É verdade que os canhotos vivem menos que os destros?

“Amo o Diário de Biologia e sou fã número 1. Eu ouvi dizer que os canhotos vivem menos que os destros, isso é verdade?” Jéssica Coelho

Pois é Jéssica, será que uma simples “preferência” do uso da mão esquerda diminuiria o tempo de vida de uma pessoa? Na verdade, de acordo estudos realizados, 13% das pessoas com até 20 anos de idade são canhotas, apenas 5% na casa dos 50 anos apresentam essa características e um número insignificante (quase ninguém) de 70-80 anos é canhoto. Isso não quer dizer muita coisa, mas pesquisadores garantem que esta é uma evidência de que os destros realmente vivem mais do que os canhotos.

Na verdade, os resultados obtidos na The New England Journal of Medicine, uma famosa revista científica, garantem que canhotos vivem em média nove anos a menos do que destros. O estudo não apresentou razões conclusivas para os canhotos viverem menos, mas os cientistas garantem que os canhotos possuem maior probabilidade de sofrerem acidentes. Dos casos estudados, 7,9% dos canhotos morreu em acidentes, o que aconteceu com apenas 1,2% dos destros.

Isso acontece, provavelmente, porque hoje tudo é adaptado para pessoas destras. O carro é um exemplo: o canhoto precisa aprender a trocar a marcha do carro com mão direita e ter o controle dos pedais com os pés trocados e aqueles que ainda se aventuram a atender o celular enquanto dirigem a situação é ainda pior. Existe uma natural desvantagem dos canhotos em relação aos destros quando operam um série de equipamentos e máquinas em que prioritariamente foram desenvolvidas para quem usa a mão direita. Para um canhoto, um simples abridor de latas, um saca-rolas ou uma maçaneta, já é mais difícil de manusear. Há muito tempo, as escolas eram orientadas para castigar crianças que eram canhotas para que essas aprendessem a usar sempre a mão direita. Tal absurdo chegou ao fim quando foi percebido que ao forçar uma criança com a mão esquerda para se tornar destro, esta desenvolvia uma gagueira e depressão.

Para saber “Por que existem pessoas canhotas” clique AQUI!

62_thumb

KERALITESNET-714585

Muitos destros não sabem disso, mas quando um canhoto faz um desenho, ou escreve de lápis, sua mão fica toda borrada de grafite. É como se ele escrevesse e a mão apagasse ao mesmo tempo!

Fonte: Hub Pages e Muito Interessante