Curiosidades

Se somos todos da mesma espécie, por que existem povos tão diferentes no planeta?

“Karlla, teu site tá demais, sou muito fã. Queria saber por que existem povos tão diferentes no mundo. Somos todos da mesma espécie, só que existem negros grandes com cabelos crespos, orientais pequenos com cabelos lisos, pessoas loiras de olhos claros. Por quê?” Daisy Vargas

Obrigada por gostar tanto do Diário de Biologia, Daisy. Bem, a variação na evolução é causada pela mutação genética. A mutação nada mais é do que os genes cometendo pequenos erros e fazendo surgir uma característica nova que é copiada para a geração seguinte. Essas mutações causam diferenças entre os indivíduos.


A seleção natural nos mostra que essas mutações são benéficas, ajudam a promover a sobrevivência e faz com que um indivíduo seja mais privilegiado que outro e então carregue essa tendência para seus descendentes. Pense bem: Em uma região onde ser fisicamente grande é um benefício, as mulheres vão escolher ter filhos com homens que são grandes e assim continuar a esses genes para seus filhos e garantir seu sucesso. Claro que hoje em dia escolhemos para acasalar com base em outras razões, mas quando a seleção natural significava sobrevivência, era assim.

Uma grande adaptação biológica nos seres humanos é aquela que se refere a radiação solar, que é visível claramente pela cor da pele. As populações humanas variam muito neste aspecto, algumas peles são tão escuras que têm um tom azulado e outros são tão claras que os vasos sanguíneos dão um tom rosado a pele. A distribuição geográfica da cor da pele é totalmente relacionada à intensidade da radiação solar.

Na região africana, por exemplo, onde a radiação solar é muito alta, aqueles indivíduos na qual seus genes sofreram mutações que os permitiram produzir mais melanina na pele, sobreviviam melhor naquela região e por causa disso acasalavam mais e produziam mais descendentes. Assim, como o passar do tempo, aquela mutação deu certo e se tornou homogênea na população! Temos que pensar que a centenas de anos, o homem não podia atravessar o oceano. Aqui no Brasil hoje é uma mistura de raças, mas não foi sempre assim!

E assim, cada característica fenotípica (caracteres morfológicos, de desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e de comportamento) existe porque ela foi selecionada de acordo com o ambiente em que as populações se desenvolveram. Por isso temos orientais com olhos puxados, pele branca e corpo pequeno, ao mesmo tempo em que temos africanos altos, negros com narinas mais abertas e olhos grandes e escuros. O porquê de cada raça vai ficar para uma série de posts que vou produzir em breve sobre o assunto!

intercultural-friends


Comentários

Novidades

Topo