Curiosidades

Saiba porque existem pessoas com mais de 5 dedos nas mãos e/ou nos pés!

“Vi um de seus textos “Por que temos 5 dedos nas mãos e nos pés?”, e quero saber por que meu primo possui 6 dedos nos pés, pois a mãe não teve coragem de tirar esses dedos, ele ainda é uma criança!” (Bárbara)




Bem Bárbara, o que seu primo tem parece ser uma alteração genética chamada de polidactilia, que significa a presença de dedos nas mãos e/ou nos pés de um número além do normal. Não é uma condição muito rara, sendo aproximadamente 10 vezes mais comuns em indivíduos negros do que em caucasoides. Quando uma pessoa possui mais dedos nas mãos do que o normal, chamamos de quirodáctilos e são nos dedos do pé, chamamos pododáctilos.

A polidactilia é uma anomalia resultante da manifestação de um alelo autossômico (que não está ligado ao sexo e, portanto pode acometer tanto o sexo feminino quanto o masculino) e dominante (que se manifesta mesmo que esteja presente somente uma vez no par de cromossomos, ao contrário do recessivo, que só se manifesta quando aparece em dose dupla). Nessa anomalia os genes possuem penetrância incompleta, isso significa que apenas uma parcela dos portadores apresenta as características da doença, mas a pessoa pode carregar o gene e transferi-lo para seus filhos, mesmo não manifestando a anomalia. Isso significa que se o filho manifestou a anomalia e a mão e e o pai não, certamente o casal carrega esse gene. Por se tratar de um gene dominante, a probabilidade de transmissão para os descendentes é de 50%, caso sejam genes heterozigotos (Aa), ou 100% nos casos de genes homozigotos (AA).

A expressão anomalia pode ser variável, apresentando desde a presença de um dedo extra completamente desenvolvido, até uma simples profusão carnosa. Apesar de ser uma anomalia, a polidactilia não carrega consigo nenhum problema neurológico  para seus portadores. A remoção cirúrgica é um processo considerado simples e é o único tratamento.

2f30d12b5ce71beaf0ae776fc8d70b95



1305568806225

SEIS-DEDOS-01

FONTE


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. BONE

    em

    tem um cara que se chama Afonso 3D. mas ele ja terminou a escola. hoje ele trabalha em um banco. e grava NerdCast no site do JovenNerd.

    e eu perdi um dedo em um acidente.

  2. Kelly

    em

    Tinha uma amiga que só tinha um dedo em cada mão, acidente quando ainda era bebê.

  3. isaac batalha da costa

    em

    eu gostei mt desse assunto pq falar de mtas coisas intressante,pq fala sobre como as doenças sao tratadas e mt mais que isso

  4. Wesley Bridi Rigo

    em

    Gostaria de saber, se alguém que tenha tal doença e o “dedo extra” seja completamente desenvolvido, ele pode utilizar normalmente no dia-a-dia ou isso acarretará problemas? Se não tiver problema algum, seria uma ótima doença… Principalmente para guitarristas hahaha.

  5. Danielle

    em

    quando acontece igual à segunda foto, até que dá pra passar desapercebido (menos na manicure), porém quando é como na primeira foto (8 dedos!!!) ou na terceira, que não tem o polegar, aí já complica…

  6. Fernando

    em

    Por que remover o(s) dedo(s) extra(s) ?

    • Muitas vezes os dedos extras não crescem completamente, aparentando as vezes até um caroço ou e alguns caso nasce um dedo totalmente sem função e que as vezes atrapalha. Não é muito o caso aqui no Brasil, mas se a pessoa tiver costume de usar luvas o dedo extra nos casos que eu citei seria muito incômodo.
      Fora que as pessoas retirar o dedo por estética tbm

  7. Joji

    em

    Acho que tenho esse gene, pois meus dedos do pé são mt estranhos: os 3 dedos do meio sao meio q “unidos” pela parte de baixo parecendo q sao mt projetados pra frente. é estranho mesmo, minha vontade é fazer uma cirurgia mais pra frente pra corrigir isso. Pode?

  8. DEIVIDE RAMON

    em

    PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO!!!!! É MUITO IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES!!!

  9. Marcos Sousa

    em

    Linda, fale um pouco sobre Lábio Leporino! Beijos!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo