Curiosidades

Sabia que existe uma razão que faz com que todos os bebês tenha um cheirinho bom?

Sabia que existe uma razão que faz com que todos os bebês tenha um cheirinho bom?
Esse texto foi útil para você?

“Por que os bebês têm um cheiro tão bom?” Sidney Jr.

É verdade Sidney, os bebês têm um cheiro gostoso, diferente de qualquer outro cheirinho do mundo. Não existem ainda cosméticos para bebês que conseguiram imitar realmente o seu cheirinho natural. Como em muitos mistérios do mundo, o cheiro dos bebês pode acontecer por diversas razões. Aliás, ouve-se dizer por aí, que os bebês são cheirosos porque não podem suar. Isso não faz sentido, pois o suor é um mecanismo que ajuda a regular a temperatura corporal e o bebê também precisa dessa função!


Temos pelo corpo pelo menos 2,6 milhões de glândulas chamadas sudoríparas que são responsáveis pelo nosso suor. Essas glândulas são de dois tipos: as glândulas écrinas que são encontradas em todo o corpo, particularmente nas palmas das mãos, solas dos pés e testa. O produto da secreção destas glândulas é um líquido aquoso transparente, de gosto salgado e sem odor. Já as glândulas apócrinas localizadas principalmente nas axilas e na área anal-genital. A secreção produzida por estas glândulas é muito diferente do suor elaborado pelas glândulas écrinas, já que é menos abundante, leitoso ou opalescente e tem um odor mais intenso.

O que parece acontecer com os bebês é que quando nascem apesar de terem as glândulas écrinas, ainda não desenvolveram as glândulas apócrinas, aquelas que secretam um suor diferenciado, com cor e cheiro. As apócrinas começam a se desenvolver devagar e atingem seu ponto máximo na puberdade, quando os cheiros afloram. As secreções dessas glândulas ainda facilitam a ploriferação de bactérias que resultam em um odor fétido. Assim, você pode cheirar a axila de bebê sem medo, pois ela é tão cheirosa quanto o resto do corpo.

Outra razão para o cheirinho bom foi adquirida durante a evolução, como uma espécie de feromônio. Como os seres humanos têm cuidados parentais, ou seja, os pais cuidam dos filhos como acontece com vários mamíferos, o cheiro bom dos bebês pode funcionar como um estímulo para aproximar a mãe do filho. E quem nunca pegou um bebê no colo só pra ficar sentindo aquele cheirinho delicioso?

458709-Produtos-para-cuidar-da-higiene-do-bebê.1

Os bebês não têm mau cheiro, porque eles não têm glândulas sudoríparas apócrinas.

—————————————————–

 


Comentários

Novidades

Topo