Por que os peixes tem escamas?

 

“O novo Blog tá incrível. Minha pergunta é sobre peixes: Pra que serve as escamas? Por que os peixes precisam delas?” Fernanda

Fernanda, a maioria dos peixes que conhecemos possui escamas. As escamas são estruturas muito importantes para o peixe, pois, além de funcionar como camada protetora muito poderosa, elas também possuem outras funções.

A função mais importante, como já foi dito, é a proteção. Escamas protegem contra objetos que possam ferir o peixe, mas também agem contra a ação de fungos, bactérias e parasitas que por causa delas, não conseguem penetrar no corpo do peixe. As escamas são sobrepostas isso faz com que o corpo do peixe seja liso, mas ao mesmo tempo o torna resistente. Escamas também permitem que o peixe se movimente vertical e horizontalmente na água com muita facilidade. Todo esse “design” permite que a água deslize suavemente sem qualquer obstáculo pelo corpo do peixe durante a natação. Imaginem se esses animais tivessem algo parecido com pelos pelo corpo? Isso causaria uma enorme resistência na água. Essas estruturas estão ainda dispostas de uma forma que permite ao peixe muita flexibilidade para o movimento.

Além de todas essas funções as escamas ainda tem uma característica fantástica, se são perdidas elas crescem novamente, um peixe machucado que perdeu as escamas tornam-se vulneráveis ao ataque de microorganismos e isso pode lhes custar a vida, isso se não der tempo de local regenerar e outra escama novinha surgir no mesmo lugar. Essas estruturas também funcionam como uma “certidão de nascimento” para o peixe pois é possível descobrir a sua idade contando os anéis das escamas.

Diferentes peixes possuem escamas diferentes. Quanto mais forte e resistente, maior proteção e menor movimento. Quanto mais leves, menor proteção e maior movimento. É por essas diferenças que vemos que as enguias e outros peixes de água doce têm escamas muito pequenas, que só podem ser vistas através do microscópio, enquanto outros têm escamas de tamanho médio e alguns têm escamas grandes e duras. Isso depende mesmo do peixe e seus hábitos.

BXK3963_peixe-no-rio-da-prata-bonito-ms800

149vl

Escamas ciclóides são normalmente arredondadas e lisas.

paradise_big

Escamas ctenóides  são mais ou menos rugosas e com a margem denteada.

salmon-scales--salmo-salar--80200777-l

Escamas ganóides têm forma de placa rombóide e podem ser grandes. Podem ser vistas em peixes como o esturjão e o salmão.

81256978

Escamas placóides são típicas dos tubarões e raias, têm a base de dentina e uma cavidade interna, como os dentes dos mamíferos.

FONTE




Categorias Animais,Curiosidades,Visitante Curioso