Curiosidades

Sabia que existe uma razão que faz com que todos os bebês tenha um cheirinho bom?

“Por que os bebês têm um cheiro tão bom?” Sidney Jr.




É verdade Sidney, os bebês têm um cheiro gostoso, diferente de qualquer outro cheirinho do mundo. Não existem ainda cosméticos para bebês que conseguiram imitar realmente o seu cheirinho natural. Como em muitos mistérios do mundo, o cheiro dos bebês pode acontecer por diversas razões. Aliás, ouve-se dizer por aí, que os bebês são cheirosos porque não podem suar. Isso não faz sentido, pois o suor é um mecanismo que ajuda a regular a temperatura corporal e o bebê também precisa dessa função!

Temos pelo corpo pelo menos 2,6 milhões de glândulas chamadas sudoríparas que são responsáveis pelo nosso suor. Essas glândulas são de dois tipos: as glândulas écrinas que são encontradas em todo o corpo, particularmente nas palmas das mãos, solas dos pés e testa. O produto da secreção destas glândulas é um líquido aquoso transparente, de gosto salgado e sem odor. Já as glândulas apócrinas localizadas principalmente nas axilas e na área anal-genital. A secreção produzida por estas glândulas é muito diferente do suor elaborado pelas glândulas écrinas, já que é menos abundante, leitoso ou opalescente e tem um odor mais intenso.

O que parece acontecer com os bebês é que quando nascem apesar de terem as glândulas écrinas, ainda não desenvolveram as glândulas apócrinas, aquelas que secretam um suor diferenciado, com cor e cheiro. As apócrinas começam a se desenvolver devagar e atingem seu ponto máximo na puberdade, quando os cheiros afloram. As secreções dessas glândulas ainda facilitam a ploriferação de bactérias que resultam em um odor fétido. Assim, você pode cheirar a axila de bebê sem medo, pois ela é tão cheirosa quanto o resto do corpo.

Outra razão para o cheirinho bom foi adquirida durante a evolução, como uma espécie de feromônio. Como os seres humanos têm cuidados parentais, ou seja, os pais cuidam dos filhos como acontece com vários mamíferos, o cheiro bom dos bebês pode funcionar como um estímulo para aproximar a mãe do filho. E quem nunca pegou um bebê no colo só pra ficar sentindo aquele cheirinho delicioso?



458709-Produtos-para-cuidar-da-higiene-do-bebê.1

Os bebês não têm mau cheiro, porque eles não têm glândulas sudoríparas apócrinas.

—————————————————–



 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. Nada resume melhor os bebês do que: nhomnhomnhom :3

  2. Fernando

    em

    O cheiro de bebê é bom até ele regurgitar a mamadeira….. ECA!

  3. Amanda

    em

    Karlla, então me explica uma coisa; Tenho 22 anos, e até hoje parentes e amigos dizem que eu tenho cheiro de bebê (principalmente na região da nuca/orelhas). Comofaz?!

  4. Delícia pura!!!!

  5. Ah meu bebê tem o melhor cheiro do mundo! *_*

  6. leticia

    em

    o cheirinho da minha priminha é espetacular

  7. Fernando

    em

    sinceramente não sinto cheiro bom nenhum…

  8. joao lima ribeiro

    em

    é uma delicia o cheiro das crianças recem-nascidas,adoro !!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo