Sua saúde

Descubra porque você está ficando viciado em descongestionantes nasais

Descubra porque você está ficando viciado em descongestionantes nasais
Esse texto foi útil para você?

“Como age um descongestionante nasal e por que algumas pessoas não conseguem parar de usar-los?” Alberto




Alberto,vamos por parte. Para explicar a ação do descongestionante, precisamos saber porque o nariz entope. Ao contrário do que as pessoas pensam, não é o catarro acumulado que entope o nariz. Não adianta assoar que o entupimento continuará. Estar resfriado, gripado ou em crise alérgica causa dilatação dos vasos sanguíneos, ou seja, aumenta a quantidade do sangue que irriga o nariz. Aí, os cornetos, que são projeções de osso e mucosa (órgãos esponjosos) que ficam dentro das narinas, incham causando uma obstrução da passagem de ar. O inchamento é uma forma de defesa para tentar matar os germes que estão causando a doença. Na rinite alérgica, há esse mesmo processo, só que, nesse caso, o organismo reage a coisas como o pólen e a poeira.

Os descongestionantes nasais possuem em sua fórmula, componentes capazes de contrair os vasos sanguíneos e isso diminui o inchaço. O descongestionante tópico tem ação simula o efeito da adrenalina no corpo, desobstruindo as vias orais e dando uma sensação de bem-estar instantânea. A adrenalina é aquele hormônio que quando derramado na corrente sanguínea aumenta a frequência e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue e diminui o fluxo sanguíneo nos vasos direcionando-os para a musculatura voluntária.

Em condições normais, o nariz é irrigado por uma secreção que segura a sujeira do ar que entra. Depois, pêlos minúsculos os cílios empurram o muco garganta abaixo, rumo ao estômago, no qual é absorvido. Ele faz a secreção ficar dura, o lixo aéreo não é tragado, podendo ir parar no aparelho respiratório, onde causa doenças.

Segundo os especialistas, os descongestionantes não devem ser usados por mais de três dias seguidos. Com o passar do tempo, a mucosa nasal passa a absorver pequenas quantidades da substância vasoconstritora e isso vai parar na corrente sanguínea, causando complicações cardíacas. Outra razão para evitar o uso indevido é que ao repetir esse mecanismo diversas vezes, a musculatura começa a não funcionar mais como deveria e o usuário precisa usar cada vez mais gotinhas para manter o conforto nasal.



FONTE

17 comentários

17 Comments

  1. Muito legal esta explicação sobre os descongestionantes. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

    Convido você a conhecer também o novo agregador Super Links: http://www.superlinks.blog.br

    Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links sem a necessidade de cadastro e aumente exponencialmente as visitas de seu site.

  2. Cyro Brayner

    em

    Muito interessante seu blog.
    Tenho certeza de que esse tipo de informação será muito importante para outras pessoas como foi pra mim… Uso esses danadinhos (descongestionantes) a mil anos e seis que prejudica muito a saúde, mas sem ele não durmo por conta da alérgia.

    Att.
    ——–

    Visite
    http://www.gavetadasimaginacoes.blogspot.com

  3. Bem interessante esse post!

  4. Paty

    em

    Bom saber.. meu otorrino me receitou um para usar 15 dias.. já faz vinte e eu continuaria usando até acabar de tão bem que estou me sentindo.. =P

  5. sidney

    em

    Ok, interessante, mas no meu caso por exemplo, não existe uma noite sequer que eu não tenho as duas narinas entopidas. Sem exceção, todas as noites. As vezes de dia também, uma ou outra entope. IMagine o desconforto. Nâo consigo respirar direito e consequentemente não durmo direito. Uso naridrin e pingo somente uma gota e estou nessa há mais de um Mês. Pq sem ele não dá. O que fazer então?

  6. cristiana

    em

    bom dia,eu uso neosoro há segulos muito tempo mesmo,a anos.
    e gostaria de saber qual os danos que pode casar diretamente a minha saúde.
    pois eu ñ consigo ficar sem.(obs) sem contar que são as duas narina que entope
    ai ñ consico respirar,fico respirando pela boca e fico muito cansada.
    e ñ consico dormi se vc tiver uma resposta p mim me ajuda obrigada.

  7. erikacristina.ferreira

    em

    acho fácil os médicos dizem você não pode usar descongestionante nasal por mais que uma semana… mas os tratamentos não funcionam tenho rinite alergica desde que me conheco por gente e nunca dormia bem sofria com nariz tampado não é entupido é tampado porque se tivesse entupido desentupia certo é tampado lacrado ou quaquer coisa parecida… fui ano passado ao otorrino no verão tentando pela milhonésima vez sair desse vício e quem sabe um milagre aconteceria, mas que nada a primeira coisa que ele disse foi você tem que ficar trinta dias sem o descongestionante pra daí colhermos sangue, fazermos uma tomografia do nariz etc e tal… mas indaguei-o mas eu não consigo nem dormir daí pq respirando pela boca irrita minha garganta…eu bem que tentei mas só tres dias insuportáveis quase morri se sabem que já estamos viciados então será que não seria possível algum remédio para tirar o vício e descongestionar o nariz ou então uma cirurgia eu juro que enfrentaria até a faca pra que isso melhorasse ~mas até hoje não tenho nada nada que melhore….infelizmente continuarei usando o descongetionante nazal ainda mais agora gestante entope tudo…eu misturo com mais soro pra não fazer mal ao bebe minha obstétra deu esta solucção….bom hoje não dormi mesmo com ele talvez esteja neste momento com sindrome da abstinencia do NEOSORO…. se alguem tem uma solução por favor me respondam… grata!!

    • wando

      em

      ola, usei sorine, neosoro por mais de 6 anos, pingava o dia inteiro cheguei a usar 4 frasquinho em um mes. em maio de 2011 fui fazer um processo seletivo para um concurso publico onde teve exame de otorrino. resumindo fui reprovado devido o uso desses descongestionante terem perfurado o meu septo nasal, e fui reprovado por PERFURAÇAÕ SEPTAL. no mesmo dia joguei o frasco no lixo e hj faz um ano e sete meses q n utilizo esses medicamentos.
      nos primeiros dias pensei q ia enlouquecer, pois nao conseguia dormir, comer direito só respirava pela boca, mas isso durou só uma semana e com o tempo fui acostumando e hj nao quero nem passar perto desses medicamentos. o nosso organismo com 1 mes acustuma sem esse vicio. basta querer parar de usar.

      wando

    • Laura

      em

      Quando eu estava grávida tb passei por isso, mas o otorrino me disse que esse entupimento nasal é devido tb a grande quantidade de hormônios que nosso organismo produz durante a gestação. Na época ele me receitou um spray que não fazia mal para o bebe. Depois, recomendo vc procurar um alergologista.

  8. claudionor pimentel da silva

    em

    eu uso esse danados tambem tenho renite ,eu uso o afrin em 12 em 12 hs , não sei o que fazer mais , até cirurgia eu ja fiz.

    at

    claudionor

  9. vitor luis klein machado

    em

    muito bom esse site
    parabéns mesmo excelente para achar respostas pra trabalhos
    melhor não precisa.

  10. Salin

    em

    Bom, Com o aumento de adrenalina na corrente sanguínea eu posso afirmar que os “órgãos esponjosos” desincham …. assim descongestionando o nariz.

    Porisso que nos treinos ele sempre desentope 😀

    Good!

  11. Ana Paula

    em

    Tb sou viciada há séculos, mas a cada dia estou “enfraquecendo” meu remédio. A cada novo vidrinho, eu jogava fora, 10, 20, 40, 80, 160 gotas e substituía por soro fisiológico. No momento, estou usando meio a meio; e pretendo aumentar gradativamente a quantidade de soro. Assim, bem aos pouquinhos, nosso organismo vai sendo enganado. É só ter paciência.

  12. Alexandre Gentil

    em

    Usei por muito tempo o sorine. E quem usa esse tipo de medicação sabe que o alívio é imediato, mas também quanto mais você usa, mais seu organismo vai ficando dependente, chegando um momento que o remédio não funciona mais. Felizmente, na primeira vez que procurei um otorrino para tentar me livrar do sorine, consegui resolver o problema. Ele me passou aqueles sprays nasais a base de corticóide, inicialmente por 3 meses (diminuindo a dose progressivamente), juntamente com um comprimido diário de antialérgico (tem vários como loratadina, alegra, etc.) por 10 dias. De fato, resolveu. Ainda mantenho um frasco de sorine comigo para situações emergenciais. Hoje em dia tenho menos crises de rinite e quando ela vem, volto com o corticóide nasal por 15 dias e antialérgico por uma semana. O tratamento com sprays de corticóide e antialérgico é de médio-longo prazo e os resultados só aparecem alguns dias depois, sendo que os pacientes acabam abandonando o tratamento ao invés de continuarem.

  13. Robson colzani

    em

    Gente eu usava esses descongestionantes frequentementes,daí meu médico indicou misturar no produto um remedio chamado diprobeta,ele vem em uma ampola vc quebra a ampola e mistura no vidrinho,no primeiro dia de uso vc vai notar a diferença e com algumas dias vc ja estará desviciado.
    nossa foi uma salvação pra mim.

  14. Laís

    em

    Eu uso esses descongestionantes a mais de 2 anos, antes eu ja tinha ficado viciada no adnax so que tinha conseguido me livrar e passei um tempo sem usar so usava soro, Agora uso o sorine generico, NEOSORO so que não consigo me livrar, não tem como eu dormir sem pingar ele. Ainda mais que tenho uma bebe de 9 meses que ésuper eletrica e me esgota mt durante o dia, entao se eu nao durmo direito não dou conta dela, se alguem souber de algo que desentupa o nariz sem viciar ou prejudicar a saude me falem, pq ficar sem dormir por enquanto ta dificil

    • Andre

      em

      Pessoal, funcionou mesmo! Estava com o nariz super congestionado aqui no trabalho. Fiz uma série de 15 marinheiros e o nariz desobstruiu em menos de 1min… Que tiver condições, faça exercício físico! Acreditem, o nariz desentope!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo