Curiosidades

Como o cacto sobrevive em ambientes desérticos?

Como o cacto sobrevive em ambientes desérticos?
3 (60%) 3 votes

“… Ás vezes observando fotos de cactos, me pergunto como essa planta consegue viver sem água por tanto tempo e não morre?” Luis Eduardo Galvão

É realmente impressionante Luis Eduardo! Os cactos são vegetais que foram agraciados pela evolução com adaptações incríveis para sobreviver quase sem água. São adaptações que vão desde as folhas até o formato do caule.


Normalmente, as plantas perdem muita água pelas folhas, como os cactos precisam economizar água ao máximo, suas folhas evoluíram para estruturas modificadas, os espinhos que evitam desidratação. Além disso, ter espinhos ajuda na proteção. Afinal, os cactos acumulam água e podem matar a sede de animais que ingeri-los, os espinhos servem também para manter os animais bem longe.

Mas não é só isso. Os cactos possuem o caule revestido por de um tipo de cera que não permite que a água da transpiração da planta não se espalhe demais e evapore. Algumas espécies ainda contam com o formato de bola, que combinam a maior capacidade de armazenamento com a menor superfície exposta, podendo guardar muita água e sofrer a mínima transpiração possível.

Quando a chuva cai, o que é muito raro em ambientes desérticos, as células do córtex, no caule dilatam para armazenar bastante água; na seca, essas células murcham, cedendo água para que outras células importantes possam sobrevivência. E por falar em chuva, outra adaptação fantástica aparece nas raízes que ocupam um grande espaço e ainda são bem próximas a superfície, tudo para “sugar” o máximo possível da água da chuva.

 

FONTE: Mundo Estranho


Comentários

Novidades

Topo