Curiosidades

Para onde vai a gordura quando emagrecemos?

“O que acontece quando alguém perde peso? Para onde vai a gordura?” Ana Portellada

Ana, a maioria das pessoas acha que quando emagrecemos a gordura sai pelas fezes ou pela urina, mas não é nada disso. A expressão “queimar gordura” vai muito além de um simples xixi e cocô e a maior parte da gordura sai do nosso corpo na forma de água e gás carbônico. Assim, ela também não some com massagens, não desaparece com o uso de cremes, nem tão pouco bebendo chás.


Nosso corpo é movido por glicose, um tipo de açúcar que funciona como combustível no organismo. Na falta de glicose a gordura acumulada é usada como fonte de energia. Sua utilização não é direta, a gordura é “quebrada” e se transforma em moléculas de oxigênio, carbono e hidrogênio. O oxigênio obtido é queimado (por isso dizemos que “queimou gordura”) e se transforma em energia liberando dois subprodutos: CO2, que sai pelos pulmões, e água, eliminada no suor e na urina. É por causa disso que as pessoas que estão emagrecendo fazem mais xixi e é por isso também que os exercícios aeróbicos, que nos fazem respirar mais rapidamente, são os que nos fazem perder mais peso.

O processo funciona assim: Quando a glicose está baixa, as células de gordura liberam os triglicerídeos, que contêm oxigênio, hidrogênio e carbono. Através de diversas reações bioquímicas em presença do oxigênio vindo da respiração, eles viram energia (ATP) e podem passar pela membrana das células. O ATP é queimado e se transforma na energia que o organismo estava pedindo. Essa queima tem dois subprodutos: água e gás carbônico. A água sai pela urina e pelo suor. O carbono que sobra se junta ao oxigênio e vira CO2, que retorna aos glóbulos vermelhos e vai parar nos pulmões, e dali é expelido pela respiração.

emagrecer

expressão “queimar gordura” vai muito além de um simples xixi e cocô e a maior parte da gordura sai do nosso corpo na forma de água e gás carbônico.

Fonte: How Stuff Works

Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo