal sueco! Foto: dailymail

O Natural Cycles foi desenvolvido por físicos que usaram técnicas matemáticas para desenvolver o algoritmo de forma que pudesse ser o mais preciso possível e que se tornasse uma maneira moderna de prevenir e planejar gravidez.

O nome do aplicativo é Natural Cycles que usa a temperatura corporal da mulher para prever os dias do mês em que ela estará ou não fértil. Nos dias férteis o aplicativo mostra os dias em vermelho e já aconselha o uso de preservativo para evitar gravidez. Foto: dailymail

Fonte: dailymail